Os Bairros do centro de Nova York
Bairros do centro de Nova York: Se você está um pouco perdido com relação aos bairros de NY, te contamos tudo sobre eles.
Na parte baixa de Manhattan, conhecida como Downtown, é onde estão localizados os diversos bairros populares como Chinatown, SoHo ou Greenwich Village. Há mais coisas que vou mostrar neste artigo, mas são todas tão diferentes entre si que é surpreendente como em um espaço tão pequeno pode haver tanto contraste.
Nossa recomendação é fazer o roteiro do Centro em dois dias. Um dia você pode visitar Chinatown, TriBeCa, SoHo, NoLIta, Little Italy East Village, NoHo Greenwich e West Village e outro dia você pode visitar Meatpacking District, Chelsea, Flatiron e Gramercy. Alguns são bairros puramente residenciais que basta passear por eles, outros têm mais pontos de interesse onde perderemos mais tempo, mas ambos os percursos podem ser feitos num dia cada.
ÍNDICE
- Os bairros para ver no centro de Nova York
- Chelsea e Meatpacking
- Distrito de Flatiron, Gramercy e Union Square
- West Village, Greenwich Village e East Village
- Soho, Little Italy e Nolita
- Chinatown, uma das coisas essenciais para ver no centro da cidade
Os bairros para ver no centro de Nova York
Como falamos, o melhor plano para você aproveitar mais a experiência é fazê-la em 2 dias. E agora vamos aos bairros que você tem que conhecer no Centro.
Chelsea e Meatpacking
No passado, o bairro Meatpacking era repleto de matadouros, hoje convertidos em boutiques e casas noturnas. Aqui começa o High Line, espaço verde que ocupa o local onde antes ficava a linha do trem que transportava mercadorias pelos matadouros da região. É um dos projetos que deram uma bela cara a esta antiga zona industrial, um parque de 9 metros de altura e 5 km de extensão que atravessa o bairro de Chelsea. Você não pode perder.
Assim que você entra no bairro de Chelsea pelo sul, você encontrará o Chelsea Market (75 Ninth Ave, na 15th St). Este é outro projeto de renovação brilhante. Localizado na antiga fábrica de biscoitos Oreo, hoje reúne dezenas de estabelecimentos gastronômicos onde você pode experimentar todos os tipos de comidas gourmet . Logo atrás do mercado fica uma das entradas do High Line.
Recomendado: Atrações gratuitas em Nova York: 16 lugares imperdíveis
Chelsea também abriga o maior número de galerias de arte de Nova York. Portanto, se você passar por ali numa quinta-feira à noite, é muito provável que se depare com a inauguração de uma exposição de arte.
Distrito de Flatiron, Gramercy e Union Square
O centro da cidade começa no Flatiron District, onde está localizado o popular edifício Flatiron, aquele que mais parece a proa de um navio. Este icônico edifício Beaux Arts está planejado para ser transformado em hotel, mas ainda há inquilinos morando lá. Ao lado fica o Madison Square Park, de onde você terá as melhores vistas do edifício. A partir daqui você também pode ver outros pontos de interesse, como a moderna Metropolitan Life Tower, a sudeste, e o prédio do New York Life Insurance, a nordeste. No cruzamento da 5Av com a 23rd St fica o Eataly , um amplo espaço dedicado à gastronomia italiana.
Em Gramercy fica o Gramercy Park de mesmo nome, um jardim privado cercado em estilo inglês que lembra os da Grã-Bretanha. Com um simples passeio já é possível captar a tranquilidade que os moradores têm.
Union Square é um dos pontos de encontro mais populares dos nova-iorquinos, onde se reúnem casais, trabalhadores em intervalo para almoço, skatistas, artistas, ricos e pobres. Ao sul da praça existe um shopping center com fachada de vidro, você pode subir até o andar mais alto e contemplar a vista panorâmica da Union Square, um dos pontos chave do Centro.
West Village, Greenwich Village e East Village
O conjunto de bairros, mais conhecido como Village, é uma área pitoresca, onde os prédios residenciais baixos e com fachadas de tijolos fazem o viajante se sentir em uma cidade pequena. Em Greenwich Village fica a Washington Square, um dos pontos mais animados do bairro graças à Universidade de Nova York ali localizada. Você verá o famoso arco que tantas vezes apareceu em filmes ou séries como Friends. Nesta praça existe também uma vala comum de mais de 20 mil pessoas desde o século XIX. XIX existia um cemitério.
Mas o West Village é perfeito para passear, tomar um café em uma de suas charmosas cafeterias. Também é um lugar muito tranquilo. Se você é tão fã quanto eu da série Sex And The City, tem que visitar a casa mais fotografada de todo o bairro. Este não é outro senão o de Carrie Bradshaw, na 66 Perry St. Muito perto daqui mora a atriz que a interpreta, Sara Jessica Parker. Então você já pode adivinhar o nível das casas que se encontram nessas ruas.
Depois você pode caminhar até outro lugar icônico para os fãs da série, desta vez é a vez de Friends. Na 90 Bedford St você verá o famoso prédio de esquina onde viveram os personagens da série. Há um restaurante no térreo, mas não é o Central Perk, pois era um cenário interno inventado pelos criadores da série.
O East Village é um lugar de pichações em paredes de tijolos, arranha-céus e das pessoas mais bizarras nas ruas. Os brunches de fim de semana são comuns aqui , pois são mais baratos que nos bairros vizinhos. O East Village é o berço do punk , então você encontra muitos deles e lojas especializadas nesse tipo de roupa e estilo.
Soho, Little Italy e Nolita
Os mais fãs da moda e dos estilos mais vanguardistas não podem deixar de visitar os bairros do SoHo e NoLIta. Parecem pequenas cidades no meio do caos da cidade com as casas baixas, cada uma com seu estilo e arquitetura. No SoHo e NoLIta encontram-se as boutiques mais exclusivas e não será incomum assistir a uma sessão de fotografia Street Style numa das suas ruas.
Se gosta de arte, aqui existem diversas galerias de pintura, escultura ou fotografia , bem como espaços artísticos alternativos com entrada gratuita. Aqui não existem monumentos históricos ou locais icônicos de Nova Iorque, são bairros para passear, navegar, observar e ser visto.
A rua principal de Little Italy é a Mulberry Street, repleta de restaurantes italianos, ambiente muito animado e cheio de lembranças de seus anos de esplendor, onde os gangsters nos restaurantes. O que resta da Little Italy hoje é basicamente esta rua, então você precisará dedicar muito tempo a ela.
Chinatown, uma das coisas essenciais para ver no centro da cidade
Bem-vindo à China, este bairro incrível onde parece que você confundiu o continente e está na Ásia. Ao pisar neste bairro, os pedestres que você encontra são asiáticos, os bancos, prédios, supermercados e, claro, todos os tipos de lojas são chineses (incluindo as placas). Aqui que está localizada a maior congregação de imigrantes chineses nos EUA, então você pode imaginar o quão autêntico pode ser.
O epicentro deste bairro é o Canal St. mas também é preciso explorar as suas dezenas de vielas. Dessa forma você pode ter uma ideia do que é Chinatown. É curioso ver como chegam aqui produtos que não vemos na Europa, como caquis, lichias, couves chinesas ou estranhas peras asiáticas.
Comer aqui é bem barato comparado ao resto da cidade, então você pode aproveitar e se surpreender com a culinária chinesa. Se você não ficou convencido com os preços das sacolas exclusivas nos pontos de venda, em Chinaton você pode negociar os preços de suas centenas de falsificações. Eles têm de tudo, desde relógios Rolex até óculos de sol, roupas e bolsas Prada.
Para se sentir ainda mais na China, recomendo ao viajante visitar um de seus templos budistas, o Mahayana Tempo. Este está localizado logo na entrada da Ponte de Manhattan e possui um Buda dourado de mais de 5m sentado sobre uma flor de lótus. Outro lugar curioso é o Columbus Park , onde as pessoas praticam tai chi ou jogam fichas nas mesas. Num dos pontos de encontro social dos moradores do bairro.