Campos de Lavanda da França
França

Campos de Lavanda da França: dicas para planejar sua visita

Campos de Lavanda da França: Com aldeias pitorescas e vinhedos ondulantes, a Provence é talvez o melhor lugar do mundo para ver campos e mais campos de lavanda.

Esta encantadora região conhecida por ser belíssima, também é conhecida por sua culinária que incorpora lavanda em seus óleos, mel e deliciosos sorvetes. Aqui está tudo o que você precisa saber ao visitar os campos de lavanda na Provence, França.

Aqui, vamos compartilhar todas as dicas de como transformar esse sonho em realidade: desde o momento ideal que você deve visitá-los, quais as melhores cidades para colocar no seu roteiro, os melhores horários e muito mais!

Índice:

Campos de Lavanda da França 🇫🇷

Onde ficam os campos de Lavanda da França?

Localizada no sudeste da França, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo, é uma região repleta de beleza natural. Além dos campos de lavanda, você também encontra Alpes, florestas, vinhedos e muito mais. A Provence ainda faz fronteira com a Itália, proporcionando a oportunidade de explorar outro país.

Agora, vamos ao que realmente importa? Aqui está tudo o que você precisa saber para vivenciar a espetacular explosão de cores dos campos de lavanda na Provença.

Quando visitar os campos de lavanda da França?

Os campos de lavanda da Provence são visíveis apenas do final de junho a meados de julho. Se você não estiver planejando sua viagem para este período, pode ser que os adoráveis campos de lavanda estejam mais escassos. Portanto a melhor época para visitar os campos de lavanda de Provence é a primeira ou a segunda semana de julho.

Campos de lavanda da Provença em junho

  • No final de junho, a maior parte da lavanda de Provence está em flor.
  • Luberon é o primeiro campo, seguido dos campos de lavanda de Valensole.
  • A fina lavanda cultivada nas altitudes mais elevadas da Provence é a que mais tarde floresce.

Campos de lavanda da Provença em julho

O início de julho é a melhor época para visitar os campos de lavanda na Provença. Toda a região é salpicada de campos roxos vibrantes. E, se você chegar antes das férias escolares (que normalmente começam depois da primeira semana de julho), é mais provável que você evite as multidões.

  • A partir de meados de julho começam a ser colhidos campos de lavanda no planalto de Valensole.
  • Os campos de lavanda do alto Luberon e a lavanda fina do Château du Bois são geralmente colhidos por volta de 15 de julho.
  • O baixo Luberon (perto de Lourmarin), os campos de lavanda de Valensole e aqueles ao redor de Sisteron são colhidos no final de julho, normalmente por volta de 25 de julho.

Campos de lavanda da Provença em agosto

  • Se você estiver visitando a Provença em agosto, pode estar preocupado em perder a oportunidade de ver os campos de lavanda, mas ainda há alguns campos de lavanda em flor em agosto.
  • Vá para os campos de lavanda de Sault ou ao redor de Banon para encontrar lavanda em flor até 10 de agosto.

RECOMENDADO: Etiqueta francesa: 7 dicas para saber antes de ir para a França

Melhores lugares para encontrar lavanda na Provença, França

Campos perfumados de lavanda podem ser encontrados surgindo em toda a Provença no verão. É a cultura mais famosa da região e que durante séculos teve uma importância significativa para o povo da Provença.

Mas os campos de lavanda da França não são apenas motivo de orgulho para os habitantes locais; eles também são uma atração importante da Provença que atrai visitantes de todo o mundo, ano após ano.

Vou apresentar os melhores lugares para ver lavanda na Provença, focando em três áreas principais: O Planalto Valensole , o Planalto Sault e o Vale Luberon.

💡 Uma observação importante: alguns produtores de lavanda na Provença colocaram cercas em torno de parte das suas quintas, num esforço para impedir o número de visitantes. Se você entrar em algum campo de lavanda na Provença, lembre-se de ser respeitoso! Ou estas medidas temporárias poderão ter de se tornar permanentes. Pise com cuidado, caminhe apenas entre as fileiras (não sobre elas) e nunca colha as flores…

Mapa dos campos de lavanda da Provença

O mapa abaixo ilustra onde ver os campos de lavanda na Provença. Existem outras zonas, mas estas regiões têm a maior concentração de quintas de lavanda na Provença, por isso você não vai perder tempo percorrendo a paisagem desnecessariamente (a menos que queira)!

Mapa dos campos de lavanda da Provença

Campos de lavanda Valensole na Provença

O Planalto de Valensole é famoso em todo o mundo pelos seus campos de lavanda, mas também abriga locais históricos impressionantes, campos dourados de trigo e girassóis, encantadoras aldeias provençais e profundos lagos azul-turquesa.

Talvez a aldeia mais famosa do Planalto de Valensole seja merecidamente a da própria Valensole. Esta vila colorida fica elevada acima do planalto, com a igreja de St Blaise, do século XI, no comando.

Casas em tons pastéis lotam as ruas estreitas e os jardins escondidos convidam você a descobrir seus segredos. Faça uma pausa aqui em seu passeio pelos campos de lavanda de Valensole para dar um passeio, provar iguarias com lavanda ou sentar-se em um café para almoçar.

No outro extremo do planalto de Valensole fica Sainte-Croix-du-Verdon, uma vila pitoresca na encosta com vista para o vasto lago de Sainte-Croix.

Mapa dos campos de lavanda de Valensole

Não há dúvida de que o Planalto de Valensole cria a rota mais popular da lavanda de Provence. Algumas das fazendas de lavanda mais incríveis podem ser encontradas aqui, entre os campos de trigo dourado e girassóis. E é o berço de muitas fotos icônicas da lavanda da Provença.

A paisagem aqui é bastante plana, mas tem a quantidade certa de solo suavemente inclinado para dar alguma dimensão às fileiras rígidas de lavanda. Chalés de pedra e fazendas em ruínas aumentam o interesse nos lugares certos.

Mapa dos campos de lavanda de Valensole

Campo nº 1

Este extenso campo de lavanda é imperdível enquanto você dirige pela Route de Manosque em direção a Valensole. Do seu lado direito, você será atraído pela visão de fileiras aparentemente intermináveis ​​de lavanda. Entre na pequena estrada de cascalho e estacione na beira gramada para explorar.

Em frente ao campo #1 encontrará um lindo campo de girassóis apoiado por um antigo olival de um lado e lavanda do outro. Deixe seu carro onde está e atravesse a estrada com cuidado para alcançá-lo.

Quando terminar as selfies de girassol, suba a estrada até Les Grandes Marges para tomar um sorvete ou provar os frutos de sua fazenda de lavanda e oliveiras.

Campo #2 – Terraroma

Terraroma é uma fazenda de lavanda icônica na Provença e é um lindo local para fotos. Estacione em frente ao campo de lavanda, junto à destilaria, e tenha cuidado ao atravessar a estrada. Passeie pela divisão entre os campos de lavanda e você encontrará um refúgio das multidões, e outro campo de lavanda menos frequentado atrás.

Este campo de lavanda de Valensole é um ótimo lugar para fotografar grupos, pois há faixas mais largas entre as fileiras de lavanda.

Campo #3 – Lavandes Angelvin

Um curto passeio pelos campos de girassóis o levará a Lavandes Angelvin – lar de alguns dos mais famosos campos de lavanda da Provença. Com filas aparentemente intermináveis ​​de perfeição roxa, apenas interrompidas por algumas árvores bem posicionadas, é um local que merece a sua reputação.

Campo #4

Este campo de lavanda não é tão movimentado quanto alguns dos outros listados acima, mas ainda assim é perfeito!
Um campo de lavanda muito grande que tem uma inclinação de tamanho decente em uma das extremidades – rendendo ótimas fotos. Se você está planejando um ensaio fotográfico e não quer competir com a multidão, esta pode ser uma ótima opção.

Campo #5

A terra suavemente ondulada, a casa de pedra perfeitamente posicionada, as espessas fileiras de lavanda – simplesmente perfeição. Estacione em frente ao campo e terá de caminhar pelos campos (com cuidado!) para chegar ao melhor miradouro para a casa.

Campo #6

Este é o único marcador no mapa que não é preciso, pois existem extensos campos ao longo desta estrada entre Puimoisson e Valensole. Eu recomendo dar um passeio até aqui, pois é uma área tranquila, onde você pode encontrar seu próprio lugar para explorar.

Campo #7

Afastando-se de Puimisson, em direção a Riez, você encontrará um notável campo de lavanda com uma tradicional casa de pedra perfeitamente posicionada entre as fileiras roxas. Para ter a melhor visão, suba a pequena estrada de terra à esquerda do campo.

Você precisará chegar aqui bem antes do pôr do sol, pois cerca de uma hora antes do sol se pôr, a frente do campo fica escura e sombreada.

Campo #8

Um campo menor, mas perfeitamente formado e muito tranquilo. A luz do pôr do sol é perfeita para retratos ou fotos de família. Há uma pequena área para parar fora da estrada em frente ao local do pôr do sol.

Campo #9

Entre Riez e Sainte-Croix-du-Verdon, fileiras de lavanda se escondem atrás de uma copa de árvores. Existem alguns postes feios ao longe, mas eles não devem causar muitos problemas para sua foto.

Campo #10

Este é um dos campos de lavanda de Valensole menos frequentados e também um dos maiores. Com uma paisagem suavemente ondulada (a colina torna-se mais pronunciada no extremo leste), solo laranja brilhante e um cenário montanhoso acidentado – é um local a não perder!

Campos de lavanda Sault na Provença

A vila fortificada de Sault fica em uma cordilheira encravada entre uma densa floresta arborizada de um lado e um vale agrícola ondulado do outro. Bem preservada e repleta de história, vale a pena passear pelas ruas medievais para experimentar o toque único desta vila do norte da Provença.

Não deixe de visitar a fábrica de nougat para provar e pegar um mapa do passeio a pé no posto de turismo local, que o guiará pela cidade velha.

Mapa dos campos de lavanda de Sault

A estrada que leva a Sault oferece vistas de um planalto repleto de lavanda. É aqui que você percebe a imensa escala da produção de lavanda nesta região da Provença.

Mais concentrados do que no planalto de Valensole, os campos de lavanda de Sault (e o planalto d’Albion) são melhor explorados de bicicleta ou a pé. Há um “caminho de lavanda” de 5,7 km que o levará por alguns dos melhores campos. Para caminhar, estacione no estacionamento público logo após a destilaria Vallon na D164.

Se estiver explorando de bicicleta ou de carro, siga a rota de lavanda sugerida abaixo.

Mapa dos campos de lavanda de Sault

Campo nº 1

Este campo de lavanda repousa sobre um cenário agrário de terraços de pedra e uma antiga torre de pedra. Olhe na outra direção e você terá uma vista incrível do Mont Ventoux.

Campo #2

Um campo pequeno, não é menos impressionante, pois enquadra perfeitamente a aldeia de Aurel, na encosta, e as montanhas ao fundo. Um belo local para fazer um piquenique sob a sombra das árvores que o rodeiam.

Campo #3

Este campo de lavanda fica na caminhada de lavanda de Sault, você passará por ele perto do início. Uma linda cabana de pedra fica no final de um campo inclinado, e há outros campos com cabanas escondidas na estrada atrás deste.

Campo #4

Este campo de lavanda perfeitamente cuidado fica abaixo da pequena vila de Aurel. É tão impressionante visto de cima, na aldeia, como de perto. Portanto, tente considerar ambas as perspectivas.

Campo #5

A vibrante lavanda contrasta brilhantemente com essas antigas pedras em um campo ao norte de Ferrassières.

Campos de Lavanda Luberon da Provença

Um local para passear por estradas extravagantes, passear pela folhagem perfumada ou explorar as ruas de paralelepípedos e as vistas vantajosas das suas aldeias.

O Luberon é onde desfiladeiros vermelhos ardentes cortam uma floresta verde escura. Onde colinas serrilhadas encontram vinhas enfeitadas. E as pedras douradas criam tanto antigas casas cônicas quanto mansões modernas. Em essência, é o lugar perfeito para conhecer a “verdadeira” Provença.

Mapa dos campos de lavanda de Luberon

Os campos de lavanda no Vale do Luberon não são tão concentrados como os de Valensole ou Sault Plateaux. Mas isso significa que encontrá-los é tão fácil quanto dar um passeio de domingo.

Percorrendo caminhos rurais, certamente encontrará um ou dois campos entre vinhas e olivais. Existem alguns locais onde você certamente encontrará campos de lavanda de Luberon em flor todos os anos, incluindo alguns dos campos de lavanda mais emblemáticos da Provença!

Mapa dos campos de lavanda de Luberon

#1 Abadia de Sénanque

Este mosteiro situado num vale arborizado não muito longe de Gordes é um dos melhores lugares para ver a lavanda da Provença. O cenário único da abadia de pedra compensa lindamente a lavanda roxa. Durante a temporada de lavanda na Abadia de Sénanque, multidões descem ao Luberon para vislumbrar esta cena icônica.

#2 Entre as aldeias do Luberon

A meio caminho entre Gordes, Lacoste e Bonnieux, encontrará um grande aglomerado de campos de lavanda que estão perfeitamente enquadrados pelas três aldeias. Um em particular (onde está o marcador) abriga um belo e grande mastro de pedra, que quebra perfeitamente o roxo.

#3 Rustrel

Entre a bonita e pequena vila de Rustrel e as incríveis paisagens do Colorado Provençal, você encontrará campos de lavanda cruzando as bucólicas estradas rurais.

# 4 Destilaria e Campos Les Agnels

Os campos que rodeiam esta destilaria de lavanda perto de Apt são divinos. Começando no cruzamento da D232 e D113 você notará imensos campos de lavanda em ambos os lados da estrada. Se você estiver viajando do baixo Luberon (Lourmarin, Bonnieux), esta será sua primeira parada. Tire fotos aqui com o Monte Ventoux ao fundo.

Continue pela estrada em direção a Apt e você encontrará a destilaria onde poderá comprar produtos de lavanda e fazer passeios para aprender mais sobre a produção e colheita de lavanda.

# 5 O pequeno galpão de lavanda

Existem muitos lindos campos de lavanda ao redor da vila de Saignon, e se você subir ao topo do rocher, terá uma vista deslumbrante de muitos deles – incluindo o meu favorito, este lindo campozinho em frente a uma casa de pedra.
Alugado como aluguel por temporada, os campos ao redor são pequenos, mas arrumados, e a casa é muito bonita para deixar passar.

#6 Simiane-la-Rotonde

A aldeia de Simiane-la-Rotonde fica no curso superior do Luberon, por isso beneficia de um ambiente tranquilo. É aqui que a Young Living cria os seus óleos essenciais de lavanda, e por isso a paisagem está repleta de quintas de lavanda.
Lembre-se, você pode ler mais sobre esses campos de lavanda no Luberon e muito mais neste itinerário.

Onde ficar para explorar os campos de lavanda na Provença França

Para aproveitar ao máximo a sua estadia na Provença, recomendo ficar no centro para explorar as outras delícias da região. Aqui estão algumas sugestões.

Aix-en-Provence

Aix-en-Provence é uma cidade fabulosa, cheia de cultura, ambiente festivo e charme provençal. É um excelente lugar para ficar e fazer passeios de um dia pela Provença, e não é muito difícil chegar às três regiões de lavanda detalhadas acima.

Avignon

Avignon é uma cidade repleta de história e grandeza do velho mundo. Tal como Aix, há muitos passeios de um dia a partir de Avignon que irão completar as suas férias perfeitas na Provença.

Avignon fica mais perto dos campos de lavanda de Sault e Luberon, mas ainda é possível dirigir ou fazer um passeio pelos campos de lavanda de Valensole .

Luberon

Se você quiser mergulhar na vida em uma vila francesa, vá para o Vale do Luberon . Escolha entre charmosos vilarejos no topo de colinas para se hospedar e divirta-se dirigindo pelas estradas rurais ladeadas por campos de lavanda.

Dicas para fotografar os campos de lavanda

Comece o seu dia bem cedo para conseguir capturar a melhor luz e, consequentemente, ter as melhores fotografias. Evite o horário depois as 10h pois fica umas sombras estranhas nas fotos.

Se você não é do time que acorda super cedo, te recomendo que comece a fazer isso nas viagens, pois você vai evitar a multidão de turistas que costuma se aglomerar ao longo do dia.

Por volta das 7h da manhã, os principais pontos já estão bastante movimentados, e os espaços de estacionamento costumam ser limitados, o que pode se tornar um problema para quem chega mais tarde, por volta das 9h.

Outra alternativa é fazer fotos no final do dia. Com o verão e o horário de verão, a noite só chega por volta das 21h, o que deixa um bom tempo para fazer fotos incríveis com calma.

Os campos de girassóis em Provance

Embora não sejam tão populares entre os turistas, os campos de girassóis geralmente florescem na mesma época que as lavandas. Imagine se deparar com um campo coberto de flores amarelas e enormes! Eles proporcionam um cenário maravilhoso para capturar algumas fotos, não acha?

Embora sejam menos comuns, é provável que você encontre alguns desses campos ao longo do seu caminho. Não perca a oportunidade de parar e tirar algumas fotos!

Experiências Pelo Mundo

Deisi Remus e Gui Cury, dois viajantes que adoram viajar e compartilhar suas experiências pelo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *