Viagem para o Chile: Tudo o que você precisa saber!
Viagem para o Chile: Procurando dicas de viagens privilegiadas para o Chile? Você está no lugar certo! Continue lendo para ver as melhores dicas sobre como viajar para o Chile.
O Chile é o país mais longo e fino do mundo, medindo apenas 150 km no seu ponto mais largo. Sem dúvida, é também um dos países com maior diversidade natural da América do Sul, senão do mundo.
Devido à sua extensão, possui uma variedade de climas e microclimas diferentes que lhe permitem ter o deserto mais seco do mundo no norte e alguns dos mais belos terrenos montanhosos e florestais no sul. Somente no Chile você pode estar no alto da cordilheira dos Andes pela manhã e terminar o dia com um pôr do sol no litoral.
Muitos viajantes vão para o Chile para desfrutar de suas paisagens, montanhas, florestas, fontes termais e vinhos deliciosos e acessíveis. Viajar no Chile não é difícil, mas existem algumas dicas que você deve conhecer antes de embarcar.
Viagem para o Chile: Tudo o que você precisa saber!
De medidas de segurança a dicas de viagem práticas e sustentáveis para o Chile, este guia de viagem é uma leitura obrigatória se você estiver planejando uma viagem a este belo país. Descubra tudo o que você precisa saber antes de ir para o Chile.
Guia de viagem com dicas do Chile: resumo
- Idioma: Uma versão bem chilena do espanhol
- Capital: Santiago
- Moeda: Pesos chilenos (CLP)
- Cartões de crédito: Mastercard e Visa são aceitos em quase todos os lugares. Amex nem tanto.
- Caixas eletrônicos: Disponíveis em todo o país e em postos de gasolina. Eles tendem a cobrar taxas altas. Para usuários Mastercard, descobri que os caixas eletrônicos do Scotiabank têm as taxas mais baixas.
- Código de telefone: +56
- Números de Emergência: Polícia 133, Bombeiros, 132, Ambulância 131
- Água: A água da torneira é potável na maioria das áreas, exceto em lugares muito remotos como Atacama
- Gorjetas: Gorjetas são normais em restaurantes de 10%, e pequenas gorjetas são esperadas para guias turísticos.
Dicas gerais para viajar no Chile
↠ Evite a alta temporada
Provavelmente uma das melhores dicas de viagem no Chile! A alta temporada no Chile vai do final de novembro até o final de fevereiro, sendo janeiro e fevereiro os períodos mais movimentados, o auge do verão chileno.
Em fevereiro, a maioria dos chilenos sai de férias, o que significa que os parques nacionais estão extremamente movimentados, assim como as cidades litorâneas, acampamentos e locais populares como Valle del Elqui, Pucón e, claro, Torres del Paine.
Durante esse período, os preços disparam e você terá que lidar com multidões. A melhor época para visitar o Chile é do final de outubro a dezembro ou de março ao início de abril.
O Norte pode ser visitado confortavelmente em todas as épocas do ano, porém, na Patagônia a temporada é curta devido ao clima extremo.
Veja também: Melhor Época para Viajar para o Chile
Temporadas de viagens no Chile
Alta Temporada – Verão – Dezembro a Fevereiro – Esta é a época alta e mais movimentada. Você precisará reservar toda a sua viagem com antecedência. Preços de pico e poucas ofertas de viagens. Época mais quente para visitar a Patagônia com clima estável. No norte, os desertos são quentes e secos. Quente na região central
Temporada média – Outono – Março-Maio – Preços mais baixos e mais disponibilidade. Março é a melhor época para visitar a Patagônia, com menos multidões, mas ainda assim com bom tempo. Quente no deserto.
Baixa Temporada – Inverno – Junho-Agosto – Baixa temporada mas alta temporada para esquiar, poucos turistas, preços baixos. Bom momento para visitar o norte do Chile. A maior parte da Patagônia experimenta frio extremo e fica fechada durante o inverno.
Temporada média – Primavera – Setembro-Novembro – Clima ameno em todo o país. Novembro é um dos melhores meses para visitar todo o Chile. 18 de setembro verá um aumento de movimento e preços mais altos devido ao Dia Nacional do Chile.
↠ Pacote para todas as estações
O clima e o tempo não poderiam ser mais variáveis no Chile, então se você estiver planejando uma viagem por todo o país você precisará trazer roupas para todas as estações.
No verão, as temperaturas em Santiago geralmente ultrapassam os 35°C (95°F), enquanto no mesmo dia a temperatura não ultrapassa os 12°C (53°F) na Patagônia.
Também existem disparidades de temperatura muito grandes entre a temperatura diurna mais alta e a temperatura noturna mais baixa, por isso é melhor embalar muitas camadas.
↠ Considere acampar
Apesar de estar localizado na América do Sul, o Chile não é barato, principalmente quando se trata de hospedagem durante o verão. Se você estiver com um orçamento pequeno, considere trazer uma barraca e acampar.
A cultura de camping no Chile é muito desenvolvida e você encontrará bons campings em quase qualquer lugar. Eles também são extremamente acessíveis e uma ótima opção para quem não quer ficar sempre em hostels.
↠ Aprenda um pouco de espanhol
O espanhol é falado no Chile, porém, é bem diferente do espanhol falado na Espanha e os chilenos tendem a usar muito e quero dizer muitas gírias, dificultando o entendimento. Uma das melhores coisas que você pode fazer antes de visitar o Chile é aprender algumas noções básicas de espanhol.
O inglês é falado por muitas pessoas em Santiago, mas fora das grandes cidades e nas áreas rurais quase ninguém fala inglês, por isso ajuda muito saber o básico.
↠ Dinheiro
A moeda no Chile é o peso chileno. Os caixas eletrônicos estão amplamente disponíveis em bancos, postos de gasolina e supermercados de todo o país e as Casas de Cambio estão disponíveis principalmente em Santiago.
Geralmente, dólares não são aceitos, portanto, certifique-se de levar pesos chilenos com você. Cartões de crédito internacionais são amplamente aceitos para pagamento de supermercados, lojas, hotéis, etc.
↠ Eletricidade
A voltagem padrão no Chile é 220V e você precisará de um plugue tipo C, ou seja, o plugue padrão nosso.
Veja também: Conheça as tomadas de cada país pelo mundo
Dicas de viagem para saúde e segurança no Chile
↠ Pequenos crimes
O Chile é considerado um dos países mais seguros da América do Sul. A maioria dos crimes contra turistas ocorre na forma de furtos e roubos de bolsas/telefones. Infelizmente, porém, esses dois são bastante comuns, especialmente em Santiago.
Certifique-se de estar sempre atento aos seus pertences, especialmente nas estações de ônibus, no transporte público ou em locais lotados. Não deixe nada de valor na bagagem despachada ao viajar de ônibus e, de modo geral, ao sair em Santiago é melhor deixar objetos de valor no hotel.
Atualização de segurança de 2024: Nos últimos anos, especialmente em Santiago e Valparaíso, as coisas pioraram muito no que diz respeito à segurança. Estes não são mais lugares seguros para visitar. Quando estiver em Santiago evite o centro da cidade, deixe todas as variáveis no seu hotel e não ande por aí à noite. Eu recomendo ficar em um hotel na parte alta da cidade (Providencia ou Las Condes).
↠ Golpes
Golpes direcionados a turistas no Chile não são comuns, exceto em Santiago e no Aeroporto Internacional de Santiago. Se você reservou um transfer do aeroporto para a cidade, não deixe que ninguém te diga que é dessa empresa e que sua transferência foi cancelada.
Freqüentemente, há motoristas de táxi aleatórios se passando por motoristas pré-agendados que o levarão à cidade e cobrarão uma quantia exorbitante. Basta dizer um não, obrigado, educado, mas firme, ou ‘Não, obrigado’ a qualquer pessoa que se aproximar de você oferecendo uma carona e, em vez disso, certifique-se de embarcar no transporte pré-reservado correto.
Eu recomendo fortemente reservar este serviço de transporte do aeroporto para uma viagem segura e confiável.
Outro golpe comum direcionado a turistas no centro da cidade é quando uma pessoa joga uma substância de alcatrão parecida com cocô em você e/ou em sua bolsa sem que você perceba quem o fez.
A mesma pessoa irá ajudá-lo a limpá-la, enquanto o seu parceiro no crime irá roubar sua bolsa sem você perceber. Se você sentir que está sendo coberto por tal substância, ignore qualquer pessoa que tente ajudá-lo e continue andando.
↠ A água da torneira é potável
Ao visitar o Chile, é bom saber que a água da torneira na maioria dos lugares do Chile é segura e limpa para beber, o que significa que você não precisará comprar água engarrafada durante a viagem.
↠ Altitude
No norte do Chile, a altitude pode ser um problema, por isso tenha isso em mente ao planejar uma viagem. Alguns pontos turísticos conhecidos, como os Gêiseres del Tatio no Deserto do Atacama ou o Parque Nacional Lauca, estão localizados em altitudes vertiginosas, o que pode ser um problema se você tende a sofrer do mal da altitude.
Ao viajar por essas áreas, primeiro pesquise as altitudes do seu destino e planeje seu itinerário indo da altitude mais baixa até a mais alta para você se aclimatar totalmente.
↠ Terremotos no Chile
Sem dúvida, uma das partes mais assustadoras da vida no Chile, os terremotos são bastante frequentes. Se acontecer de você estar viajando e experimentar um, é bom estar preparado.
Fique atento à saída de emergência mais próxima e, se acontecer de você passar por uma saída forte, mantenha a calma em um espaço onde nada possa cair em cima de você e espere.
Se você estiver em um quarto ou apartamento fechado, abra a porta para que ela não possa emperrá-lo e prendê-lo lá dentro e, claro, anote os números de emergência mais importantes.
Transporte Dicas de viagem para o Chile
↠ Compre um cartão de transporte público
Se você estiver em Santiago por alguns dias provavelmente precisará usar o transporte público algumas vezes durante a sua estadia. Você pode comprar passagens individuais de metrô para viagens, mas não pode fazer o mesmo para ônibus ( micros).
Se precisar usar um micro, invista em um Bip! cartão que custa CLP $ 1.500 e pode ser adquirido em qualquer estação de metrô. Enquanto outras dicas de viagem nos posts do Chile podem dizer que você precisa conseguir um, conseguir um Bip! o cartão só é realmente necessário se você precisar pegar o ônibus.
↠ Evite transporte público na hora do rush
Uma das principais dicas do Chile é evitar Santiago nos horários de pico da manhã e da noite. A hora do rush em Santiago dura muito mais que uma hora e é uma loucura. Você será empurrado para dentro de um vagão do metrô por uma multidão de pessoas atrás de você, já que as pessoas aqui têm um conceito variado de espaço pessoal.
É uma experiência altamente desconfortável, então, se puder, tente evitá-la. Com bagagem é praticamente impossível. Como dica geral: ao viajar por Santiago com bagagem, use sempre um transfer pré-agendado ou Uber.
↠ Pegar carona é uma opção
Ao viajar pelo Chile, principalmente com orçamento limitado, pegar carona, principalmente na Patagônia, é bastante aceito e bastante comum.
Em nenhum lugar é 100% seguro, mas de modo geral, as pessoas ficarão felizes em lhe dar uma carona. Como regra geral, tente se limitar às estradas principais com maior fluxo de tráfego.
↠ Pegue o avião
Ônibus e aviões são a única maneira de viajar pelo Chile na maior parte do tempo. A maneira mais conveniente e econômica é de ônibus, porém as distâncias são longas.
Nos últimos anos, muitas companhias aéreas de baixo custo, como Sky Airline e JetSMART, reduziram drasticamente os preços dos voos no Chile, portanto, se você planeja viajar uma longa distância, é melhor voar. Eu não tentaria fazer viagens longas de ônibus se você tivesse apenas uma ou duas semanas no Chile.
↠ Alugar um carro em vez de passeios/transporte público
Ao viajar pelo Chile, você pode se deparar com a decisão se alugar um carro é melhor que o transporte público. Isso depende exatamente de onde você está viajando e do que deseja fazer.
Em muitos casos, alugar um carro é melhor, mas nem sempre. Aqui estão algumas das minhas dicas gerais sobre aluguel de automóveis sobre quando pegar um carro e quando você não precisa dele.
Para Santiago, você não precisa alugar um carro, a menos que queira fazer uma viagem de um dia aos vales do vinho e ao Cajón del Maipo, mas mesmo assim você pode fazer passeios.
Eu recomendaria 100% alugar um carro para San Pedro e o Deserto do Atacama. Novamente, você pode fazer passeios, mas tem muito mais flexibilidade com um carro.
Você não precisa de carro para fazer o trekking ‘W’ ou ‘O’ nas Torres del Paine – você pode chegar ao início da trilha de transporte público. Se você não está fazendo trekking nas Torres del Paine e seu tempo é limitado, então alugar um carro é melhor.
Para a épica viagem pela Carretera Austral você precisa de um carro. Para visitar a região dos lagos, ou seja, Pucón, Puerto Varas etc. recomenda-se alugar um carro.
Em qualquer lugar fora dos roteiros mais conhecidos, recomenda-se alugar um carro.
Viagem de bem-estar no Chile
Ao pensar em viagens de bem-estar, o Chile provavelmente não é o primeiro destino que vem à mente, no entanto, o país tem alguns destinos incríveis para se sentir em harmonia com a natureza e para relaxar e rejuvenescer. Geralmente, spas e bem-estar estão limitados aos hotéis de luxo no Chile.
É também o país perfeito para um destino ativo e se você gosta de aventuras como caminhadas, ciclismo, rafting e caiaque é um ótimo lugar para vir.
Alguns dos melhores hotéis com spa no Chile para viagens de bem-estar são:
Nayara Alto Atacama – Um retiro de luxo no deserto do Atacama, este lugar sereno oferece restaurantes requintados, bem como spa e serviço de massagens, além de belos quartos e excursões privadas ao redor do deserto.
Hotel AWA – Este resort boutique em Puerto Varas fica em uma área famosa por suas fontes termais e banhos termais. Aproveite ao máximo as suas piscinas naturais, o centro de fitness e a calma e bela localização rural. As vistas do lago são deslumbrantes.
Vik Chile – O Vale de Colchagua é um dos vales vitivinícolas mais famosos do Chile, mas por que não explorar esta área combinando-a com um pouco de bem-estar? Esta luxuosa propriedade combina perfeitamente o charme rural chileno com um toque de luxo. Explore os vinhedos durante o dia e relaxe na piscina e no spa do local enquanto o sol se põe.
Tierra Patagonia – Onde ficar para um requintado bem-estar e aventura em Torres del Paine.
Para viagens de aventura não perca as áreas do Deserto do Atacama, Parque Nacional Pucón e Villarica, Patagônia e Parque Nacional Torres del Paine, bem como a icônica rota de viagem, a Carretera Austral.
Onde comer no Chile
A culinária chilena, assim como a Argentina, é dominada por carnes e produtos de origem animal, mas nos últimos anos começou a adotar estilos de vida alternativos e diferentes formas de alimentação.
Hoje em dia, especialmente em Santiago, muitos lugares servem deliciosas comidasveganas e a cada dia há mais e mais novidades no cenário. No entanto, isto é muito diferente nas regiões onde ainda é difícil conseguir uma refeição vegetariana e muito menos uma refeição totalmente vegana.
Se você é vegetariano ou vegano:
↠ Use o aplicativo Happy Cow para encontrar alimentos vegetarianos/vegetais perto de você.
↠ Ao se hospedar em cidades pequenas e pouco movimentadas, opte por Airbnbs ou hostels com cozinha ou até mesmo acampamento para preparar sua própria comida.
Frutas, vegetais, grãos e leguminosas são de alta qualidade e amplamente disponíveis, exceto no extremo sul da Patagônia, onde os alimentos frescos ficam um pouco mais caros e escassos.
↠ Vilas e cidades que são populares com o turismo, por exemplo, Puerto Natales, Viña del Mar, San Pedro de Atacama, Pucón, Puerto Varas e, claro, Santiago, geralmente têm boas opções baseadas em plantas.
O que comer e beber no Chile
Então quais são os melhores e mais típicos pratos para experimentar no Chile? Aqui está a lista definitiva de alguns alimentos que você deve experimentar durante uma viagem ao Chile.
- Empanadas – diferentes de outras variedades sul-americanas. Geralmente, assados e fritos com recheios diversos.
- Cazuela – Caldo de carne com carne, legumes e batatas.
- Pastel de Choclo – basicamente uma Torta de Pastor, estilo chileno – coberto com uma camada de fubá sobre batata.
- Manjar – Uma pasta de caramelo, muito parecida com doce de leite
- Asado – Um churrasco chileno
- Pebre – Um molho fresco à base de tomate
- Merkén – Tempero feito com ajo cacho de Cabra seco e defumado. Não é picante, mas tem um sabor incrível de defumado.
- Leche Asada – uma sobremesa de leite assado estilo flan
- Curanto – Prato especial de Chiloé onde carne ou frutos do mar são cozidos no subsolo.
- Marraqueta – Pão típico chileno, branco e macio.
- Pisco Sour – Um coquetel feito com pisco
- Chicha – bebida alcoólica caseira, tipo cidra, geralmente feita com uva.
- Vinho – Os vinhos chilenos são incríveis. Eles têm que ser julgados quando estiver no Chile.
Você tem algum comentário ou pergunta sobre dicas de viagem no Chile? Deixe-me saber nos comentários abaixo!