O que vestir na Turquia: Um guia sobre o código de vestimenta turco
O que vestir na Turquia: Sendo um país secular, os visitantes da Turquia desfrutam de grande liberdade no que podem vestir, especialmente em estâncias costeiras; mas fora dos circuitos habituais, é importante reconhecer que a maioria das pessoas na Turquia são muçulmanas e que, fora dos resorts de praia, deveríamos vestir-nos de forma um pouco mais conservadora do que talvez o faríamos em casa.
A Turquia é vasta e passa por estações distintas, e é importante considerar isso ao determinar o que vestir, além de levar em conta o sentimento local. Reunimos este guia prático para ajudá-lo a fazer escolhas sábias sobre o que vestir na Turquia.
O que vestir na Turquia
Neste guia do código de vestimenta turco, falaremos:
- Como as pessoas se vestem na Turquia?
- O que as mulheres devem vestir quando visitam a Turquia?
- O que os homens devem vestir na Turquia?
- O que as crianças devem vestir na Turquia?
- O que devo vestir na Turquia no inverno?
COMO AS PESSOAS SE VESTEM NA TURQUIA?
Vestido Tradicional Turco
O traje tradicional da Turquia remonta à era otomana. Cada região tem seu traje tradicional específico, caracterizado por vestidos coloridos lindamente bordados, saias, lenços, xales e cocares de moedas para mulheres; calças largas ( salvar ), camisas e coletes ou jaquetas ( yelek ) para homens.
Ao longo da história do Império Otomano, foram aprovadas leis que ditavam quem deveria vestir o quê, de acordo com sua posição na sociedade. Isto atingiu o auge sob o governo de Solimão I, que encorajou os ricos a usar roupas opulentas feitas de materiais caros como veludo, brocado e pele.
No início do século XX, muitos turcos adotaram trajes mais modestos, com as mulheres preferindo o hijab islâmico (lenço na cabeça) e a abaya (um sobretudo longo que cobre a pele do pulso ao tornozelo). Os homens mais ricos passaram a usar ternos de estilo ocidental e um turbante ou fez (um chapéu vermelho com borla preta) na cabeça, enquanto os menos abastados continuaram a usar formas mais simples dos trajes mais tradicionais.
Quando a moderna República Turca foi fundada em 1923, o seu primeiro presidente, Mustafa Kamal Ataturk, procurou manter a religião e a segregação social que existia sob o domínio otomano fora dos assuntos de Estado.
Num esforço para remover o simbolismo religioso da vida pública, ele aprovou uma série de leis relativas ao vestuário, incluindo a ‘Lei do Chapéu’ de 1925, que punia qualquer pessoa apanhada a usar um fez com pena de prisão e trabalhos forçados.
O uso do hijab foi ativamente desencorajado, embora não tenha sido formalmente proibido em edifícios públicos até a década de 1980. Em 2013, a proibição foi anulada e as mulheres (na maioria das funções) são agora livres de escolher se querem ou não cobrir a cabeça no trabalho.
Traje diário na Turquia hoje
O que você verá a população local vestindo dependerá de onde você estiver na Turquia. Nas áreas costeiras da Turquia, a maioria das pessoas prefere roupas de estilo ocidental, enquanto as pessoas do interior tendem a se vestir de maneira um pouco mais conservadora. Nas grandes cidades, as pessoas usam de tudo, desde jeans e camisetas até a burca islâmica completa.
O QUE AS MULHERES DEVEM VESTIR QUANDO VISITAM A TURQUIA?
O que você deve vestir depende muito de onde você irá e do que fará na Turquia.
Se você está principalmente relaxando na praia e se hospedando em resorts turísticos como Marmaris e Bodrum, você pode fazer praticamente o que quiser. Não há problema em usar coletes e shorts, mas desaconselhamos o uso de shorts muito curtos, a menos que você queira atrair um tipo específico de atenção!
Onde quer que você esteja, é útil ter uma camisa ou kaftan para cobrir caso se sinta desconfortável.
Ao visitar Ancara ou áreas da Turquia central, deve-se usar trajes modestos. Você não precisa cobrir do pulso ao tornozelo, mas certifique-se de que seus ombros, decote e joelhos estejam cobertos.
Sugerimos usar saias longas e largas, calças compridas ou curtas e blusas largas, ou maxi vestidos com mangas ou bolero. Leggings e um top longo estilo kaftan também seriam uma boa alternativa.
O que vestir em Istambul
Istambul é uma cidade bastante liberal, mas, novamente, é uma boa ideia evitar shorts curtos e qualquer coisa muito apertada. Sugerimos cobrir os ombros e joelhos ao visitar esta cidade incrivelmente diversificada para evitar atenção indesejada.
Que tipo de calçado devo usar na Turquia?
Para longos dias de passeios turísticos, recomendamos calçados resistentes e antiderrapantes ou sandálias com meias de algodão para toda a família. A última coisa que alguém quer é bolhas dolorosas sob os pés estragando a viagem!
Nas cidades e estâncias turísticas costeiras, os passeios são geralmente bons e não terá problemas em usar sandálias e chinelos mais delicados.
Vestindo-se para o calor do verão na Turquia
Faz muito calor na Turquia – até 45 graus Celsius no verão – por isso recomendamos materiais naturais leves, como algodão e linho, quando viajar entre abril e outubro.
Calças de linho (compridas ou curtas) e camisas de manga comprida ou kaftans também são boas opções para visitar sítios arqueológicos como Éfeso ou explorar a paisagem mágica da famosa Capadócia. Além de serem escolhas modestas, essas roupas ajudam a protegê-lo do sol forte e contra picadas de insetos incômodos.
Preciso cobrir minha cabeça na Turquia?
Você só precisa cobrir a cabeça se visitar uma mesquita ou outro local de importância religiosa. Se você estiver visitando esses lugares, deve vestir-se de maneira conservadora, com roupas largas que cubram toda a pele, do pulso ao tornozelo, além de usar um lenço na cabeça.
RECOMENDADO: 14 lugares para visitar na Turquia no inverno
Posso usar biquíni na Turquia?
Sim. Você pode usar biquíni em qualquer hotel, piscina ou praia da Turquia sem se meter em encrencas. Você verá pessoas vestindo todos os tipos de trajes de banho, desde homens em sungas até mulheres em burquínis completos. O que quer que você use na praia ou na piscina, é educado cobrir-se com um kaftan ou vestido ao sair da beira-mar.
O QUE OS HOMENS DEVEM VESTIR NA TURQUIA?
Os homens devem usar shorts ou calças e camisa ou camiseta durante os meses de verão. Sugerimos evitar calções muito curtos em qualquer lugar longe da praia e também desaconselhamos o uso de qualquer coisa com slogans ou símbolos religiosos ou políticos. Os homens também devem evitar andar sem camiseta.
O QUE AS CRIANÇAS DEVEM VESTIR NA TURQUIA?
Os meninos podem usar shorts e camisetas, e as meninas podem usar shorts e tops ou vestidos de verão da mesma forma que fariam nos países ocidentais. As meninas mais velhas ou que parecem mais velhas e estão atingindo a puberdade devem seguir os conselhos dados sobre o código de vestimenta das mulheres na Turquia.
Não se esqueça de levar chapéus, óculos escuros e protetor solar, pois o sol turco pode ser muito forte mesmo nos meses mais frios.
O QUE DEVO VESTIR NA TURQUIA NO INVERNO?
O segredo para se vestir na Turquia entre outubro e abril é ter muitas camadas. Nos meses de inverno, as temperaturas podem cair bastante, mas alguns dias ainda podem ser quentes e ensolarados. Não é incomum vivenciar algo como as quatro estações em um dia ao longo da costa!
Por isso, ter um cardigã e uma jaqueta leve é fundamental, além de chapéu, luvas e cachecol que podem ser facilmente retirados quando o sol sai!
O clima se torna mais extremo quanto mais para leste você viaja. As temperaturas caem de mais de 40 graus Celsius no verão para bem abaixo de zero em dezembro, e a neve pesada pode deixar muitas áreas intransitáveis.
Por esta razão, recomenda-se um casaco de inverno de boa qualidade e roupas íntimas térmicas se você estiver viajando pelo centro e leste da Turquia entre novembro e abril