América do Sul
América do Sul,  Argentina,  Chile,  Equador,  Peru

Melhores lugares para visitar na América do Sul

América do Sul: Quando se trata de destinos verdadeiramente épicos, alguns dos melhores lugares para visitar na América do Sul estão no topo! Desde gloriosas cadeias de montanhas, vida selvagem, locais explicáveis, paisagens de outro mundo e muito mais. Esta lista tem tudo!

MELHORES LUGARES PARA VISITAR NA AMÉRICA DO SUL

Brasil 🇧🇷

Ilha Grande

A poucas horas do Rio de Janeiro fica a Ilha Grande. Com os seus quase 200km 2 a ilha faz jus ao seu nome. Além de duas horas de estrada, é preciso atravessar até a Ilha Grande de barco ou balsa. Embora possa parecer um pouco complicado de chegar, vale a pena viajar para Ilha Grande. Você pode facilmente ir sozinho ou reservar a viagem através de uma das muitas agências de viagens do Rio.

Ilha Grande é um dos melhores lugares para se visitar na América do Sul se você quiser fugir da cidade grande e se aproximar da natureza. Quase não há carros por lá e a natureza está bem preservada; na verdade, toda a ilha é um parque nacional protegido. Ainda assim, a cidade principal tem alguns hotéis e albergues para todos os tipos de viajantes. Se você quiser ficar em um albergue isolado na selva, você pode encontrá-lo facilmente aqui. Se você quiser algo na praia, você pode facilmente escolher.

Há muitas atividades para fazer na ilha e tem algumas das praias mais bonitas que você verá no Brasil e talvez no mundo. Você pode relaxar em uma praia perto da cidade principal, mas as praias mais isoladas também podem ser alcançadas por caminhada, balsa ou barco-táxi.

Só para citar algumas das atividades disponíveis na Ilha Grande você pode caminhar pela ilha, se refrescar em lindas cachoeiras, mergulhar ou fazer um passeio de barco. Se você cansar de praia e caminhadas você pode alugar uma bicicleta ou caminhar até a segunda cidade da ilha, Dois Rios. A cidade tem, claro, mais praias, mas também uma prisão abandonada, agora um museu gratuito. Com tudo isso dito, Ilha Grande é um destino obrigatório para quem gosta de natureza isolada, caminhadas, praia e belas águas azuis.

Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Nordeste do Brasil, é um dos lugares mais deslumbrantes que já vi durante minhas viagens – e eu recomendo fortemente colocá-lo na sua lista de destinos da América do Sul. Facilmente um dos melhores lugares para se visitar na América do Sul e um dos mais interessantes.

Localizada no estado do Maranhão, Lençóis Maranhenses abriga vastas paisagens desérticas com altas dunas de areia branca – e lagoas de água azul após a longa estação de chuvas. Embora esta parte do Parque Nacional seja a mais famosa – você também pode encontrar manguezais.

O Pantanal

Embora a floresta amazônica seja provavelmente o destino mais famoso da América do Sul para observar a vida selvagem e interagir com a natureza, na verdade não é onde você tem a melhor chance de ver os animais selvagens nativos do continente. Essa distinção vai para o Pantanal, que fica no extremo oposto do continente, abrangendo o sul do Brasil e a Bolívia.

O lado brasileiro é onde está toda a infraestrutura turística, então é aqui que você vai querer ir para o seu passeio pelo Pantanal. Mas o que é o Pantanal? É a maior zona húmida do mundo e neste ecossistema pantanoso vivem tamanduás, tatus, ariranhas e muitos outros mamíferos. O mais famoso deles é a onça.

A razão pela qual o Pantanal é um ótimo lugar para observar a vida selvagem é por causa de seus amplos espaços abertos. Ao contrário da floresta tropical, os animais aqui não têm muitos lugares para se esconder, por isso é muito mais fácil identificá-los.

É também um paraíso para os observadores de pássaros e, especialmente durante a estação seca, muitas espécies diferentes de aves vêm aqui para nidificar e procriar. Algumas das espécies mais conhecidas e coloridas que você pode ver incluem tucanos, araras azuis e a cegonha jabiru, que se tornou o símbolo do Pantanal.

Devido às mudanças climáticas, as estações tornaram-se um pouco imprevisíveis aqui ultimamente. A estação seca começava em julho e terminava em outubro, mas hoje em dia parece que as chuvas chegam muito mais cedo. Setembro ainda é o melhor mês para uma viagem ao Pantanal, pois significa evitar as chuvas e também as hordas de turistas que tiram férias em julho.

Pipa, no Rio Grande do Norte

O Nordeste do Brasil é conhecido por seus quilômetros e quilômetros de belas praias paradisíacas. Ao longo de todo litoral pequenas cidades litorâneas se tornaram famosas por sua beleza, e Pipa, no Rio Grande do Norte, não é diferente. O que é diferente em Pipa, porém, é a população de golfinhos que reivindicaram o litoral da região como seu lar.

Embora sejam totalmente selvagens e livres para entrar em mares mais profundos como quiserem, os golfinhos são atraídos para as águas mais rasas pelos peixes que podem ser encontrados perto da costa. Não se incomodando com os humanos que desfrutam das belas praias da região, os golfinhos são avistados com frequência, às vezes surgindo a poucos metros de nadadores ou surfistas desavisados.

A melhor maneira de sair e ver os golfinhos é sem dúvida alugar um caiaque, remar até o mar e esperar que as criaturas incríveis passem por você. Estar tão perto de golfinhos aproveitando livremente a vida em seu habitat natural é uma sensação como nenhuma outra!

Peru 🇵🇪

Trilha Inca – Machu Picchu

A Trilha Inca até as ruínas da cidadela de Machu Picchu é sem dúvida uma das 5 melhores caminhadas do Peru e um dos lugares mais procurados para se visitar na América do Sul.

Esta rota clássica normalmente leva quatro dias para ser percorrida, serpenteando pelas montanhas andinas, selva densa, florestas nubladas, passagens nas altas montanhas e uma série de notáveis ​​sítios arqueológicos incas ao longo do caminho.

Machu Picchu é uma das Novas Sete Maravilhas do mundo, e sua imagem entre as nuvens é um ícone das viagens mundiais, o que a torna um dos melhores lugares para se visitar na América do Sul. Construído no século XIII, o complexo é considerado um dos maiores feitos de engenharia da humanidade. Na Trilha Inca você segue os passos de milhares de povos incas que carregaram tijolos de pedra seca e pedras em grandes altitudes para tornar possível sua construção.

Caminhar pela Trilha Inca não é tarefa fácil e requer uma preparação cuidadosa. Mas a recompensa por alcançá-lo é uma lembrança que durará a vida toda. Embora você possa visitar Machu Picchu de trem saindo da cidade de Cusco, somente pela Trilha Inca você pode descer até lá desde a Porta do Sol às primeiras luzes do amanhecer para uma perspectiva verdadeiramente única.

Huaraz

A América do Sul está repleta de destinos que merecem estar na lista de qualquer viajante, mas um dos nossos favoritos e particularmente adequado para quem gosta de atividades ao ar livre e caminhadas é a pequena cidade de Huaraz, no norte do Peru.

Huaraz está um pouco fora dos roteiros mais conhecidos e, para ser sincera, a cidade não é tão bonita, mas a movimentada cidade serve como porta de entrada para a belíssima Cordilheira Branca do Peru. Essas montanhas fazem de Huaraz um destino de classe mundial para caminhadas e trekking, digno da lista de desejos de qualquer amante da natureza. A Cordilheira Branca apresenta várias montanhas que atingem mais de 6.000 m, incluindo Huascaran, a montanha mais alta do Peru com 6.768 m.

Algumas das caminhadas mais populares são a caminhada de 3 a 4 dias em Santa Cruz e a Laguna 69, mas há muitas outras caminhadas menos conhecidas que são igualmente bonitas. Por exemplo, o Monte Mateo, a 5.165 m, é um pico facilmente alcançável, dada a sua altitude, e fornece uma boa introdução à viagem pelas geleiras. Se você tiver muito tempo disponível, a caminhada de mais de 8 dias em Huayhuash é um sério candidato à lista de desejos, pois cobre muito terreno na cordilheira.

A caminhada em Huaraz ( https://www.zentravellers.com/huaraz-trekking/ ) é uma das melhores do mundo, então coloque esse destino na sua lista de desejos!

Montanha Arco-Íris

A montanha arco-íris, ou montaña de siete colores, nem sempre foi uma atração turística no Peru. Em 2015, ninguém sabia da montanha do arco-íris. Mas logo depois de 2015, a camada de neve que cobria a montanha derreteu, tornando-a um dos melhores lugares para se visitar na América do Sul, se você puder fazer a caminhada.

Montanha Arco-Íris

Debaixo da camada de neve havia uma montanha diferente das outras. Os padrões específicos de intemperismo e os depósitos minerais nesta montanha deram-lhe muitas cores diferentes. Daí o local passou a chamá-la de montanha das sete cores, ou montanha do arco-íris. Esse recurso exclusivo é algo que precisa estar na sua lista de desejos na América do Sul.

Uma coisa a saber é que esta montanha não é apenas para qualquer um visitar. Situa-se a uma altitude de 5.200 metros em relação ao nível do mar. Nessa altitude, o nível de oxigênio é cerca de metade do nível do mar. Mas se você está me perguntando, é isso que tornará sua caminhada até a montanha do arco-íris ainda mais memorável. Certifique-se de se recompensar com uma das comidas tradicionais que você deve experimentar no Peru após a caminhada.

Nazca

Não há nada tão único e emocionante quanto fazer um voo turístico sobre as Linhas de Nazca, no Peru. Vistas de cima, essas linhas gravadas na paisagem seca assumem a forma de antigos geoglifos. Vários animais e figuras humanas estão representados, incluindo uma baleia, um beija-flor, uma aranha e o que parece ser um astronauta.

As Linhas de Nazca estão rodeadas de mistério, ninguém sabe ao certo o significado e o propósito das linhas. Durante um vôo, contemplar as diferentes teorias é uma distração bem-vinda do enjôo provocado pelas inclinações acentuadas que o piloto faz para dar aos passageiros a melhor visão das linhas.

Num esforço para proteger estas criações intrigantes da civilização Nazca, as linhas foram nomeadas Património Mundial da UNESCO.

Os geoglifos estão espalhados entre as cidades de Nazca e Palpa, no sul do Peru. Os voos turísticos partem de vários locais, incluindo Nazca, Ica e Pisco.

Trilha pelo Cânion do Colca

A caminhada pelo Canyon Colca, no Peru, pode não ser tão famosa quanto a trilha Inca ou Machu Pichu, mas é igualmente impressionante. É duas vezes mais profundo que o Grand Canyon nos EUA e abriga o condor andino. Uma das maiores aves do mundo. O Cânion do Colca é o melhor lugar para vê-los.

Trilha pelo Cânion do Colca

A caminhada pelo Canyon Colca é uma caminhada desafiadora, mas gratificante, que pode ser feita em 2 ou 3 dias. Ainda mais se você gosta de passar um tempo nas aldeias por onde passa. As pessoas que vivem aqui muitas vezes ainda usam suas roupas tradicionais coloridas. Principalmente os vestidos que as mulheres usam são muito bonitos.

O Cânion do Colca é, portanto, interessante para aqueles que amam a cultura e a natureza. O Cânion do Colca possui uma rica flora e fauna e além do condor andino existem mais de 100 espécies de aves. Outros animais incluem gatos selvagens, raposas andinas, roedores e lagartos.

É uma subida longa e íngreme para entrar e sair do cânion, mas você aproveitará cada minuto. A paisagem é bem diferente do resto do Peru e as vistas são espetaculares. Não há melhor maneira de explorar o Cânion do Colca do que caminhando por ele. A caminhada pelo Colca Canyon definitivamente deveria estar na sua lista de desejos na América do Sul.

Argentina 🇦🇷

Cataratas do Iguaçu

As espetaculares Cataratas do Iguaçu têm 275 quedas individuais que se estendem por 2.700 m e constituem o maior sistema de cachoeiras do mundo. Este é um dos locais turísticos mais populares da América do Sul, semelhante a Machu Picchu, haverá milhares de turistas, mas é um local tão deslumbrante que você esquece todos os outros visitantes.

O sistema de cachoeiras conecta o estado de Misiones, na Argentina, e o estado brasileiro do Paraná. Os visitantes podem chegar às cataratas; Foz do Iguaçu no Brasil, Puerto Iguazu na Argentina ou de Ciudad del Este no Paraguai. As Cataratas do Iguaçu estão localizadas na Argentina, Patrimônio Mundial da UNESCO.

O rio Iguaçu atravessa o Brasil na maior parte de seu curso, mas a maioria das cataratas fica no lado argentino. Abaixo de onde se junta ao rio San Antonio, o rio Iguaçu forma a fronteira entre a Argentina e o Brasil. Muitos viajantes querem saber qual lado é melhor visitar, Brasil ou Argentina.

Pergunta difícil, mas de ambos os lados é um item definitivo da lista de desejos. Achei irreal a vista panorâmica do lado brasileiro, uma rede de 275 cachoeiras com arco-íris por todos os lados e entrando direto na garganta do Diabo, prepare-se para se molhar! O lado argentino é uma experiência fantástica com 15 km de trilhas com vistas espetaculares. Caminhar até a beira da garganta do Diabo e ver aquela massa de água caindo bem na sua frente foi espetacular.

Patagônia

Nenhuma viagem à Patagônia argentina está completa sem visitar o icônico Glaciar Perito Moreno. O povo argentino concorda, tendo votado recentemente para incluir Perito Moreno e o parque nacional circundante nas 7 Maravilhas Naturais oficiais da Argentina.

Perito Moreno faz parte de um campo de gelo muito maior, incluindo várias geleiras na Argentina e no Chile. No entanto, o que torna esta geleira tão especial é a sua acessibilidade. Qualquer pessoa pode chegar lá simplesmente pegando um ônibus em El Calafate. Não é necessário nenhum passeio caro de catamarã ou caminhada difícil.

Chegando lá, não se pode deixar de passear pelo sistema de passarelas e plataformas construídas em frente ao glaciar. Leve uma garrafa de vinho para saborear enquanto observa pedaços de gelo do tamanho de um iceberg se desprenderem do rosto de Perito Moreno e caírem na água em uma explosão sonora. Isso acontece porque Perito Moreno é uma das poucas geleiras do mundo que ainda cresce. À medida que cresce, a frente da geleira torna-se instável e enormes pedaços de gelo se desprendem. É um show inesquecível de se vivenciar.

Para uma verdadeira experiência de lista de desejos, faça trekking no Perito Moreno. O passeio Big Ice levará você às profundezas da geleira por horas, terminando o dia com um passeio de barco pelo lago enquanto você saboreia um uísque derramado sobre o gelo glacial.

Bolívia 🇧🇴

Salar de Uyuni

O Salar de Uyuni (Salar de Uyuni) é um dos itens da lista de desejos da América do Sul que você não pode perder. Situado na Bolívia, a cerca de 3.600 m (12.000 pés), o Salar de Uyuni é o maior salar do mundo, com 11.000 km2. Costumava ser um lago há milhões de anos e, depois que secou, ​​o que restou foi um deserto parecido com uma planície de sal.

Salar de Uyuni

Uma das características mais famosas do Salar de Uyuni é seu reflexo perfeito durante a estação chuvosa. Muitos o chamam de o maior espelho do mundo e visitantes vêm de todo o mundo durante a estação chuvosa apenas para obter este reflexo perfeito. Existem passeios que você pode fazer para testemunhar esta vista deslumbrante em uma excursão de 1 ou 3 dias. Além da interminável planície de sal branca, existem formações rochosas únicas, ilhas de cactos e cavernas interessantes que você pode explorar com esses passeios em Slat Flats.

Não existem muitos lugares no mundo como o Salar de Uyuni e visitar este lugar é uma experiência única na vida. A indústria do turismo ainda é jovem e não há muitos hotéis perto das Salinas. Você realmente experimentará algo único e belo ao visitar as Salinas da Bolívia.

Chile 🇨🇱

Ilha da Páscoa

Geograficamente, a Ilha de Páscoa não está localizada no continente sul-americano, mas faz parte do Chile. É um voo de seis horas para Hanga Roa saindo de Santiago do Chile e, embora a Ilha de Páscoa seja agradável de visitar por si só, há algumas atividades que você pode fazer aqui.

Uma das coisas únicas a fazer aqui é participar da Maratona da Ilha de Páscoa. Este evento acontece no início de junho de cada ano, e as 250 vagas disponíveis são rapidamente preenchidas por candidatos de todo o mundo. Uma das maneiras mais fáceis de ingressar é por meio de um grupo de viagens como o Marathon Tours and Travel, mas você também pode organizá-lo de forma independente.

Veja também: Melhor Época para Viajar para o Chile

Correr a Maratona da Ilha de Páscoa é uma das corridas mais legais que um corredor pode experimentar. No dia da corrida, os corredores podem assistir a uma missa católica única, às 8h. Nesta igreja, eles celebram uma missa polinésia com canções Rapa Nui. O serviço religioso é oficiado pelo sacerdote chefe com touca de penas e assistido por moradores locais com seus melhores chapéus de domingo. Após a missa, os corredores dirigem-se ao único campo de futebol da ilha para iniciar a corrida.

O percurso da Maratona de Rapa Nui segue uma rota de 21 km de Hanga Roa até a Praia de Anakena, no outro lado da ilha. Então, você se vira para voltar à linha de chegada no centro da cidade. Na linha de chegada no porto de Hanga Roa, os corredores são recebidos por uma icônica cabeça de pedra moai antes de participarem da celebração de premiação no átrio local.

São Pedro do Atacama

Existem apenas alguns lugares na Terra que conseguem fazer você se sentir como se de alguma forma tivesse se transposto para a lua. As paisagens que cercam a cidade de San Pedro de Atacama, no Chile, são uma delas.

São Pedro do Atacama

Não são apenas as salinas brancas ofuscantes que se estendem em direção ao horizonte como uma calçada caiada, nem os gêiseres El Tatio, que fumegam suavemente, onde uma nuvem de vapor se dissipa no ar. É apenas algo sobre as paisagens infinitas do deserto ondulado, onde, além das bordas da planície, a terra se eleva em direção aos picos arredondados de vulcões distantes.

Não é apenas um lugar verdadeiramente fascinante de se ver, mas também um playground de aventuras. Desça com prancha de areia pelas encostas varridas pelo vento do Valle de la Muerte (Vale da Morte) antes de subir ao Valle de la Luna (Vale da Lua) para um pôr do sol espetacular. No dia seguinte, flutue em piscinas altamente salinas ou admire flamingos se alimentando em lagoas salinas antes de ir a um observatório para observar estrelas que parecem tão próximas aqui iluminar o céu como nada que você já viu antes.

A única desvantagem deste destino incrível é o quão popular ele é entre outros viajantes. Evite dezembro a fevereiro, quando as hordas chegam; De julho a agosto pode ser mais calmo, mas o inverno pode causar o fechamento de estradas. Todas as acomodações, opções gastronômicas e empresas de turismo estão localizadas em San Pedro de Atacama e quem tem espírito aventureiro vai achar a viagem melhorada alugando um carro e percorrendo a região por conta própria.

Colômbia 🇨🇴

Parque Nacional Tayrona

Um dos melhores lugares para visitar na América do Sul que deveria estar na sua memória é o Parque Nacional Tayrona, na Colômbia! Localizado na costa caribenha, no norte do país, este parque nacional é o lugar perfeito para fazer uma longa caminhada na selva exuberante, bem como para desfrutar das belas praias e litorais.

Parque Nacional Tayrona

Embora você possa fazer uma viagem de um dia saindo de Santa Marta, recomendo visitar Tayrona por dois dias e passar uma noite dentro do parque.

Após algumas horas de caminhada desde a entrada do parque, você chegará à praia principal (chamada El Cabo San Juan). Não espere nenhum hotel ou outras instalações aqui. Embora exista um restaurante que vende bebidas e comidas, a forma de passar a noite aqui é alugando uma das redes ou barracas, que ficam bem na praia.

Certifique-se de chegar à praia não muito tarde, pois as redes são alugadas por ordem de chegada e não podem ser pré-reservadas com antecedência. Chegando lá e reservando sua rede para passar a noite, você poderá curtir as praias, fazer outras caminhadas ou conhecer outros viajantes, já que a praia é um lugar bastante social. A noite na rede foi uma experiência divertida e recomendo fortemente visitar Tayrona quando for mochilar na Colômbia !

Vale do Cocora

Muitas vezes descrevi a caminhada no Vale Cocora, na Colômbia, como uma exploração de um mundo que é um cruzamento entre a Irlanda e The Lorax, do Dr. Seuss – e com uma descrição como essa, não há dúvida de que este vale pertence aos melhores lugares para visitar em Lista da América do Sul!

Localizado perto de Salento, no deslumbrante triângulo cafeeiro da Colômbia, o Vale Cocora é caracterizado por suas altas palmeiras de cera, que crescem até 60 metros de altura e são consideradas as palmeiras mais altas do mundo.

Caminhar pelo Vale Cocora pode ser feito em cerca de cinco horas, mais ou menos, e as vistas são de tirar o fôlego. Não deixe de levar um piquenique, pois há muitos lugares para descansar e apreciar a vista com uma refeição rápida na mão.

Existem várias opções de trilhas, mas se você estiver disposto, as trilhas mais difíceis que permitem subir mais alto e ver o vale de cima valem absolutamente o esforço.

Não é do tipo que faz caminhadas? Não se preocupe – se você quiser adicionar o Vale do Cocora ao seu itinerário na Colômbia , mas não quiser fazer caminhadas, passeios a cavalo também estão disponíveis e são uma adição absolutamente deliciosa ao seu tempo no triângulo cafeeiro da Colômbia.

Cartagena

Um dos lugares mais coloridos e melhores para se visitar na América do Sul é Cartagena, na Colômbia. A cidade está repleta de uma cultura de beleza, praias, comida incrível, história e está repleta de ruas coloridas que manterão sua câmera clicando o dia todo.

Equador 🇪🇨

Navegue pela Amazônia

Fazer um cruzeiro pelo rio Amazonas deve estar na sua lista de desejos na América do Sul se você ama a vida selvagem e a natureza. Como a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia é famosa por sua biodiversidade de plantas e vida selvagem, tornando-a um dos melhores lugares para se visitar na América do Sul.

Distribuídas por 9 países da América do Sul, as opções para vivenciar a Amazônia são muitas. O Equador é uma ótima escolha devido aos seus alojamentos ecológicos e aos cruzeiros acessíveis pelo rio Amazonas. Outra ótima maneira é a Amazônia através do Peru.

Como um dos lugares com maior biodiversidade do planeta, fazer um cruzeiro fluvial pela Amazônia equatoriana é uma ótima maneira de ver a incrível flora, fauna e vida selvagem. Durante meu cruzeiro pelo rio, avistamos 6 espécies de macacos, sucuris, crocodilos, botos, araras, tucanos e preguiças! Cruzar o rio Amazonas no Equador foi um dos destaques da minha estadia na América do Sul e uma experiência que nunca esquecerei.

Galápagos

Galápagos é um destino incrível e um dos melhores lugares para se visitar na América do Sul. Explorar este grupo de ilhas ao largo da costa do Equador é uma experiência cativante, tanto acima como abaixo da água. As paisagens, marinhas e vida selvagem endêmica encontradas nas Ilhas Galápagos são como em nenhum outro lugar do planeta.

Este Parque Nacional e Patrimônio Mundial da UNESCO faz jus à sua reputação de museu vivo. Simplesmente caminhando pelas ilhas, os visitantes quase podem tropeçar nas muitas iguanas e leões marinhos que abundam. O terreno vulcânico e os túneis de lava são fascinantes para percorrer, e você pode até encontrar as icônicas tartarugas gigantes ou atobás de patas azuis ao longo do caminho.

No entanto, praticar snorkeling e mergulho nas Galápagos revela um mundo fascinante sob o mar. Uma abundância de peixes tropicais, tartarugas marinhas e até tubarões-martelo são avistados regularmente. É até possível nadar com pinguins brincando no mar perto da costa de algumas ilhas!

Para viajar para Galápagos, há voos diários do Equador continental que sobrevoam o Pacífico até Galápagos. É lá que muitos visitantes podem se transferir para barcos liveaboard para explorações aprofundadas nas 19 ilhas que formam o Arquipélago de Galápagos. Para uma alternativa mais econômica aos cruzeiros em Galápagos, também é possível explorar quatro ilhas de forma independente e depois fazer passeios de um dia para ilhas mais distantes.

No entanto, seja qual for a sua escolha para descobrir Galápagos, é definitivamente um lugar surpreendente que vale a pena ter firmemente na sua lista de desejos da América do Sul.

Deisi Remus

Um sagitariana legítima, louca por gatos e viagens. Saiu de Porto Alegre para encarar novos desafios em São Paulo. Formada em Moda, adora tudo sobre o universo, mas também de viver e compartilhar experiências!