Bordeaux - França
França,  Viagens

Guia de viagem: O que fazer em Bordeaux (França)

Se você é apaixonado por vinhos, Bordeaux é um destino que merece destaque na sua lista de lugares para se conhecer. Mas, se você não gosta de vinhos, Bodeaux também pode ser uma ótima opção de viagem para conhecer a cultura e a gastronomia francesa.

A cidade é uma das mais charmosas da França e tem uma gastronomia impecável.

Foto de Nicolas Duffaure

Bordeaux, ou Bordéus, é a capital e a maior cidade da Aquitânia, no sudoeste da França. Tem cerca de 236 mil habitantes na cidade e mais de 1 milhão na área metropolitana. Distinguida pela sua arquitetura excepcional do século XVIII, ganhou o título de “Pequena Paris” há cerca de 200 anos e, recentemente, o seu estatuto de “patrimônio da humanidade” pela Unesco.

Bordeaux é considerada a capital mundial do vinho, isso porque têm mais de 14 mil produtores regionais de vinhos e também promove um dos maiores festivais de vinhos do mundo, o VINEXPO. O evento, realizado de 2 em 2 anos, reúne milhares de produtores de vinhos da região e os maiores conhecedores de vinhos do mundo.

Por dez anos, Bordeaux foi completamente revitalizada. É uma cidade que seduz com seus bairros cosmopolitas e cheios de vida, as ruas estreitas do bairro de Saint-Michel, os edifícios de Mériadeck dos anos 60 e 70, são símbolos de uma cidade que soube evoluir no seu tempo sem perder sua característica e sua identidade. Na passarela de um moderno tramway, várias obras redesenham Bordeaux reforçando seu patrimônio arquitetônico incontestável.

O que fazer em Bordeaux?

Esplanada de Quinconces

praça de Quinconces foi construída no século VIII, na área antigamente ocupada pelo palácio Trompette. As colunas rostrais, de estilo neoclássico, foram edificadas por Pierre-Alexandre Poitevin.

Ladeada de árvores plantadas em quinas, a esplanada das Quinconces ocupa 12 hectares (dos quais 6 são espaços verdes) nas margens do rio Garonne, o que faz dela a maior praça da Europa. No local são realizados vários eventos durante o ano inteiro: Festa do Rio, Festa do Vinho, Feira de Antiguidades, Feira dos Prazeres, concertos, circo, animação desportiva e muito mais.

Espelho d’água

Na margem do rio Garonne e de frente para a “Place de la Bourse”, existe um espelho d’água que de hora em hora se forma e depois se esvazia. É um local bastante procurado pela criançada durante o verão.

Eu também me diverti por lá:

Grande Teatro de Bordeaux

“Grand Théâtre de Bordeaux” é um dos monumentos mais marcantes da cidade. Ele foi projetado pelo arquiteto Victor Louis (1731-1800), que foi escolhido para a tarefa por ganhar o famoso Grand Prix de Roma. Louis também foi famoso por projetar as galerias ao redor dos jardins do Palais Royal, e o Théâtre Français, em Paris.

Hoje o Grande Teatro, também chamado de “Opéra National de Bordeaux”, tem uma programação voltada para apresentações de dança (principalmente o balé), óperas e concertos de músicas clássicas.

Igrejas, catedrais e basílicas

Se você gosta de visitar igrejas, catedrais e basílicas, Bordeaux vai te agradar. Todas são muito bonitas e algumas muito impressionantes, com destaque para a incrível catedral de St-André.

CAPC – Museu da Arte Contemporânea (CAPC)

CAPC “Musée d’Art Contemporain” propõe, o ano todo, um programa de exposições temporárias e encontros em torno da história da arte, da música ou da dança contemporânea.

Sua coleção abriga cerca de mil obras, dos anos 60 até hoje.

Serviço

CAPC Musée d’Art Contemporain
7 Rue Ferrere 33000 – Bordeaux
Coleções permanentes: Entrada gratuita

Escola do Vinho de Bordeaux

Já que você está em Bordeaux, não custa nada aprender um pouco sobre vinhos com quem mais entende do assunto, certo? A Escola do Vinho (L’École du Vin) de Bordeaux têm diversos cursos sobre o universo do vinho, dos mais longos aos mais curtos. Tive a oportunidade de fazer o curso básico sobre vinhos, que teve uma duração de cerca de 2h.

Foi uma aula bem introdutória ao universo do vinho, contando a história das produções dos vinhos de Bordeaux, os tipos de uvas utilizadas, as regras de produção, como analisar os tipos de vinhos, testes de aromas, degustações e muito mais. Vale a pena, principalmente para quem está querendo aprender um pouco sobre vinhos. O mais bacana é que no fim você ganha uma revistinha, em português, com o que foi ensinado.

Santé!

Serviço

École du Vin de Bordeaux
3 Cours du 30 Juillet, 33075 Bordeaux
Tél.: +33 (0) 5 56 00 22 85

Galerie des Grands Hommes

Galerie des Grands Hommes é um pequeno centro comercial com algumas lojas, cafés, restaurantes, e um Carrefour. Como estava hospedado no Hôtel de Sèze Bordeaux, que fica bem próximo do local, acabei indo lá para comprar alguns vinhos para trazer para o Brasil.

O mercado Carrefour é igual ao que temos por aqui, mas a grande diferença é que, no caso desse de Bordeaux, você vai encontrar vinhos de grandes produtores da região. Eu gastei cerca de 24 euros e consegui comprar 4 excelentes vinhos, 1 rosé e 3 tintos (um deles do renomado Chateau Margaux). Se você também curte cervejas, vale a pena fazer uma boa compra no Carrefour. Encontrei várias cervejas importadas com preços sensacionais. Uma long neck da cerveja belga Delirium, por exemplo, estava €2,90.

Ah, antes que eu me esqueça… Leve uma sacola ou ecobag quando for ao mercado, pois o Carrefour de lá não fornece sacolas plásticas. (eu passei pela experiência, tendo que sair com as 4 garrafas embaixo dos braços até o hotel)

Rua Saint Catherine

“Rue Saint Catherine” é o endereço ideal para você fazer suas compras em Bordeaux. É uma rua inteira – somente para pedestres – repleta de lojas de roupas, bebidas e presentinhos.

Para conhecer a gastronomia:

 La Tupina

La Tupina é um clássico restaurante do chef Jean Pierre Xirada, que serve a tradicional gastronomia do sudoeste da França. Internamente o local é bastante rústico… Logo de cara você já vê a churrasqueira com todos os ingredientes na frente do “churrasqueiro”. O atendimento, além da deliciosa comida, é um grande forte desse restaurante.

Vale a pena experimentar a coxa de pato e os pães da casa com foie gras.

O mais bacana é que, apesar de ser um restaurante renomado, os preços não são tão altos. O prato principal, por exemplo, custa por volta de €15.

É um ótimo local para conhecer a gastronomia da região e tomar um bom vinho.

Serviço

La Tupina
6 Rue Porte de la Monnaie 33800 Bordeaux, França
Tel: +33 5 56 91 56 37

Para quem curte pedalar:

De Latresne (periferia de Bordeaux) a Sauveterre-en-Guyenne, existe uma ciclovia de mais de 50 km. Essa pista, chamada “Roger Lapébie”, é um símbolo da Aquitânia, região muito expressiva para o “ciclismo verde”. Existem empresas que promovem esse tipo de passeio em grupo, incluindo hospedagens e visitas à vinícolas durante o caminho.

É uma experiência incrível para quem curte andar de bicicleta.

Conhecendo as vinícolas:

Próximo de Bordeaux existem milhares de vinícolas que podem ser visitadas. O escritório de turismo de Bordeaux realiza visitas turísticas à diversas vinícolas das regiões de Médoc e St-Émilion. O passeio geralmente contempla almoço e degustação de vinhos. É a oportunidade de conhecer de perto a história de cada uma dessas vinícolas e experimentar, in loco, alguns dos melhores vinhos do mundo.

Mais informações sobre Bordeaux: bordeaux-tourisme.com.

Experiências Pelo Mundo

Deisi Remus e Gui Cury, dois viajantes que adoram viajar e compartilhar suas experiências pelo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *