Visitar Istambul no inverno
Istambul,  Turquia

Por que você deve Visitar Istambul no inverno: o que esperar e principais atrações

Visitar Istambul no inverno: Você pode estar pensando: por que alguém escolheria ir para Istambul no inverno? No entanto, Istambul é sem dúvida uma das cidades mais encantadoras e fascinantes do planeta, com muitos lugares para explorar.

Sua beleza pode ser apreciada e admirada tanto no inverno quanto no resto do ano. Na verdade, há até alguns pontos positivos em visitar a cidade quando está mais frio.

Uma das grandes vantagens de ir a Istambul no inverno é que você pode evitar as hordas de turistas e as longas filas que são inevitáveis ​​durante a alta temporada, o que pode significar férias mais calmas, tranquilas e, sim, mais baratas.

Istambul tem uma infinidade de lugares fechados para ver, e você provavelmente evitará as longas filas para entrar em museus e monumentos turcos famosos, como o Palácio de Topkapi, se for durante o inverno.

Você não terá que competir com multidões em lugares como o Grande Bazar ou o Mercado de Especiarias. Essencialmente, você terá a cidade um pouco mais só para você, o que pode ser uma grande vantagem – especialmente se você estiver procurando por aqueles lugares totalmente instagramáveis ​​em Istambul !

Neste guia de inverno de Istambul, abordaremos:

VISITAR ISTAMBUL NO INVERNO

Com menos turistas na cidade, geralmente você encontra mais opções de acomodação disponíveis, muitas das quais podem até ser mais baratas durante a baixa temporada. Se pretende alugar um apartamento ou Airbnb, este é o período em que é possível tentar negociar os preços.

Além disso, em comparação com outros destinos na Europa e na América do Norte, onde as condições são consideravelmente mais severas, o inverno em Istambul não é tão mau. Frio e chuvoso, sim, mas normalmente não é de gelar os ossos, especialmente se você fizer as malas bem. E como a cidade pode ser extremamente quente durante os meses de verão, alguns até preferem no frio.

Apenas certifique-se de embalar bem e planejar um pouco com antecedência. A cidade fica mais lenta durante o inverno, por isso é bom verificar os horários de funcionamento de todos os lugares que você deseja visitar.

RECOMENDADO: Quantos Países Existem no Mundo

CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS NO INVERNO EM ISTAMBUL

O clima de Istambul é mediterrâneo de transição, o que significa que os invernos podem ser bastante frios, mas os verões são quentes e ensolarados. Em comparação com o inverno na maior parte da Europa e da América do Norte, no entanto, o inverno em Istambul é geralmente mais ameno, embora úmido, chuvoso e ventoso. Você pode experimentar um dia de neve durante janeiro ou fevereiro , tornando a cidade muito pitoresca. Mas tome cuidado, pois a neve tende a derreter rapidamente.

Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais frios do ano em Istambul e enquadram-se no que é considerado a época baixa para o turismo, que para a Turquia no inverno vai de meados de novembro a março.

Dezembro em Istambul apresenta temperaturas médias entre 5 e 15 graus Celsius. A faixa de temperatura média durante Istambul em janeiro e Istambul em fevereiro é um pouco mais fria, com mínimas de 3 graus e máximas de 9 graus Celsius. E também há dias em que a temperatura pode cair abaixo de 0 graus.

O clima também pode mudar frequentemente ao longo do dia. O sol aparece por breves períodos e aquece as coisas, mas esteja ciente de que o dia pode rapidamente ficar frio e ventoso. O vento que sopra do mar pode tornar as coisas significativamente mais frias, por isso lembre-se disso se estiver ao ar livre.

VISITAR ISTAMBUL NO INVERNO: O QUE LEVAR NA MALA

Levar as roupas adequadas faz parte de tornar agradável a sua viagem de inverno a Istambul. As camadas são fundamentais, assim como permanecer seco.

Os itens recomendados para levar incluem:

  • Um casaco quente de inverno e uma jaqueta corta-vento e/ou capa de chuva
  • Suéter(es) quente(s)
  • Camisas de manga comprida/camadas básicas de lã
  • Cachecol, chapéu de inverno e luvas
  • Sapatos ou botas impermeáveis
  • Um bom guarda-chuva que resista ao vento
  • Um lenço de cabeça para mulheres ou adolescentes, caso você vá visitar alguma mesquita.

Visitar Istambul no inverno: COMO SE LOCOMOVER PELA CIDADE

Istambul é uma cidade grande e a única que abrange dois continentes, Europa e Ásia. A maior parte do que os turistas vêm ver está localizada no lado europeu da cidade, com as principais atrações localizadas principalmente em Sultanahmet. Isto é conveniente se você quiser visitar alguns no mesmo dia a pé.

Vale lembrar que há muitas coisas fora de Sultanahmet que valem muito a pena experimentar.

Istambul em dezembro pode ser mais agradável para passear pela cidade, pois faz um pouco menos de frio. Caso contrário, se quiser evitar muitas caminhadas ao ar livre, a maneira mais conveniente de se locomover em Istambul é de táxi. Apenas certifique-se de que o taxímetro esteja funcionando antes de aceitar uma carona, pois há muitos golpistas.

Istambul tem um extenso sistema de ônibus, mas você precisa saber com antecedência para onde vai. Os horários estão disponíveis na página de pesquisa do Município Metropolitano de Istambul.

Istambul também tem algumas linhas de bonde, uma das quais é o bonde T1, que passa por pontos turísticos como a Torre Galata e a Hagia Sophia. O Metro de Istambul também serve principalmente o lado europeu da cidade, embora possa não ser a forma mais conveniente de chegar às atracções turísticas. Se você planeja usar transporte público, considere adquirir um Istanbulkart para ter seus ingressos prontos.

MELHORES COISAS PARA FAZER EM ISTAMBUL NO INVERNO

Como dissemos, Istambul faz frio durante o inverno. Felizmente, é uma cidade com muitos pontos turísticos e atrações internas. Mas também pode ser bom sair para passear – desde que você esteja vestido adequadamente – e aproveitar esta cidade pitoresca, especialmente se você tiver alguns dias de sol ou de neve.

Novamente, este é o momento de realmente aproveitar a falta de multidões. Os museus provavelmente estarão significativamente menos lotados, então você e sua família provavelmente terão essas e outras atrações principalmente para si, criando uma experiência mais autêntica (sem mencionar fotos mais bonitas).

Além disso, quando você precisar de uma pausa, há muitos cafés e restaurantes agradáveis ​​onde você pode se aquecer. (Mais sobre isso abaixo.)

VISITAR ISTAMBUL NO INVERNO: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES

Muitos desses lugares estão localizados em Sultanahmet, tornando-os fáceis de chegar a pé.

Santa Sofia

Uma das (se não a) principais atrações da Turquia, a Hagia Sofia (ou Aya Sofia) remonta ao século VI, quando foi construída como uma igreja ortodoxa grega. Posteriormente, foi convertida em mesquita no século XV e depois em museu em 1934, até ser transformada novamente em mesquita em 2020.

Permanece aberto ao público para visitação fora dos horários de oração, e a entrada agora é gratuita.

O edifício em si é um exemplo incrível da arquitetura bizantina, e explorar o interior é uma história surpreendente contada através de impressionantes mosaicos, cúpulas internas e arcos.

O edifício em si é um dos aspectos que definem o horizonte de Istambul, mas por ser uma experiência interna, pode ser facilmente visitado em qualquer época do ano. Este é um local onde seria ótimo aproveitar menos gente durante o inverno.

Mesquita Azul

A outra atração icônica de Istambul, a Mesquita Azul (ou Sultanahmet Camii), fica em frente à Hagia Sofia. Também é uma peça clássica do horizonte de Istambul e uma das suas mais belas mesquitas, com designs bizantinos e otomanos incorporados na sua arquitectura.

Bazar Arasta

Este bazar menor, próximo à Mesquita Azul, é mais discreto que o Grande Bazar, por exemplo, mas ainda tem muitas opções de compras interessantes. Também contém o Museu dos Mosaicos do Grande Palácio, que abriga os mosaicos resgatados do Grande Palácio de Constantinopla. Eles retratam cenas da vida cotidiana, natureza e mitologia.

VISITAR ISTAMBUL NO INVERNO:: Museu de Arte Turca e Islâmica

Também próximo à Mesquita Azul, este museu contém uma grande coleção de obras de arte e artefatos turco-islâmicos, incluindo uma coleção impressionantemente extensa de tapetes, bem como manuscritos, portas de madeira, cerâmicas e vidros. O seu terraço oferece uma bela vista da Praça Sultanahmet.

Palácio de Topkapi

Um vislumbre extraordinário da vida dos sultões durante o Império Otomano, o Palácio de Topkapi tem jardins incríveis para visitar durante a primavera e o verão, mas também é um bom lugar para ver durante o inverno, pois a sua impressionante arquitetura interior é uma maravilha por si só. O inverno é realmente uma ótima oportunidade para fazer um tour por dentro sem multidões.

Cisterna da Basílica (Palácio da Basílica)

A mais conhecida das cisternas subterrâneas de Istambul, a Cisterna da Basílica, costumava fornecer água para o Grande Palácio de Constantinopla e o Palácio de Topkapi. Fileiras de colunas surgem da piscina de água subterrânea e continuam ao longo do espaço, e os visitantes podem atravessá-lo através de passarelas metálicas. Certifique-se de se agasalhar aqui porque pode estar um pouco frio. É um lugar único para ver; ao mesmo tempo assustador e bonito, é uma bela aventura subterrânea para os mais pequenos. Não perca a famosa cabeça da Medusa esculpida em pedra.

Museus de Arqueologia de Istambul

Na verdade, são três museus em um: o Museu de Arqueologia, o Museu de Arte Islâmica e o Museu do Antigo Oriente. Contém uma extensa coleção e é considerado um dos maiores museus arqueológicos do mundo, com itens provenientes do vasto Império Otomano.

Grande Bazar

Perca-se (mas não literalmente) no labirinto que é o maior mercado de Istambul – e possivelmente o do mundo. É totalmente interno e é uma delícia para os sentidos, com corredores repletos de vendedores onde você pode comprar de tudo, desde tapetes a joias, têxteis, luminárias, cerâmicas e antiguidades.

Os corredores são lindos, adornados com azulejos e tetos arqueados. Com menos turistas por perto durante o inverno, você provavelmente terá uma experiência mais calma e maior probabilidade de conseguir uma pechincha. Você também pode fazer uma pausa enquanto faz compras e comer no mercado ou simplesmente tomar um café. Do lado de fora, o bazar também é cercado por muitos vendedores ambulantes de comida.

VISITAR ISTAMBUL NO INVERNO: Torre Gálata

A terceira peça icônica do horizonte de Istambul, a Torre Galata, está localizada em Karaköy, do outro lado do rio de Sultanahmet. É famoso pela vista panorâmica de Istambul no topo. Aprecie a vista à noite para ver a Ponte do Bósforo e o horizonte de Sultanhamet brilhando. Se acontecer de você estar em Istambul em um dia de neve, a Torre Galata é um ótimo local para ver o horizonte de Istambul cheio pela neve.

Uma longa fila normalmente serpenteia ao redor da base da torre no verão, então você pode evitar as multidões durante o inverno. Além disso, o bairro ao redor é atmosférico, com muitas opções para parar para comer ou beber alguma coisa.

Bazar de Especiarias (Missão Carsisi)

Outra experiência bacana de mercado com montanhas de temperos à mostra, além de queijos, nozes e sobremesas. É também um mercado coberto e uma forma divertida de provar especialidades locais.

VISITAR ISTAMBUL NO INVERNO: ATRAÇÕES VOLTADAS PARA CRIANÇAS

Museu do Brinquedo de Istambul

Sim, brinquedos. Este museu está localizado em uma mansão em Kadiköy, no lado asiático de Istambul, e contém uma exposição de 4.000 brinquedos e miniaturas da Turquia e de todo o mundo, alguns dos quais com quase 200 anos. O museu foi fundado pelo poeta Sunay Akin, que comprou todos os brinquedos ao longo de 20 anos em 40 países diferentes.

Museu Rahmi M. Koç

Para os amantes dos transportes, este é um museu privado que abriga a coleção particular de Rahmi M. Koç, um dos homens mais ricos da Turquia. As exposições enfocam a história do transporte rodoviário, marítimo e aéreo, bem como da comunicação e da indústria.

Estão disponíveis passeios de submarino, balsa e rebocadores, e há cafés e lanchonetes no local. Há também um carrossel e um playground no local, e a Ferrovia Hasköy – Sütlüce oferece um curto e nostálgico passeio de trem ao longo da costa do Corno de Ouro durante os fins de semana.

Museu do Chocolate de Istambul

Embora esteja localizado fora do centro da cidade de Esenyurt, este museu é uma ótima opção para crianças e amantes de chocolate. Não só mostra a história da produção de chocolate, mas também exibe centenas de objetos feitos de chocolate, incluindo marcos históricos de Istambul, como a Hagia Sofia e a Torre Galata. Naturalmente, degustações estão disponíveis no local.

Miniaturk

Se você encontrar bom tempo durante sua visita de inverno e não se importar em passar algum tempo ao ar livre, Miniatürk é a Turquia em miniatura, com 136 modelos de marcos naturais e feitos pelo homem, importantes para a cultura e história turca, incluindo 13 peças do território otomano fora da Turquia. O parque também conta com trem para passear, playground, parque labirinto e área de xadrez, além de passeio de helicóptero 3D Flyride.

Aquário de Istambul

Uma instalação impressionante, o Aquário de Istambul tem cerca de 1.500 espécies no local e 17.000 criaturas para ver através de suas exposições interativas e imersivas. Eles incluem um impressionante tanque de tubarões (com possibilidades de mergulhar com eles) e a floresta amazônica, além de muitos jogos e filmes interativos e extensas exposições. Existem cafeterias no local também.

O Aquário está localizado fora do centro da cidade, não muito longe do aeroporto do IST. Embora existam ônibus e metrôs que podem levar você até lá, eles envolvem algumas transferências e caminhadas curtas; a maneira mais simples de chegar ao aeroporto durante o inverno é provavelmente ir de táxi/carro, se você tiver um. Fica a aproximadamente 25 minutos de viagem da Praça Taksim.

Turkua Sea Life Istambul / Aquário Sea Life de Istambul

Este é outro grande e impressionante aquário público localizado em Bayrampasa. Possui um túnel oceânico imersivo, um tanque de toque, uma área de recreação infantil e muitos shows com temas infantis.

Centro de Descoberta Legoland

Ao lado do Aquário Turkua Sea Life fica o parque de diversões de Istambul, onde as crianças podem brincar e construir com LEGO, assistir a filmes LEGO e passear por uma cidade em miniatura. O parque também oferece passeios e oficinas criativas para crianças.

Dolphinarium de Istambul

Localizado no Corno de Ouro de Istambul, este parque marinho coberto oferece oportunidades para os visitantes terem uma experiência interativa e de perto com os golfinhos, bem como assistir a shows de golfinhos e várias maneiras de aprender mais sobre eles. Há também baleias beluga, morsas e focas no local.

E ALGUMAS ATRAÇÕES EXTRAS PARA OS PAIS

Assista a uma cerimônia de Dervixe Giratório

Outra imagem sinônimo da Turquia é a do Dervixe Rodopiante. Os dervixes fazem parte da ordem Mevlevi do Sufiismo Islâmico que reverencia o estudioso Jamaluddin Rumi. O ato de girar dos dervixes é uma forma de se aproximar da verdade de Deus. Existem muitos lugares para ver um show. Os locais recomendados incluem:

  • Galata Mevlevi Lodge – Localizado em Beyoglu, o Galata Mevlei Lodge foi a primeira casa dos Dervixes Rodopiantes em Istambul. Agora é um museu sobre a cultura e as tradições da seita Mevlevi Sufi Islam e um lugar onde você pode assistir a uma cerimônia do Dervixe Giratório.
  • Centro Cultural Hodjapasha – Um dos lugares mais populares para ver um show, está localizado em uma casa de banhos turco-otomana em Sirkeci.
  • Sirkeci Orient Express Hall – Perto da estação ferroviária de Sirkeci, este é outro lugar popular para ver uma apresentação do Whirling Dervish.

Visite um Hamã

O banho turco ou hammam é uma forma especial de “limpeza profunda” através de banho quente, banhos turcos, massagens e/ou esfoliação. É uma ótima opção para relaxar ou se aquecer no inverno. Os banheiros são separados para homens e mulheres. Mesmo que não seja algo para toda a família, pode ser uma ótima oportunidade para um dos pais fazer uma pausa.

Experimente algumas bebidas especiais de inverno

Istambul é um ótimo lugar para encontrar um café agradável e desfrutar de uma xícara de café turco ou do onipresente chá (çay) em qualquer época do ano. No inverno, é uma ótima oportunidade para experimentar o salep ou o boza. Salep é uma bebida quente feita de raiz de orquídea e leite com açúcar e canela. Boza é feito da fermentação de trigo, milho e milho.

Combine-os com simit turco, um anel de massa crocante coberto com sementes de gergelim. Você também pode comprá-los facilmente na rua, uma boa maneira de se aquecer se estiver passando algum tempo fora de casa.

Dê um passeio pela rua Istiklal

Esta é uma rua ampla para pedestres em Beyoglu, com inúmeras lojas, cafés e restaurantes. Vai da Praça Taksim até Galata e é bom para fazer compras ou passear muito. Na época do Natal, fica totalmente decorado.

Também é ótimo fazer um passeio no Nostalgic Tram Ride, ou no Taksim Tram , que passa pela Rua Istiklal. É um clássico teleférico vermelho, uma versão restaurada do bonde original, que foi fechado em 1966. É a melhor maneira para a família conhecer esta parte da cidade. Os ingressos estão disponíveis em quiosques em cada parada.

Há outro bonde no lado asiático da cidade, também chamado de bonde Kadiköy-Moda Nostalgia.

Faça um passeio de balsa ou um passeio de barco no Bósforo

Você ainda pode apreciar a vista panorâmica da costa de Istambul durante o inverno com um cruzeiro pelo Bósforo; apenas certifique-se de que você pode sentar-se dentro de casa. Uma alternativa mais barata é pegar uma balsa pública para o lado asiático da cidade para apreciar as lindas vistas do Corno de Ouro.

OUTROS PONTOS TURÍSTICOS DE ISTAMBUL, SE VOCÊ TIVER MAIS TEMPO

Embora muitos desses locais listados acima possam caber em um fim de semana prolongado de inverno na cidade, com 4 dias em Istambul ou mais, você também pode querer incluir paradas em:

  • Palácio Dolmabahçe: Antigo palácio otomano localizado no distrito de Besikitas, que foi residência de seis sultões e foi residência de verão de Mustafa Kemal Atatürk.
  • Museu Chora (Mesquita Kariya): Anteriormente uma igreja, Chora foi convertida em museu e depois novamente em mesquita. Ele também possui uma impressionante arquitetura interior e mosaicos. A entrada é gratuita para visitantes fora dos horários de oração.
  • Mesquita Ortakoy: Uma linda mesquita em um local pitoresco situado em frente à Ponte do Bósforo
  • Museu do Tapete: Um pequeno museu que muda frequentemente de local. Você pode aprender sobre os símbolos e detalhes da fabricação de tapetes. Alguns dos tapetes datam do século XIII e muitos deles costumavam ser exibidos na Mesquita Azul e em outras mesquitas proeminentes.
  • Museu de Pera: Museu de arte com um extenso acervo que se concentra no antigo oriente.
  • SALT Galata: Um museu de arte moderna e uma instituição de pesquisa com foco na Turquia.
    Museu de Arte Moderna de Istambul – Uma ótima maneira de vivenciar a arte de artistas turcos contemporâneos.

Visitar Istambul no inverno: ONDE FICAR

Use este mapa para encontrar as melhores ofertas de valor visitando Istambul neste inverno:

Deisi Remus

Um sagitariana legítima, louca por gatos e viagens. Saiu de Porto Alegre para encarar novos desafios em São Paulo. Formada em Moda, adora tudo sobre o universo, mas também de viver e compartilhar experiências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *