Viagens em grupo como dividir as contas
Dicas

Viagens em grupo: como dividir as contas?

Viagens em grupo: Quase todos nós já fizemos uma viagem em grupo e nos deparamos com um problema: como dividir as contas? Muitas vezes, para facilitar as contas no final de uma refeição, na entrada de um museu, uma pessoa do grupo acaba pagando o valor integral. O problema surge no final do dia quando temos que fazer as contas para ver quem deve o quê a quem.

Como você divide os custos em uma viagem em grupo? Não há resposta certa ou errada, pois a relação de cada um com seus companheiros de viagem e com suas contas bancárias é diferente. Aqueles inclinados à generosidade podem ser rapidamente tomados como certos, e os mais preocupados com o orçamento podem acabar se sentindo alienados. Aqui, te damos algumas dicas de como fazer isso, além de um aplicativo que veio para facilitar a vida!

Viagens em grupo: como dividir as contas?

Entre na mesma página

A parte mais importante de uma viagem em grupo é definir um orçamento de antemão – defina quanto dinheiro cada um está disposto a gastar em coisas essenciais, como hospedagem e atividades. Uma vez que isso esteja resolvido, acho que dividir as despesas do grupo é muito fácil com aplicativos de rastreamento de pagamento como o Splitwise. No final da viagem, temos uma forma clara e fácil de resolver, e normalmente não é muito se você dividir as despesas compartilhadas da maneira certa.

O App está disponível tanto para Android quanto para iOS. Resumindo, o App permite acompanhar todos os gastos ao longo do dia, quem pagou e quem participou de determinada compra. Ao final, o próprio App faz todos os cálculos e facilmente sabemos a forma mais otimizada de quitar as contas.

Peça a um amigo para assumir a responsabilidade – e acumule recompensas no processo

As viagens de grupo menos estressantes que já fiz foram aquelas em que uma pessoa se ofereceu generosamente para fazer de seu cartão de crédito o cartão designado para pagar (com certeza acumulará alguns pontos). Isso inclui o custo do Airbnb, refeições em grupo e qualquer grande atividade compartilhada.

É importante deixar claro para o grupo quando cada um vai pagar sua parte, seja no último dia da viagem ou na semana seguinte. No final da viagem, essa pessoa divide o custo da viagem pelo número total de convidados e é uma divisão fácil e igualitária. Isso elimina a divisão muito irritante – e às vezes estranha – de várias cartas na mesa de jantar todas as noites.

como dividir os custos de uma viagem com amigos

Revezam-se no pagamento das despesas do grupo

Soluções de baixa tecnologia para dividir os custos de viagem também funcionam. Talvez uma pessoa pague por todos os jantares e outra pague por todo o transporte com serviços de carona, então fica mais claro quem precisa receber o pagamento e os recibos são menos propensos a se perder. Se um viajante realmente deseja se beneficiar de todas as recompensas do cartão de crédito e não se importa em pagar muito antecipadamente, designe essa pessoa para pagar todas as despesas de viagem do grupo. Assim, os demais pagam apenas uma pessoa no final da viagem.

Como alternativa, cada pessoa pode se revezar pagando as coisas na esperança de que todos gastem uma quantia semelhante. Mesmo que não seja exato, você não terá reembolsos tão grandes ou complicados no final da viagem. E todos têm a chance de ganhar pontos ou milhas no cartão de crédito.

Quando tudo mais falhar, peça contas separadas

É mais fácil ter uma pessoa pagando toda a conta do restaurante ou passagem de trem, mas se você está preocupado em dividir os custos de viagem de forma justa, às vezes é melhor que todos paguem por si mesmos. Peça contas separados em restaurantes e peça a cada viajante que compre seus próprios ingressos com dinheiro ou crédito, conforme desejar.

Procure aplicativos e provedores de viagens que tenham a opção de permitir que várias pessoas paguem desde o início. O Uber e o Airbnb permitem que os custos sejam divididos desde o início, para que todos paguem à medida que usam, em vez de liquidar no final.

Veja também: 15 dicas de aeroporto extremamente úteis para facilitar a viagem

Resumindo

Dividir os custos da viagem pode rapidamente se tornar uma parte estressante da sua viagem se você não planejar com antecedência. Quando várias pessoas estão envolvidas, você terá a mesma quantidade de opiniões sobre qual deve ser o orçamento, no que deve gastar e como pagará cada despesa. A coisa mais importante que você pode fazer para evitar discussões ou ansiedade financeira é abrir as linhas de comunicação e falar sobre todas as questões financeiras durante a fase de planejamento e durante a viagem.

Pode parecer estranho falar sobre finanças, mas lembre-se com quem você está falando. Sua família, seus amigos, todos se preocupam com você e não gostariam que você se endividasse no cartão de crédito. Todos no grupo querem o melhor. É só uma questão de criar coragem para abordar a conversa.

Depois de decidir como dividir os custos das férias, você pode fazer o que é mais importante – aproveitar a viagem e passar o tempo juntos como um grupo.

Experiências Pelo Mundo

Deisi Remus e Gui Cury, dois viajantes que adoram viajar e compartilhar suas experiências pelo mundo.