O Guia Definitivo para Visitar Paris pela Primeira Vez
Paris pela Primeira Vez: Sejamos completamente honestos: você pode amar ou odiar Paris. Não há meio-termo. Já ouvi muitas críticas confusas antes de visitar Paris pela primeira vez e a maioria delas foram realmente negativas. As pessoas me disseram que Paris é suja e insegura e que os franceses são muito rudes.
Mas deixe-me dizer uma coisa: depois de visitar Paris, eu realmente não tenho ideia de onde vem toda essa negatividade! Paris é sem dúvida uma das cidades mais bonitas da Europa por isso não deixe que outros o desencorajem a visitá-la!
Ainda não está convencido? Basta ler este post e tenho certeza que quando terminar você já estará procurando passagens aéreas para Paris!
Informações úteis para visitar Paris pela primeira vez 🗼🥐🇫🇷🥖
🕹 Localização
Paris é a capital da França, localizada na parte centro-norte do país. A cidade é dividida pelo rio Sena e também inclui duas ilhas. Île Saint-Louis e Île de la Cité, que é a parte mais antiga de Paris e também abriga um dos marcos mais famosos da França, a Catedral de Notre-Dame.
👫 População
Paris é o lar de mais de 2,161 milhões de pessoas. Se você está visitando Paris pela primeira vez, isso pode surpreendê-lo, mas Paris é uma cidade muito diversificada no que diz respeito à demografia.
Cerca de 80% da população nasceu na França, o restante são imigrantes principalmente da Ásia e da África. A primeira onda de migração internacional começou no século XIX e Paris sempre foi uma escolha popular entre os imigrantes desde então.
🚌 Turismo
Paris é um dos principais destinos de sonho do mundo por isso não é de admirar que o turismo seja uma das principais fontes de renda da cidade. Paris não é apenas popular entre os turistas, mas também é um importante centro para viagens de negócios.
De acordo com uma pesquisa do Statista, Paris recebeu 19,1 milhões de visitantes internacionais durante a noite em 2018, o que a torna a segunda cidade mais visitada da Europa, depois de Londres.
A catedral de Notre Dame costumava ser a atração turística mais visitada de Paris, mas infelizmente como o incêndio de 2019 causou graves danos ao edifício, não é possível visitá-la no momento.
As outras atrações mais visitadas são a Basílica de Sacre-Coeur localizada no topo da colina de Montmartre, a mundialmente famosa Torre Eiffel e o Arco do Triunfo, localizado no final da Champs-Élysées.
🗣️ Linguagem
A língua oficial de Paris é o francês. Aposto que você já ouviu histórias de que os franceses não gostam muito de falar inglês e, embora isso seja verdade principalmente para o resto da França, o inglês é, na verdade, amplamente falado em Paris.
Então você não precisa se estressar se não fala francês, o inglês servirá perfeitamente. No entanto, a maioria dos restaurantes só oferece menus em francês e todos preferem conversar em francês, por isso saber algumas palavras ou frases em francês sempre é útil.
Aqui estão as frases em francês mais úteis para viajantes:
- Bonjour – Olá (usado de manhã até o anoitecer)
- Bonsoir – Boa noite
- Oui – Sim
- Non – Não
- S’il vous plait – Por favor
- Merci (beaucoup) – Muito obrigado (muito)
- Excusez-moi – Com licença
- Au revoir – Adeus
💶 Moeda e Caixas eletrônicos
Tal como em muitos outros países europeus, o Euro (€) é a moeda oficial em França. Você pode encontrar facilmente caixas eletrônicos em qualquer lugar da cidade e os cartões de crédito são amplamente aceitos. No entanto, normalmente existe um limite mínimo para pagamentos com cartão de crédito, como 10-15 euros, por isso é aconselhável ter sempre algum dinheiro no bolso.
🛂 Visto
A França faz parte da União Europeia e do Espaço Schengen. Isso significa que se o seu país de origem também for membro do Espaço Schengen, você poderá entrar na França sem visto. Existem muitos outros países que podem entrar sem visto para estadias de curta duração, como os EUA, o Reino Unido e nós do Brasil.
🌤️ Melhor época para visitar Paris
Paris é definitivamente uma das cidades mais bonitas da França e é um verdadeiro destino para todo o ano. Sério, há algo mágico em cada estação, como as flores de cerejeira na primavera ou as folhas coloridas no outono.
Embora muitas pessoas escolham os meses de verão para sua primeira viagem a Paris, as outras estações podem ser uma ótima ou ainda melhor escolha, dependendo dos seus interesses. Nas seções abaixo você pode aprender mais sobre cada temporada com seus prós e contras para que possa decidir facilmente qual é a escolha perfeita para você.
Primavera
Durante a primavera (de março a maio), a temperatura máxima aumenta constantemente de 12°C em março até 20°C em maio. O clima ainda é imprevisível no início da primavera e chuvas leves podem ocorrer em quase qualquer época da temporada. Esteja preparado com guarda-chuva ou capa de chuva!
O final da primavera é uma das melhores épocas para visitar Paris, especialmente por causa da época das flores. Toda a cidade ficará coberta de flores coloridas e plantas verdes, garantindo um lindo cenário!
Verão
O período de verão (de junho a agosto) normalmente não é tão quente em Paris, a temperatura média varia em torno de 25-30°C. Geralmente, este é o período mais seco do ano, então com um pouco de sorte você não verá nuvens de chuva acima de sua cabeça.
Os dias são muito longos, o sol nasce por volta das 6h e se põe por volta das 22h. Embora o clima seja perfeito para passear pela cidade, esteja preparado para grandes multidões. Paris está sempre lotada de viajantes, mas o verão é a alta temporada para o turismo. Se você não tolera muito bem a multidão, é melhor evitar os meses de verão.
Outono
Os meses de outono (de setembro a novembro) tendem a ser ventosos e úmidos em geral. Durante este período, a temperatura máxima diminui gradualmente de 21°C em setembro para 11°C em novembro. Certifique-se de levar algumas roupas quentes e impermeáveis!
Apesar dos desafios climáticos, o outono – especialmente o início do outono – é uma ótima escolha, especialmente se você estiver visitando Paris pela primeira vez.
No início do outono, os habitantes locais começam a regressar das férias de verão e as multidões de turistas estão cada vez mais escassas. Mas a melhor coisa do outono é definitivamente a colorida folhagem de outono, que torna Paris ainda mais mágica do que já é.
Inverno
Paris é frequentemente chamada de Cidade da Luz e não há melhor estação para experimentar as luzes cintilantes da cidade do que o inverno! Os dias vão ficando cada vez mais curtos, no período mais escuro o sol só nasce por volta das 8h30 e já se põe às 17h o que significa que terá muito tempo para adorar as luzes e a decoração festiva.
Se você adora decorações de Natal, vai adorar Paris durante as férias, pois ela está sempre lindamente decorada. Você também pode encontrar alguns mercados de Natal na cidade – não se esqueça de visitar o Jardim das Tulherias durante as férias, onde você pode encontrar um dos melhores mercados de Natal da Europa.
A temperatura média varia em torno de 5-8°C durante o dia, o que torna Paris muito mais quente do que outras cidades europeias.
Embora Paris seja realmente linda quando toda a cidade está coberta de neve branca, infelizmente a neve não é tão comum no inverno, mas você pode esperar algumas chuvas em troca.
Quanto tempo você precisa passar em Paris
Passar um dia em Paris definitivamente não é suficiente, no entanto, se você planejar bem seu itinerário, ainda poderá ver uma grande parte da cidade. E para ser sincera, ver apenas alguns dos locais mais famosos e sentir um pouco da vibração parisiense é muito melhor do que não ter nada. Então, se você tiver apenas um dia para passar em Paris, eu diria: vá em frente!
Se você estiver visitando Paris pela primeira vez, é melhor reservar pelo menos 4 dias em Paris para poder aproveitar adequadamente explore os principais pontos turísticos. Em 4 dias você pode percorrer a maioria dos pontos imperdíveis, visitar alguns museus e provar muitos doces franceses.
Paris está repleta de museus incríveis, como o Musée du Louvre ou o Musée d’Orsay, então se você é um verdadeiro amante de museus, 4 dias em Paris definitivamente não seriam suficientes para você. Nesse caso, é melhor ficar em Paris de cinco a sete dias, dependendo de quantos museus você planeja visitar.
Se você tiver alguns dias extras em Paris, certifique-se de fazer alguns passeios de um dia. A Disneylândia é um dos melhores passeios de um dia saindo de Paris, mesmo se você for adulto, vai adorar!
Na verdade, existem dois parques diferentes um ao lado do outro: Disneyland Park e Walt Disney Studios Park. Você pode facilmente passar lá de 2 a 3 dias inteiros se planeja experimentar todos os passeios, mas ambos os parques também podem ser visitados em um dia.
Versalhes é conhecido como um dos mais belos castelos da Europa e é outra famosa oportunidade de passeio de um dia saindo de Paris. É muito fácil de chegar, demora cerca de 30 minutos de RER. Meio dia é suficiente para visitar o Palácio de Versalhes, mas você pode facilmente passar um dia inteiro lá, especialmente se quiser visitar também a cidade de Versalhes.
Como se locomover em Paris
Minha maneira favorita de se locomover em uma cidade nova é a pé. Adoro passear e me perder pelas ruas! Eu realmente acredito que esta é a melhor maneira de conhecer a cidade. Paris é uma cidade totalmente caminhável, a maioria dos pontos imperdíveis são próximos uns dos outros e de fácil acesso.
Dito isto, Paris é uma cidade grande, por isso se quiser aproveitar ao máximo o seu tempo é inevitável utilizar outros meios de transporte. É aí que o transporte público se torna útil e felizmente Paris tem um sistema de transporte público fantástico!
Paris tem 16 linhas de metrô diferentes com mais de 300 estações de metrô. Isso significa que você pode chegar a praticamente tudo com o metrô! Se isso não bastasse, existem 4 linhas de bonde e inúmeras linhas de ônibus também.
Claro, você pode encontrar muitos táxis e empresas como o Uber, pela cidade, mas com um sistema de transporte público como esse, você realmente não precisará deles.
Se precisar se aventurar mais longe da cidade você pode usar o RER, que é uma rede ferroviária com 5 linhas diferentes. Você pode chegar facilmente, por exemplo, ao Aeroporto Charles de Gaulle, Versalhes e Disneylândia com RER.
Onde Ficar em Paris
Paris não é apenas uma das cidades mais bonitas da França, mas também uma das mais visitadas de toda a Europa. Portanto, você encontrará uma grande variedade de acomodações na cidade, desde albergues e pensões mais baratos até hotéis 5 estrelas e apartamentos luxuosos.
Paris está dividida em 20 bairros diferentes, também conhecidos como arrondissements. O melhor bairro para ficar em Paris depende completamente do que você deseja fazer como turista e de quanto tempo você tem disponível.
Se você está visitando Paris pela primeira vez, provavelmente vai gostar de ficar perto do rio Sena (1º ao 7º arrondissement), onde estão localizadas as principais atrações turísticas.
Cada bairro possui características diferentes, abaixo você poderá ler sobre eles com mais detalhes.
Louvre (1º arrondissement)
O 1º distrito de Paris é um verdadeiro paraíso turístico. Você pode encontrar muitos dos marcos mais famosos aqui, como o Museu do Louvre, o Palais Royal ou a Sainte Chapelle.
Se você deseja ficar a uma curta distância a pé deles, este é totalmente o seu lugar! Por outro lado, este é um dos bairros mais caros de Paris, por isso, se você é um viajante com orçamento limitado, é melhor encontrar outra área para ficar.
MELHORES HOTÉIS NO ARRONDISSEMENT DO LOUVRE
- Luxo: Maison Albar Hotels Le Pont-Neuf
- Preço Médio: L’Empire Paris
- Baixo Orçamento: Hotel Residence Des Arts
Torre Eiffel (7º arrondissement)
O 7º distrito é também uma das áreas mais turísticas de Paris. A Torre Eiffel está localizada neste distrito, juntamente com muitos museus excelentes, restaurantes de classe mundial e locais de compras sofisticados.
Se você está planejando reservar um lugar de onde poderá ver a Dama de Ferro, este é o bairro onde você encontrará muitos hotéis com vista para a Torre Eiffel. É claro que tudo isso também tem um preço mais alto, então definitivamente não é um bom lugar para quem viaja com orçamento limitado.
MELHORES HOTÉIS NO ARRONDISSEMENT DA TORRE EIFFEL
- Luxo: Hôtel Pont Royal
- Preço médio: Hôtel La Comtesse
- Baixo Orçamento: Hôtel Eiffel Turenne
Le Marais (3º e 4º arrondissement)
Le Marais é uma área muito moderna e animada de Paris. Não é um distrito independente, metade está localizada no 3º distrito e a outra metade está no 4º distrito. Se você está visitando Paris pela primeira vez e procura uma ótima vida noturna com muitas discotecas e bares, o Le Marais é a escolha perfeita para você!
MELHORES HOTÉIS EM LE MARAIS
- Luxo: The Queen Pavilion & Spa
- Preço médio: Hotel Saint-Louis Marais
- Baixo Orçamento: Hotel Arts Et Metiers de Austin
Bastille (11º arrondissement)
Se você é um verdadeiro fã de comida, então Bastille é a melhor escolha para você. O 11º distrito de Paris está repleto de restaurantes incríveis e você pode encontrar praticamente de tudo, desde cafés modernos até restaurantes caros com estrelas Michelin.
Bastille está localizada fora da área central, portanto os preços são mais acessíveis, mas você ainda pode chegar ao centro da cidade em poucos minutos. Se você não quer gastar uma fortuna em hospedagem, mas ainda quer ficar perto da área central, a Bastilha é a escolha perfeita para você.
Na minha primeira viagem a Paris, fiquei na área da Bastilha no Hotel Paris Bastille Boutet e adorei tudo sobre o hotel e o área também. Se você estiver interessado em saber mais sobre o hotel, aqui está minha avaliação completa do Hotel Paris Bastille Boutet!
MELHORES HOTÉIS EM BASTILHA
- Luxo: Hotel Paris Bastille Boutet
- Preço Médio: Oh la la ! Hotel Bar Paris Bastille
- Baixo Orçamento: Hotel Alhambra
Montmartre (18º arrondissement)
O bairro de Montmartre fica bem longe das outras atrações principais, porém, se você quiser experimentar a verdadeira vibração parisiense, este é definitivamente o seu lugar!
O 18º distrito é repleto de charmosas ruas de paralelepípedos e lindas casas multicoloridas e a vista é absolutamente incrível do topo do morro. Os preços dos hotéis são muito mais razoáveis, por isso também é uma boa escolha se você viaja com orçamento limitado.
MELHORES HOTÉIS EM MONTMARTRE
- Luxo: Maison Souquet
- Preço Médio: Mercure Paris Pigalle Sacre Coeur
- Baixo Orçamento: Hotel de Flore
Melhores coisas para fazer em Paris
Veja a icônica Torre Eiffel
Se você está visitando Paris pela primeira vez, ver a Torre Eiffel deve estar no seu itinerário. Nenhuma foto faz justiça ao quão incrível a Dama de Ferro é na vida real! Você pode vê-la de quase todos os lugares de Paris e é muito divertido procurar diferentes pontos de vista e ângulos. Não se esqueça de voltar depois do anoitecer para adorar as luzes cintilantes dançando na torre!
Se você quiser saber onde encontrar as melhores vistas da Torre Eiffel, confira meu artigo sobre os lugares mais instagramáveis de Paris onde você pode ter uma vista incrível da Dama de Ferro!
Como é o marco mais emblemático de Paris, a área ao redor pode ficar bastante lotada. Felizmente Paris não se trata apenas da Torre Eiffel e há muitos outros lugares interessantes para ver! Você também pode estar interessado em ler um guia sobre passeios turísticos em Paris além da Torre Eiffel.
Explore as incríveis obras de arte do Louvre
Para ser honesto com você, não sou o tipo de garota que gosta de museus e é muito raro quando decido ir a um museu. Mas visitar o Louvre é definitivamente uma visita obrigatória em Paris!
Todo o lugar é extraordinário e não apenas as obras de arte, mas também o design interno do museu. Estou muito feliz por termos decidido visitar no final, foi uma experiência incrível!
Visite pelo menos um dos incríveis parques da cidade
Paris tem muitos parques urbanos lindos: Jardin des Tuileries, Jardin des Plantes, Le Jardin du Luxembourg, só para citar alguns. A entrada em todos os parques é gratuita e cada parque tem suas características próprias. Se você precisa de uma pausa na vida da cidade, passear pelos belos jardins é definitivamente uma das melhores coisas para fazer em Paris.
Perca-se nas movimentadas ruas de Montmartre
Montmartre é um dos bairros mais charmosos e românticos de Paris. A área está repleta de becos estreitos e bonitos, artistas de rua talentosos e cafés e restaurantes incríveis. Fiquei absolutamente obcecado por Montmartre, tem uma vibração parisiense tão forte!
Você definitivamente precisa visitar o Sacré-Coeur e o Moulin Rouge, mas fora isso, perder-se nas ruas movimentadas é uma das melhores coisas que você pode fazer em Montmartre. Não perca a Sinking House de Montmartre, uma das joias escondidas mais exclusivas de Paris.
Compre até cansar na Champs-Elysées
Quase todas as grandes cidades têm sua própria rua mundialmente famosa, repleta de lojas de moda sofisticadas, boutiques luxuosas e restaurantes sofisticados. Esta é a Champs-Elysées de Paris.
A avenida tem 2 km de extensão e vai da Place de la Concorde ao majestoso Arco do Triunfo. Não se preocupe se você não tem fortuna para gastar, ainda é um lugar incrível para ver vitrines e admirar a arquitetura.
Coma o máximo de doces parisienses que puder
Croissants, pain au chocolate, crepes, macarons, madeleines.. Tenho que continuar ou você está com tanta fome quanto eu agora? Abandone a dieta por alguns dias enquanto estiver em Paris porque esses doces parisienses são incríveis! Existem inúmeros cafés fofos pela cidade com muitas sobremesas diferentes para experimentar.
Tente visitar o máximo que puder, você não vai se arrepender! Eu sei que parece um clichê, mas seria um grande erro ignorá-lo.
Planejando uma viagem para Paris?
Então você pode querer dar uma olhada em todos os nossos outros guias de viagem sobre Paris. Eu prometo, eles são tão incríveis quanto este artigo!
Guias de hotéis:
- Sofitel Le Scribe Paris Opéra: Um hotel cheio de histórias e próximo de tudo!
- Os melhores arrondissements (bairros) para ficar em Paris