Essas refeições servidas no avião evitam o Jet Lag
Jet Lag: Você sai do avião inchado e cansado em todas as viagens longas? E nos primeiros dias de férias você só quer fechar as cortinas e dormir? Um novo estudo mostra como é fácil evitar o jet lag com esses alimentos.
A maioria dos passageiros frequentes tem seus próprios segredos pessoais quando se trata de evitar o jet lag. Enquanto alguns juram praticar esportes logo após a viagem, outros dois dias antes da viagem não bebem álcool. Agora, um novo estudo mostra que a forma como comemos é extremamente importante para curar o jet lag.
Uma companhia aérea australiana passou anos testando como as diferentes condições a bordo de um voo de longo curso afetam nosso bem-estar após o pouso
A Quantas, publicou agora os resultados de um estudo de um ano que testou quais rotinas a bordo podem reduzir o desconforto do passageiro e o jet lag. Mas por que na verdade? A Quantas estava interessada nos resultados do estudo, pois planeja oferecer voos de longa distância, sem escalas, de Nova York e Londres a Sydney, até 2025. Mas os resultados do estudo também são extremamente úteis para todos nós que não queremos ficar sentados em um avião por 22 horas.
Prevenir o jet lag: Estes fatores durante o voo influenciam o nosso bem-estar após a aterragem – sobretudo a alimentação a bordo
Para o estudo, a companhia aérea, juntamente com especialistas do Instituto de Medicina do Sono de Sydney, coletou dados em um voo de teste sem escalas de Nova York a Sydney, no qual 23 passageiros voluntários usaram dispositivos de medição biométrica. Posteriormente, foi avaliado como os sujeitos se sentiram na semana anterior ao voo, durante o voo e duas semanas após.
Os resultados do estudo mostram que os fatores mais importantes para reduzir o jet lag e aumentar o bem-estar após o voo são:
- horários corretos para dormir e comer,
- o tipo certo de refeição
- flexibilidade nas condições de iluminação.
E faz sentido, porque quando voamos, tendemos a jogar fora rotinas saudáveis: quase não nos mechemos, comemos o que nos oferecem… E não é tão difícil escolher os alimentos certos se você quiser evitar o jet lag – isso também mostra o novo estudo da companhia aérea Quantas.
Alimentos ideais para um voo longo que ajudam a evitar o jet leg
Numa segunda fase de testes, foram servidos aos passageiros pratos que estimulavam a produção de triptofano para poderem manter a correta janela de sono. Um aminoácido pensado para ajudá-lo a adormecer.
Alimentos indutores do sono e facilmente digeríveis: Peixe e frango são ideais em combinação com carboidratos de cadeia curta.
Alguns dos alimentos que estimulam a produção de triptofano incluem peixe e frango – idealmente combinados com carboidratos de cadeia curta que são fáceis de digerir pelo sistema digestivo após longos períodos sentado – como farinha branca, macarrão e arroz. Mas comidas reconfortantes, como sopas e sobremesas à base de leite, também ajudaram os passageiros a dormir mais rápido e melhor e a não desenvolver uma sensação excessiva de saciedade ou retenção hídrica.
Para acordar novamente, os pesquisadores de voo recomendam pratos picantes e chocolate amargo
Ao acordar, os viajantes recebiam alimentos que os faziam “acordar”, como chocolate amargo ou pratos condimentados e outras refeições que utilizavam pimenta – e frutas cítricas, porque a vitamina C que contêm garante que a produção de norepinefrina seja estimulada, o que aumenta nossa frequência cardíaca e nos acorda rapidamente.
Mesmo aqueles que não dispõem de um menu de bordo feito à medida podem facilmente integrar as refeições na sua própria viagem:
Com a maioria das companhias aéreas, agora você pode visualizar o menu de bordo com antecedência e, às vezes, até deixar seus desejos. Se isso não for possível, os ingredientes peixe, carne, pimenta e chocolate também são muito fáceis de conseguir em restaurantes e cafés antes do embarque. Um wrap de frango ou atum, por exemplo, ou um bagel de salmão funcionam maravilhosamente como um lanche a bordo, assim como uma barra de chocolate amargo com flocos de pimenta.
Definitivamente, tentaremos experimentar essas recomendações em nossa próxima viagem de longa distância.