14 lugares para visitar na Turquia no inverno
Lugares para visitar na Turquia no inverno: Planejando uma aventura fora de temporada na Turquia (Türkiye)? Aqui estão 14 lugares maravilhosos para visitar no inverno, todos com atividades especiais em climas frios e paisagens mágicas de neve.
Desde estações de esqui e passeios de balão no inverno até banhos em fontes termais ao ar livre, há muitas coisas para fazer na Turquia no inverno.
Passeie pelas ruas de Istambul com os habitantes locais, desfrute de um tratamento relaxante de hammam, desça as pistas ou explore sítios arqueológicos distantes sem as multidões.
Pode ser época de entressafra, mas as cidades costeiras da Turquia nunca perdem o seu brilho, enquanto as maravilhas naturais do país assumem um novo tipo de brilho: todos os lagos congelados, montanhas com cristas de gelo e cavernas cobertas de neve.
O inverno na Turquia é um deleite especial e algo que você não esquecerá tão cedo. Aqui estão os 14 principais lugares aprovados para visitar no inverno.
Dentro deste guia:
- Istambul
- Capadócia
- Ani, um dos lugares mais subestimados para visitar na Turquia no inverno
- Lago Cildir
- Palácio Ishak Paxá
- Pamukkale
- Éfeso
- As montanhas Kackar
- Bolu
- As montanhas do vale
- Parque Nacional Aladaglar
- Esmirna
- Mardin
- Bursa
Melhores lugares para visitar na Turquia no inverno
1. ISTAMBUL
A maior cidade da Turquia é o melhor destino para férias na cidade no inverno. Quando o tempo está frio e há muito poucas pessoas nas ruas, o tesouro de atrações e experiências especiais de Istambul durante todo o ano ganha destaque. Os pontos de referência populares nesta cidade eternamente bela, que ficam lotados durante o verão, estarão bastante vazios no inverno – então aproveite isso.
Istambul oferece uma variedade de locais para visitar, desde museus fascinantes a jardins tranquilos e bazares movimentados. Existem muitos restaurantes e cafés incríveis onde você pode se deliciar com iguarias turcas para listar. Comece todas as manhãs como os habitantes locais, com uma xícara fumegante de café turco, uma tradição culinária listada pela UNESCO.
As fortalezas e cisternas de Istambul recontam a história da cidade e o seu complexo património. Entre os lugares de Istambul que você deve visitar estão suas mesquitas históricas, a Hagia Sophia, a Mesquita Ortakoy e a Mesquita Azul, o Palácio Topkapi, Taksim, a Cisterna da Basílica, a Torre Galata , o Museu de Artes Turcas e Islâmicas e, claro, o Grande Bazar e Bazar de Especiarias.
No final de um grande dia de passeios turísticos, relaxe e aqueça-se com uma viagem aos mundialmente famosos banhos turcos.
2. CAPADÓCIA
Graças às suas belas paisagens, história cativante e passeios de balão de ar quente dignos de uma lista de desejos, a Capadócia continua a ser uma das principais atrações da Turquia durante os meses de inverno.
Os visitantes da Capadócia no inverno podem achar que é mais agradável do que no verão, quando multidões se aglomeram na região e as temperaturas disparam. Geralmente há muita neve na Capadócia do final de novembro até o início de março, aumentando a atmosfera.
As paisagens deslumbrantes da Capadócia, criadas a partir de séculos de erupções vulcânicas, são inesquecíveis. Independentemente da época do ano, este cenário acidentado e sereno é extraordinário. Aqueles com espírito aventureiro acharão o clima seco da Capadócia propício para caminhadas.
Quando você visita a Capadócia, os hotéis cavernas são o lugar para ficar . Os Capadócios construíram as suas cidades subterrâneas há muitos milhares de anos e agora existe uma grande variedade de hotéis românticos e acolhedores aninhados na paisagem. A culinária da Capadócia é perfeita para o inverno, principalmente os espetinhos de barro.
3. ANI, UM DOS LUGARES MAIS SUBESTIMADOS PARA VISITAR NA TURQUIA NO INVERNO
Uma das atrações turísticas menos visitadas do país, Ani é outro lugar na Turquia que realmente chama a atenção nos meses mais frios. Localizada no extremo leste do país, Ani é uma antiga cidade armênia na fronteira da Turquia e da Armênia, a apenas 40 minutos de carro de Kars.
Um destaque das Ruínas de Ani são as muitas grandes igrejas armênias medievais, que refletem aquelas vistas nas cidades armênias modernas, como Gyumri. Em breve você verá por que Ani foi apelidada de ‘Cidade das Mil e Uma Igrejas e Quarenta Portões’.
O verão pode ser a alta temporada, mas não é a época ideal para visitar Ani. Em vez disso, é muito mais poderoso testemunhar essas ruínas antigas no topo de colinas cobertas de neve durante o inverno. Quando estiver na província de Kars, não perca uma viagem ao congelado Lago Cildir.
4. LAGO CILDIR
Uma viagem fácil de um dia saindo de Kars ou uma parada na rota Dogu Express, o Lago Cildir (“o lago das sombras”) é um dos destinos de inverno mais essenciais da Turquia. Tal como o vizinho planalto de Javakheti, mesmo na fronteira com a Geórgia, que em breve será ligado a esta região por serviços ferroviários de passageiros, esta área experimenta condições semelhantes às do Ártico.
Congelado por até oito meses por ano, o Lago Cildir é um lugar onde você pode vivenciar paisagens de inverno maravilhoso no outono e durante a primavera. As atividades populares em clima frio aqui incluem pesca no gelo e passeios de troika em um trenó puxado por cavalos. Você pode até alugar uma bicicleta e pedalar no gelo!
Não perca o Gunay Canli Alabalik, um restaurante no lado leste do Cildir que serve peixe fresco pescado no lago.
5. PALÁCIO ISHAK PAXÁ
O clima no leste da província de Agri é implacável, com verões muito quentes e invernos extremamente frios. Mas vale a pena enfrentar o frio no Ishak Pasha Palace: este marco histórico captura tudo o que torna a Turquia linda no inverno.
Apesar de séculos de abandono, o palácio otomano continua orgulhoso no topo do seu penhasco. Mais de 400 anos depois de o extenso palácio ter sido construído por gerações da família Pasha, os seus arcos e cúpulas clássicos ainda sobrevivem como um testemunho da sua engenhosidade.
Visite o palácio para admirar sua fachada lendária. Você pode reconhecê-lo pela nota de 100 liras turcas. O Palácio Ishak Pasha é realmente um ícone da cultura turca e parece especialmente majestoso, abrigado na neve branca e crocante.
6. PAMUKKALE
Outra joia do inverno turco para visitar é Pamukkale, o ‘Castelo de Algodão’. Um destino popular durante todo o ano, este é o lugar para experimentar o que a natureza tem de melhor.
Usada pela primeira vez como resort spa pelos romanos no século II a.C., a água naturalmente tostada de Pamukkale é o bálsamo perfeito para pés frios. As águas termais que transbordam dos terraços de travertino empilhados são ricas em minerais e moldam belas formas e padrões à medida que descem em cascata.
Embora Pamukkale tenda a ser bastante fria no inverno, ainda há muitas atividades para fazer e coisas para ver, incluindo as ruínas greco-romanas de Hierápolis e o Lago de Cleópatra.
7. ÉFESO
A antiga cidade de Éfeso é um dos sítios arqueológicos mais conhecidos da Turquia e, de longe, a atração histórica mais visitada durante o verão. Isto se deve ao fato de que os navios de cruzeiro atracam nas proximidades de Kusadasi, recebendo milhares de turistas todos os dias.
Embora ainda seja popular no inverno, as multidões em Éfeso são consideravelmente menores do que nos meses de verão, o que significa que você terá mais espaço para respirar para apreciar as ruínas antigas e caminhar pelas colinas circundantes.
Os aficionados por história não devem hesitar em planejar suas férias de inverno em Éfeso. As ruínas – incluindo um magnífico teatro antigo com capacidade para 25.000 espectadores, a Biblioteca de Celso que já continha 22.000 pergaminhos e belos mosaicos bizantinos – têm de ser vistas pessoalmente para se acreditar.
8. Lugares para visitar na Turquia no inverno: AS MONTANHAS KACKAR
Com algumas das trilhas mais magníficas do mundo, as Montanhas Kackar são um colírio para os olhos, com seus picos cobertos de neve e falésias dramáticas – e um lembrete de que alguns dos lugares mais bonitos da Turquia são encontrados na natureza.
Localizadas atrás da costa do Mar Negro e da região do chá de Rize, as encostas das montanhas são íngremes, parcialmente arborizadas e perfeitas para passeios de esqui no inverno. Várias pastagens alpinas oferecem ótimas descidas.
O ponto mais alto da cordilheira Kackar está quase 4.000 metros acima do nível do mar. Faz muito frio no inverno, mas a área permanece repleta de vida selvagem durante toda a temporada e não é incomum ver ursos e filhotes nas encostas.
9. BOLU
A primeira coisa que vem à mente de muitas pessoas quando pensam na província de Bolu – localizada a meio caminho entre Istambul e Ancara – são as suas bonitas cidades pequenas e a arquitetura vernácula otomana. Mas esta região também possui uma natureza deslumbrante que se transforma com a mudança das estações.
A uma curta distância de carro da capital turca, Bolu se torna um destino favorito para escapadelas de fim de semana assim que o verão chega ao fim. No outono, a cidade nada em um mar de âmbar e ferrugem e, no inverno, fica coberta por um manto de neve.
Ao redor do Lago Abant, um impressionante lago de água doce no Parque Nacional Yedigoller, você pode apreciar as cores brilhantes da natureza, enquanto a vizinha Kartalkaya tem pistas de esqui para agradar até os mais exigentes entusiastas dos esportes de inverno. Existem dezenas de pequenos chalés onde você também pode descansar e relaxar.
10. AS MONTANHAS DO VALE
Lar de uma das estações de esqui mais famosas da Turquia, as Montanhas Uludag possuem 28 quilômetros de pistas para esquiadores iniciantes e experientes. A maioria dos visitantes sobe a montanha através do teleférico Uludag, que leva aproximadamente 25 minutos e se estende por 9 quilômetros, tornando-o o mais longo da Turquia.
A temporada de esqui é obviamente a época mais popular para visitar Uludag, com o esqui e o snowboard atraindo muitos moradores locais e turistas internacionais. Mesmo que você não seja esquiador, há muitas coisas para fazer além das pistas. Um safári na neve é uma ótima maneira de absorver esta paisagem maravilhosa de inverno sem usar esquis.
Não perca uma viagem de um dia a Cumalikizik, localizada no sopé da montanha perto de Bursa. Esta aldeia é apreciada pelas suas 270 casas de pedra e madeira, muitas perfeitamente preservadas ou cuidadosamente restauradas. Crianças e adultos vão adorar passear por este museu vivo de etnografia.
11. PARQUE NACIONAL ALADAGLAR
Escrevendo sobre Aladaglar, o geógrafo e filósofo grego Estrabão disse que “o cume nunca esteve livre de neve”. Este é um lugar na Turquia onde você certamente verá neve o ano todo – e em dias claros, vistas do Mar Negro e do Mediterrâneo!
Distribuído por quatro províncias no centro da Turquia, o Parque Nacional Aladaglar abriga uma das cadeias de montanhas mais importantes do país, as Ala-Daglar ou montanhas carmesim, assim chamadas por causa da brilhante onda escarlate que cai nos picos ao pôr do sol.
Também apelidado de “Os Alpes da Turquia”, este é um território privilegiado para caminhadas. Nos meses de inverno, muitas das paisagens mais bonitas do parque, incluindo lagos e cachoeiras de nascente, ganham uma aparência marcante. As sete cachoeiras Kapuzbasi na face do penhasco e as lagoas glaciares circundantes são melhor visualizadas nos meses mais quentes, mas também podem ser visitadas no inverno.
12. IZMIR
Firmemente um destino de verão famoso por suas praias deslumbrantes, Izmir assume um tipo diferente de beleza na baixa temporada de inverno. As ruas desta movimentada cidade portuária na costa do Egeu ficam praticamente vazias durante os meses de inverno porque a maioria das pessoas (sensatamente!) recua para dentro de casa.
Mesmo no auge do inverno, o mercado Alsancak de Izmir continua movimentado e as ruas de Alacati mantêm o seu charme. O distrito de Balcova oferece uma experiência especial de inverno: banhos termais e fontes termais situadas em uma linda floresta.
A cultura turca atribui muita importância ao banho. Desde a antiguidade, tem sido utilizado como atividade social. Faça um tratamento de spa à tarde em um dos centros de Balcova e veja por que essa atividade é a favorita dos moradores locais durante o auge do inverno.
13. MARDIN
A província de Mardin, no sudeste da Turquia, é um repositório de história, arqueologia e património religioso. Localizada em um afloramento rochoso flutuando acima da planície mesopotâmica, a capital regional de Mardin é um espetáculo para ser visto em qualquer época do ano.
Fabricada a partir de calcário de cor crua extraído localmente, a cidade está em perfeita harmonia com a paisagem circundante. Apesar do frio, Mardin é conhecida pelo seu sol quente, o que a torna um excelente destino de inverno.
Mardin está repleta de arquitetura intrigante, incluindo muitos monumentos dos séculos 11 a 12 associados à Dinastia Artuqid. Caminhe até o topo da cordilheira para ter vistas deslumbrantes da cidadela – em um dia claro de dezembro, você poderá ver todo o caminho até as fronteiras da Síria ou do Iraque – e depois passeie pelas ruas, visitando algumas das escolas históricas de madrasa.
Observe as peculiares casas vernáculas com suas fachadas inclinadas e grandes pátios, e fique atento ao som dos martelos dos ourives ortodoxos sírios subindo e descendo em ritmo dentro de suas oficinas.
14. Lugares para visitar na Turquia no inverno: BURSA
Uma das principais cidades do noroeste da Turquia, Bursa tem uma enorme variedade de atrações para saciar os turistas curiosos. Situado no sopé da cordilheira Uludag, tem um cenário invejável de montanhas espetaculares. A própria cidade é apelidada de “Bursa Verde” devido aos seus muitos parques e jardins. E aqui vai uma para os gourmets: o famoso Iskender kebab vem desta região!
Bursa foi premiada com o status de Patrimônio Mundial da UNESCO por muitos locais históricos, incluindo o Ulu Cami, o Bazar Yildirim e o Museu Karagoz. Tem uma aparência igualmente pitoresca durante os meses de verão e inverno, e oferece muitas atividades internas e externas.
Não perca a Grande Mesquita de 20 cúpulas, que é uma presença constante em Bursa desde o século XIV, ou a Fonte da Amizade Bósnio-Turca, uma réplica do Sebilj no centro histórico de Sarajev .