América do Sul,  Chile

16 melhores lugares para visitar no Chile 🇨🇱

Melhores lugares para visitar no Chile: Pensando em onde ir no Chile? O Chile tem paisagens realmente sobrenaturais e lugares únicos para descobrir. Continue lendo para descobrir os melhores lugares para visitar no Chile e o que este país longo e estreito tem a oferecer.

O Chile é um país de extremos. Do deserto mais seco do mundo, no norte, à natureza selvagem e às geleiras varridas pelo vento, no sul. É um dos países mais diversos que já visitei e se falamos de natureza e atividades ao ar livre, o Chile tem de tudo.

Neste guia de atrações no Chile você encontrará os melhores lugares para visitar no Chile, que, na minha opinião, são imperdíveis neste país deslumbrante.

O Chile é realmente sobre atividades ao ar livre, paisagens e caminhadas. Se você gosta de aventura, o Chile não irá decepcionar. Você provavelmente precisará de cerca de um mês para aproveitar ao máximo sua experiência aqui, mas um bom itinerário de 2 semanas é um ótimo lugar para começar.

Uma nota rápida antes de mergulharmos nos melhores lugares para visitar no Chile; Enumerei estes melhores lugares para visitar no Chile geograficamente de Norte a Sul, então o número 1 é o mais ao Norte, não o melhor lugar.

É impossível classificar esses destinos porque são tão diversos. Todos eles são vencedores à sua maneira.

Leia mais: Viagem para o Chile: Tudo o que você precisa saber!

16 melhores lugares para visitar no Chile 🇨🇱

1. San Pedro de Atacama/Deserto de Atacama – uma das principais atrações do Chile

San Pedro de Atacama é uma pequena cidade no deserto do Atacama, o deserto mais seco do mundo. É um dos lugares mais bonitos do Chile.

Embora San Pedro seja uma excelente base para o seu tempo no deserto, a atração para esta região está fora da própria cidade.
Valle de la Luna e Valle de la Muerte são dois vales extraordinários e sobrenaturais que parecem ter acabado de pousar em Marte. Piedras Rojas é uma incrível área de pedras vermelhas cercada por lagoas de água salgada e vulcões cor de argila.

Não perca os Gêiseres Tatio – um vale montanhoso cheio de caldeirões de vapor ascendente e um dos maiores campos de gêiseres do hemisfério sul.

Você pode visitar San Pedro de Atacama e conhecer bem a região em cerca de 4 dias.

2. Bahia Inglesa – Melhor Praia do Chile

Esta pequena baía fica a noroeste da cidade de Copiapó e é provavelmente o melhor lugar para se visitar no Chile em termos de praias. Poucos viajantes estrangeiros conhecem este pequeno lugar, mas é uma atração bastante famosa no Chile para os habitantes locais.

Esta pequena vila tem uma vibração ótima e descontraída, mas a principal atração aqui é a praia. Com areias brancas e águas cristalinas e azul-turquesa, esta praia é uma das mais belas do Chile.

É muito raro ver uma praia com um aspecto tão “tropical” dentro dos tons dourados da paisagem desértica.

Não se deixe enganar pelas cores quentes, a água ainda é gelada como em qualquer outro lugar do Chile. Esta baía é o local ideal para tomar um gelado e relaxar na praia.

3. Valle del Elqui

Valle del Elqui é um vale verde primorosamente irrigado, cercado por montanhas secas e arbustivas. É o berço do chileno Pisco e da poetisa chilena Gabriela Mistral.

Aprecie as deslumbrantes vistas das montanhas, viaje de aldeia em aldeia absorvendo a atmosfera e faça um passeio pelas destilarias de Pisco.

Valle del Elqui também abriga vários observatórios, sendo um dos melhores lugares do mundo para observar o céu noturno. Se você adora observar as estrelas, não perca!

É um local muito popular para os chilenos que passam férias em fevereiro, então você pode querer evitá-lo neste momento.

Siga nosso Pinterest clicando aqui

4. Valparaíso – Melhor viagem de um dia saindo de Santiago

A celebração de tudo que é boêmio. Valparaíso é a melhor mistura de cidade portuária movimentada nas encostas, história local e vibrações boho. É a casa do poeta chileno Pablo Neruda e é uma das capitais da arte de rua da América do Sul.

Passeie pelas ruas, admire a arte de rua e as vistas deslumbrantes, ande nos antigos elevadores funiculares e desfrute de uma empanada chilena, tudo com excelentes vistas para o mar em quase todos os lugares que você for.

Valparaíso fica a apenas 1,5 horas de carro da capital Santiago e é uma viagem perfeita de um dia ou de fim de semana saindo da cidade.

Atualização de 2024: Com a atual situação de segurança em Santiago e Valparaíso cada vez pior, você precisará tomar cuidado extra ao visitar. A melhor forma de visitar Valparaíso é através de um passeio organizado com um guia que conhece a cidade e sabe aonde ir.

5. Vale de Casablanca – Melhor lugar para visitar no Chile para os amantes do vinho

O Chile tem muitos vales de vinho incrivelmente pitorescos, Casablanca é o mais próximo de Santiago e pode ser facilmente visitado em uma viagem de um dia saindo de Santiago. Casablanca é principalmente um vale vitivinícola branco, principalmente devido ao clima costeiro ideal.

A partir de Santiago, você pode visitar Casablanca em um passeio e descobrir alguns dos melhores vinhedos da região. Meus favoritos são Emiliana, Casas del Bosque e Villard Fine Wines.

Alternativamente, você pode alugar um carro e dirigir sozinho. É muito divertido visitar alguns vinhedos no Chile e ver a paisagem do lindo vale.

Outros vales vinícolas notáveis ​​para visitar a partir de Santiago incluem Vale do Maipo, Colchagua (minha escolha preferida), Cachapoal e Maule.

Vale de Casablanca

6. Cajon del Maipo – Melhor para atividades ao ar livre perto de Santiago

Um dos melhores lugares para visitar no Chile tão perto da capital? Sim, Cajon del Maipo fica a apenas uma hora de Santiago e oferece uma ótima fuga da cidade para a Cordilheira dos Andes.

San Jose del Maipo é uma excelente base para explorar a área. A vida e a alma desta área é do Rio Maipo onde você pode praticar rafting, caiaque e bungee jumping.

Vá para Embalse El Yeso, para vistas espetaculares das montanhas cobertas de neve ao redor de um reservatório azul profundo e para o Monumento Nacional El Morado para uma bela e desafiadora caminhada até a Geleira de São Francisco, o que proporciona uma emocionante viagem de um dia saindo de Santiago.

7. Pucón – Capital de Viagens de Aventura do Chile

Se você ama atividades ao ar livre, aventura e gastronomia, Pucón é o lugar para você. Esta capital das viagens de aventura no Chile está cheia de surpresas a cada passo. Durante o dia você pode explorar os parques nacionais e as florestas de araucárias (uma árvore nativa do Chile) ou até mesmo subir ou caminhar pelo vulcão Villarica.

Ao redor de Pucón, há também uma infinidade de fontes termais para você escolher para relaxar os músculos cansados ​​das pernas. Pucón também possui algumas delícias gastronômicas maravilhosas baseadas nas raízes Mapuche e Alemãs da região.

8. Puerto Varas – Melhor lugar no Chile para os lagos

Puerto Varas é um dos melhores destinos do Chile por seu acesso à região chilena de Lak. Baseie-se nesta pitoresca cidade às margens do Lago Llanquehue, onde poderá fazer vários passeios de um dia a Frutillar, uma encantadora cidade de estilo alemão, Ensenada e Petrohue, onde poderá desfrutar das deslumbrantes vistas do lago.

Puerto Varas é uma das cidades de férias mais populares do sul do Chile e um dos melhores lugares para se visitar no Chile para quem quer o melhor da Patagônia sem ter que ir muito ao sul.

9. Ilha de Chiloé

Chiloé é a maior ilha do Chile e um dos melhores lugares para visitar no Chile, sem dúvida. Marca o fim da rodovia Pan-Americana. É um caldeirão de cultura local – as pessoas desta ilha fazem quase tudo de forma diferente dos seus homólogos do continente.

Desfrute do folclore espetacular de Chiloé, dos costumes alimentares, das casas coloridas sobre palafitas, das igrejas espetaculares, dos parques nacionais e muito mais. Uma prova obrigatória é o curanto, carne, frutos do mar, batatas e legumes cozidos em um buraco de um metro e meio de profundidade no chão.

10. Puyuhuapi

Uma verdadeira joia da Patagônia, a pequena cidade de Puyuhuapi é um dos melhores lugares para se visitar no Chile. A cidade em si é pitoresca, situada às margens de uma serena enseada patagônica.

Puyuhuapi é famosa por suas fontes termais, vá para Termas Ventisquero ou, melhor ainda, fique no Puyuhuapi Lodge & Spa para a melhor experiência de luxo em fontes termais.

Nas proximidades você também encontrará Ventisquero Colgante, a famosa geleira suspensa da Patagônia que fica no Parque Nacional de Queulat.

Se você conseguir chegar tão longe dos roteiros mais conhecidos do Chile, será recompensado com experiências naturais verdadeiramente impressionantes.

11. Marle Caves – Melhor atração exclusiva do Chile

As Cavernas de Mármore são cavernas de mármore sólido nos Andes da Patagônia, bem no remoto Lago General Carrera.

As cavernas são o resultado de 6.000 anos de erosão, com a água batendo contra o carbonato de cálcio das paredes da caverna. Entre setembro e Fevereiro, o derretimento do gelo das geleiras circundantes transforma a água em uma linda cor turquesa, em vez de um azul intenso e profundo em outras épocas do ano.

Andar de caiaque por essas cavernas é uma necessidade absoluta. Passeios de barco e passeios podem ser organizados a partir do Chile Chico. Para quem procura lugares legais no Chile, as Cavernas de Mármore são a opção.

12. Lagoa São Rafael

A geleira San Rafael pode ser apenas uma das paisagens naturais mais memoráveis ​​e surpreendentes do Chile. A própria geleira fica em um lado da Laguna San Rafael, um lugar majestoso e selvagem no Chile, onde poucas pessoas vão.

Chegar a San Rafael é uma jornada de várias etapas devido à sua localização remota. Geralmente, você precisará fazer uma viagem de barco de vários dias até a Laguna San Rafael para ver a geleira. Você precisará chegar a Puerto Chacabuco ou Puerto Montt, que são os principais pontos de partida dos passeios à Laguna San Rafael

Uma vez em Puerto Chacabuco ou Puerto Montt, a principal forma de chegar à Laguna San Rafael é pegando uma balsa ou um cruzeiro. Passeios e expedições partem desses portos, navegando pelos intrincados canais e fiordes para chegar à lagoa.

13. Tortel – uma joia escondida para visitar no Chile

Pouco antes de chegar a Villa O’Higgins, o final da épica Carretera Austral, há uma pequena cidade na encosta chamada Tortel ou Caleta Tortel. Este é um dos lugares mais exclusivos para se visitar no Chile e é uma jóia escondida.

Grande parte da cidade é construída em pântanos e, devido às variações das marés, a cidade é construída sobre palafitas. A maioria das casas e edifícios são sobre palafitas, as calçadas não existem – elas são substituídas por passarelas de madeira e a cidade tem uma sensação verdadeiramente selvagem e patagônica.

Você pode ficar em uma pousada rústica na cidade e passear por algumas horas. É a parada perfeita quando se viaja pela Carretera Austral.

14. Parque Nacional Torres del Paine – O melhor lugar para visitar no Chile

As Torres del Paine são a imagem do cartão postal do Chile. Localizado no sul da Patagônia, perto da cidade de Puerto Natales, este parque é provavelmente um dos mais belos parques nacionais do mundo.

Trekking é o nome do jogo aqui, com duas das caminhadas mais populares sendo o “O” e o “W”, em homenagem ao formato do percurso percorrido pelo parque.

Você passa por geleiras antigas, picos irregulares, lagos glaciais gelados e matagais selvagens. Fique de olho na vicunha, um animal local do tipo lhama e no infame puma. O trekking nas Torres del Paine, um dos melhores locais de férias do Chile, é imperdível quando se visita o Chile pela primeira vez.

15. Terra do Fogo

A terra do vento e do fogo é apenas isso. Este é um dos lugares mais selvagens do mundo e sua beleza é incomparável. Eu recomendo visitar tanto o lado chileno quanto o lado argentino, pois são completamente diferentes.

O lado chileno é tranquilo e remoto, enquanto o lado argentino e Ushuaia apresentam uma excelente cena gastronômica e mais agitação. Faça um passeio de barco pelo Beagle Ctrocaaté a Isla Navarino e caminhe até os Dientes de Navarino, uma formação rochosa única que realmente parece dentes.

Eu também recomendaria explorar o Parque Nacional Porvenir e Tierra del Fuego em busca de paisagens marítimas cinzentas e florestas devastadas pelo vento.

16. Rapa Nui (Ilha de Páscoa)

É fácil perder a Ilha de Páscoa devido à sua localização distante do continente chileno, mas esta ilha polinésia é um dos melhores lugares para se visitar no Chile.

Conhecida como Rapa Nui na língua polinésia local, é um dos destinos mais cativantes do Chile, reverenciado por suas enigmáticas estátuas Moai, rico patrimônio cultural e beleza natural de tirar o fôlego.

Além das icônicas estátuas Moai e dessas maravilhas arqueológicas, a Ilha de Páscoa possui praias imaculadas, paisagens vulcânicas dramáticas e uma vibrante cultura polinésia.

Os visitantes mergulham na história da ilha através de sítios arqueológicos como a pedreira Rano Raraku e Ahu Tongariki. Os acolhedores habitantes locais partilham as suas tradições através da dança, da música e do artesanato tradicional, proporcionando um autêntico encontro cultural.

Quais são os melhores lugares para visitar no Chile para você? Ficarei feliz em responder a todos os seus comentários e perguntas antes de você visitar o Chile em suas férias no Chile. Deixe-os abaixo.

Deisi Remus

Um sagitariana legítima, louca por gatos e viagens. Saiu de Porto Alegre para encarar novos desafios em São Paulo. Formada em Moda, adora tudo sobre o universo, mas também de viver e compartilhar experiências!