Guia de viagem: O que fazer em Bordeaux (França)
Se você é apaixonado por vinhos, Bordeaux é um destino que merece destaque na sua lista de lugares para se conhecer. Mas, se você não gosta de vinhos, Bodeaux também pode ser uma ótima opção de viagem para conhecer a cultura e a gastronomia francesa.
A cidade é uma das mais charmosas da França e tem uma gastronomia impecável.
Bordeaux, ou Bordéus, é a capital e a maior cidade da Aquitânia, no sudoeste da França. Tem cerca de 236 mil habitantes na cidade e mais de 1 milhão na área metropolitana. Distinguida pela sua arquitetura excepcional do século XVIII, ganhou o título de “Pequena Paris” há cerca de 200 anos e, recentemente, o seu estatuto de “patrimônio da humanidade” pela Unesco.
Bordeaux é considerada a capital mundial do vinho, isso porque têm mais de 14 mil produtores regionais de vinhos e também promove um dos maiores festivais de vinhos do mundo, o VINEXPO. O evento, realizado de 2 em 2 anos, reúne milhares de produtores de vinhos da região e os maiores conhecedores de vinhos do mundo.
Por dez anos, Bordeaux foi completamente revitalizada. É uma cidade que seduz com seus bairros cosmopolitas e cheios de vida, as ruas estreitas do bairro de Saint-Michel, os edifícios de Mériadeck dos anos 60 e 70, são símbolos de uma cidade que soube evoluir no seu tempo sem perder sua característica e sua identidade. Na passarela de um moderno tramway, várias obras redesenham Bordeaux reforçando seu patrimônio arquitetônico incontestável.
O que fazer em Bordeaux?
Esplanada de Quinconces
A praça de Quinconces foi construída no século VIII, na área antigamente ocupada pelo palácio Trompette. As colunas rostrais, de estilo neoclássico, foram edificadas por Pierre-Alexandre Poitevin.
Ladeada de árvores plantadas em quinas, a esplanada das Quinconces ocupa 12 hectares (dos quais 6 são espaços verdes) nas margens do rio Garonne, o que faz dela a maior praça da Europa. No local são realizados vários eventos durante o ano inteiro: Festa do Rio, Festa do Vinho, Feira de Antiguidades, Feira dos Prazeres, concertos, circo, animação desportiva e muito mais.
Espelho d’água
Na margem do rio Garonne e de frente para a “Place de la Bourse”, existe um espelho d’água que de hora em hora se forma e depois se esvazia. É um local bastante procurado pela criançada durante o verão.
Eu também me diverti por lá:
Grande Teatro de Bordeaux
O “Grand Théâtre de Bordeaux” é um dos monumentos mais marcantes da cidade. Ele foi projetado pelo arquiteto Victor Louis (1731-1800), que foi escolhido para a tarefa por ganhar o famoso Grand Prix de Roma. Louis também foi famoso por projetar as galerias ao redor dos jardins do Palais Royal, e o Théâtre Français, em Paris.
Hoje o Grande Teatro, também chamado de “Opéra National de Bordeaux”, tem uma programação voltada para apresentações de dança (principalmente o balé), óperas e concertos de músicas clássicas.
Igrejas, catedrais e basílicas
Se você gosta de visitar igrejas, catedrais e basílicas, Bordeaux vai te agradar. Todas são muito bonitas e algumas muito impressionantes, com destaque para a incrível catedral de St-André.
CAPC – Museu da Arte Contemporânea (CAPC)
O CAPC “Musée d’Art Contemporain” propõe, o ano todo, um programa de exposições temporárias e encontros em torno da história da arte, da música ou da dança contemporânea.
Sua coleção abriga cerca de mil obras, dos anos 60 até hoje.
Serviço
CAPC Musée d’Art Contemporain
7 Rue Ferrere 33000 – Bordeaux
Coleções permanentes: Entrada gratuita
Escola do Vinho de Bordeaux
Já que você está em Bordeaux, não custa nada aprender um pouco sobre vinhos com quem mais entende do assunto, certo? A Escola do Vinho (L’École du Vin) de Bordeaux têm diversos cursos sobre o universo do vinho, dos mais longos aos mais curtos. Tive a oportunidade de fazer o curso básico sobre vinhos, que teve uma duração de cerca de 2h.
Foi uma aula bem introdutória ao universo do vinho, contando a história das produções dos vinhos de Bordeaux, os tipos de uvas utilizadas, as regras de produção, como analisar os tipos de vinhos, testes de aromas, degustações e muito mais. Vale a pena, principalmente para quem está querendo aprender um pouco sobre vinhos. O mais bacana é que no fim você ganha uma revistinha, em português, com o que foi ensinado.
Santé!
Serviço
École du Vin de Bordeaux
3 Cours du 30 Juillet, 33075 Bordeaux
Tél.: +33 (0) 5 56 00 22 85
Galerie des Grands Hommes
Galerie des Grands Hommes é um pequeno centro comercial com algumas lojas, cafés, restaurantes, e um Carrefour. Como estava hospedado no Hôtel de Sèze Bordeaux, que fica bem próximo do local, acabei indo lá para comprar alguns vinhos para trazer para o Brasil.
O mercado Carrefour é igual ao que temos por aqui, mas a grande diferença é que, no caso desse de Bordeaux, você vai encontrar vinhos de grandes produtores da região. Eu gastei cerca de 24 euros e consegui comprar 4 excelentes vinhos, 1 rosé e 3 tintos (um deles do renomado Chateau Margaux). Se você também curte cervejas, vale a pena fazer uma boa compra no Carrefour. Encontrei várias cervejas importadas com preços sensacionais. Uma long neck da cerveja belga Delirium, por exemplo, estava €2,90.
Ah, antes que eu me esqueça… Leve uma sacola ou ecobag quando for ao mercado, pois o Carrefour de lá não fornece sacolas plásticas. (eu passei pela experiência, tendo que sair com as 4 garrafas embaixo dos braços até o hotel)
Rua Saint Catherine
“Rue Saint Catherine” é o endereço ideal para você fazer suas compras em Bordeaux. É uma rua inteira – somente para pedestres – repleta de lojas de roupas, bebidas e presentinhos.
Para conhecer a gastronomia:
La Tupina
O La Tupina é um clássico restaurante do chef Jean Pierre Xirada, que serve a tradicional gastronomia do sudoeste da França. Internamente o local é bastante rústico… Logo de cara você já vê a churrasqueira com todos os ingredientes na frente do “churrasqueiro”. O atendimento, além da deliciosa comida, é um grande forte desse restaurante.
Vale a pena experimentar a coxa de pato e os pães da casa com foie gras.
O mais bacana é que, apesar de ser um restaurante renomado, os preços não são tão altos. O prato principal, por exemplo, custa por volta de €15.
É um ótimo local para conhecer a gastronomia da região e tomar um bom vinho.
Serviço
La Tupina
6 Rue Porte de la Monnaie 33800 Bordeaux, França
Tel: +33 5 56 91 56 37
Para quem curte pedalar:
De Latresne (periferia de Bordeaux) a Sauveterre-en-Guyenne, existe uma ciclovia de mais de 50 km. Essa pista, chamada “Roger Lapébie”, é um símbolo da Aquitânia, região muito expressiva para o “ciclismo verde”. Existem empresas que promovem esse tipo de passeio em grupo, incluindo hospedagens e visitas à vinícolas durante o caminho.
É uma experiência incrível para quem curte andar de bicicleta.
Conhecendo as vinícolas:
Próximo de Bordeaux existem milhares de vinícolas que podem ser visitadas. O escritório de turismo de Bordeaux realiza visitas turísticas à diversas vinícolas das regiões de Médoc e St-Émilion. O passeio geralmente contempla almoço e degustação de vinhos. É a oportunidade de conhecer de perto a história de cada uma dessas vinícolas e experimentar, in loco, alguns dos melhores vinhos do mundo.
Mais informações sobre Bordeaux: bordeaux-tourisme.com.