Viagem de 1 dia em Hallstatt, Áustria
Hallstatt: Apesar do seu tamanho modesto, a encantadora vila austríaca de Hallstatt não carece de atrações maravilhosas. Como Patrimônio Mundial da UNESCO, Hallstatt está repleta de arquitetura e museus tradicionais, além de oferecer uma visão fascinante da história das minas de sal.
Como está situado às margens do Lago Hallstatt, na região montanhosa de Salzkammergut, este destino dos sonhos oferece um grande apelo aos amantes da natureza e das atividades ao ar livre.
É perfeitamente possível ver o melhor de Hallstatt em um dia como parte de um itinerário pela Áustria mais amplo. A vila alpina é um passeio popular de um dia saindo de Salzburgo e também se encaixa perfeitamente em qualquer itinerário de viagem pela Áustria. Você pode reservar uma excursão a Hallstatt saindo de Salzburgo ou fazer uma visita independente, como este itinerário está prestes a demonstrar.
Para ajudá-lo a planejar toda a logística de sua visita, organizei o seguinte roteiro de um dia em Hallstatt, que cobre todos os detalhes práticos que você precisa, bem como as melhores coisas para ver durante sua viagem de um dia. Se você tiver mais de um dia em Hallstatt, incluí algumas dicas sobre como você pode expandir seu itinerário.
Informações úteis para visitar Hallstatt 🇦🇹
Como chegar a Hallstatt
Salzburgo é o trampolim mais conveniente para a sua viagem de um dia a Hallstatt e possui o aeroporto internacional mais próximo. Se você alugar um carro, o passeio panorâmico de Salzburgo a Hallstatt levará de 1 a 1,5 horas para ser concluído.
Chegue o mais cedo possível para garantir estacionamento na cidade em um dos dois estacionamentos centrais, especialmente durante o verão, feriados e fins de semana. Hallstatt é muito popular entre os turistas e não é raro que os estacionamentos lotem antes das 10h.
Pegar o ônibus ou trem público de Salzburgo leva mais tempo, então você definitivamente precisará reservar um hotel na cidade para fazer este itinerário de Hallstatt valer a pena. Ônibus e trens levam cerca de 3 horas em cada sentido e exigem algumas trocas.
O ônibus número 150 sai de Salzburg Hofwirt (C) e leva você até Bad Ischl Bahnhof. A partir daqui você precisará mudar para o ônibus 542 e novamente para o 543 em Gosaumühle.
Os trens partem de Salzburg Hbf com uma mudança em Attnang-Puchheim antes de chegar ao terminal em Obertraun, no lado leste do lago. Neste ponto, você precisará pegar uma balsa que atravessa o lago para chegar a Hallstatt. Essa balsa custa 7 Euros (ida e volta) por pessoa.
🇦🇹 Vale a pena passar uma noite em Hallstatt?
Olha, a menos que seja muito o seu senho, pois (no inverno) as lojas e restaurantes fecham por volta das 17h e você não vai ter absolutamente NADA para fazer na cidade. O local é pouco iluminado, só ficam dois restaurantes abertos, até umas 23h, para você jantar. Nós achamos que não valeu a pena.
Recomendaríamos fazer um bate-volta, por exemplo, de Salzburgo, curtindo a bela cidade de Hallstatt durante o dia e voltando no fim do dia para aproveitar a noite de Salzburgo (que tem mais restaurantes, um centrinho lotado, apresentações musicais e muito mais).
☀️ Melhor época para visitar Hallstatt
Definida por quatro estações distintas, a vila é um destino para todo o ano e a melhor época para planejar sua viagem de um dia a Hallstatt depende de suas preferências pessoais.
A alta temporada ocorre durante os meses de verão, julho/agosto, quando a cidade recebe mais multidões e temperaturas mais altas.
Em total contraste, é provável que a cidade experimente neve durante os meses de inverno, de novembro a fevereiro, quando a temperatura pode cair para 0°C. Isso a torna um destino popular para os entusiastas de inverno como nós e a cidade se transforma em uma estação de esqui.
No geral, os meses do final da primavera e do outono são os momentos mais agradáveis para visitar, quando o cenário está vivo com flores de verão ou folhagens de outono. As temperaturas em torno de 15-19°C tornam essas épocas do ano o momento perfeito para incluir algumas caminhadas leves em seu itinerário em Hallstatt.
🚶 Como se locomover em Hallstatt
Ao chegar a Hallstatt, você poderá facilmente explorar a vila a pé, pois ela é muito pequena. A maioria das atrações fica a uma curta distância.
Todos os lugares deste itinerário de Hallstatt são acessíveis a pé, no entanto, alguns deles estão localizados no alto da montanha. Embora seja totalmente possível caminhar até lá, você pode aproveitar o funicular que o transporta até o topo em poucos minutos.
Onde ficar em Hallstatt
Hallstatt é um lugar pequeno e as opções de hotéis são bastante limitadas (e caras). Os três lugares a seguir são minhas recomendações sobre onde ficar no centro da cidade. Certifique-se de reservar com antecedência para garantir sua acomodação, especialmente se você planeja seu itinerário em Hallstatt durante o verão!
LUXO – Seehotel Grüner Baum
Localizado no centro exclusivo para pedestres de Hallstatt, Patrimônio Mundial da Humanidade, o hotel 4 estrelas Superior Seehotel Grüner Baum oferece quartos espaçosos com vista panorâmica do Lago Hallstatt na região de Salzkammergut, na Alta Áustria.
PREÇO MÉDIO – Heritage Hotel Hallstatt
Todos os quartos e suítes deste hotel 4 estrelas oferecem vista para o lago e estão equipados com banheiro privativo, cafeteira e toques caseiros. O alojamento abrange três edifícios e há também um restaurante e sauna no local.
BAIXO ORÇAMENTO – Pension Bergfried
Esta pousada com localização central dispõe de quartos compactos com banheiro privativo, com a opção de upgrade para uma suíte com varanda. A propriedade oferece uma área de relaxamento compartilhada com spa e sauna.
Alternativamente, se você tiver um carro, você pode querer ficar um pouco mais fora da cidade, em uma das aldeias vizinhas. Uma das melhores opções é Obertraun, de onde você pode chegar a Hallstatt em 10 minutos de carro ou também pode aproveitar a balsa.
Visão geral do seu itinerário de um dia em Hallstatt
1 dia em Hallstatt
Manhã: Hallstatt Center, Hallstatt Market Square, Evangelical Parish Office, Michael’s Chapel, Ossuary & Ossuário, mirante de cartão postal clássico, cachoeira Hallstatt, pequena ilha
Tarde: Salzbergwerk, Hallstatt Skywalk, café da tarde no Restaurante Rudolfsturm
Noite: caminhada até a Cachoeira Waldbachstrub ou Jardim Glaciar, jantar no Restaurante am See
Mapa para o seu itinerário em Hallstatt
Abaixo você encontra um mapa personalizado que inclui todos os locais que você visitará neste roteiro de Hallstatt. Marquei cada hora do dia com cores diferentes – usei azul para a manhã, vermelho para a tarde e verde para a noite para que você possa ver facilmente quais lugares visitará durante seu itinerário de um dia em Hallstatt.
Se você abrir esta postagem no seu telefone e clicar no colchete no canto superior direito do mapa, ela será aberta no seu aplicativo do Google Maps para que você possa tê-la sempre com você. Super conveniente, certo?
Manhã do seu itinerário em Hallstatt
Recomendo passar a manhã de sua viagem de um dia a Hallstatt vagando pelo centro da cidade, conferindo as atrações notáveis e os belos mirantes e, claro, tirando toneladas de fotos.
Você pode ver os destaques do Hallstatt Zentrum confortavelmente ao longo de uma manhã porque a cidade é pequena e fácil de caminhar. Abaixo está uma rápida visão geral dos lugares que você pode visitar durante sua caminhada autoguiada.
Praça do mercado de Hallstatt
Dominada por uma fonte e uma estátua da Santíssima Trindade, a Marktplatz Hallstatt é o centro da cidade e é adornada com pitorescos edifícios alpinos que farão qualquer fotógrafo cantarolar.
Passe algum tempo percorrendo a área pitoresca, entrando nos cafés para comprar doces austríacos e passeando pelas lojas de souvenirs.
Dependendo do horário da sua visita, os edifícios podem estar inundados de flores de verão ou cobertos por uma espessa camada de neve. Durante os meses mais quentes, muitas vezes há concertos e eventos religiosos realizados no mercado, enquanto no inverno, ele hospeda o Mercado de Natal anual.
Secretaria Paroquial Evangélica
Há algumas igrejas na cidade que você verá enquanto explora a pé durante sua viagem de um dia a Hallstatt. Uma relíquia do final do século XVIII, Evangelisches Pfarramt é um elemento icônico do horizonte de Hallstatt e oferece uma bela vista do lago a partir da torre.
Capela de São Miguel, Beinhaus & Ossuário
A capela e o cemitério de Michaelskapelle ficam ao norte da vila. Dentro da igreja você pode ver o ossuário de Hallstatt, uma coleção de centenas e milhares de crânios e ossos humanos.
Em um sentimento comovente, os crânios estão inscritos com o nome do falecido, o ano de sua morte e intrincadas pinturas florais.
Se quiser visitar o ossuário o custo da entrada é de 1,50€. Está aberto aos turistas de quarta a domingo, das 10h às 17h.
Ponto de vista clássico do cartão postal
Você concordará que vale a pena parar para tirar uma foto em qualquer lugar que você olhe em Hallstatt, mas ainda vale a pena visitar um ou dois dos mirantes oficiais.
Caminhe menos de dois minutos ao norte do cemitério e você encontrará o ponto marcado como ‘Aussichtspunkt Hallstatt’ no Google Maps, ou ‘ponto de vista clássico’. A partir daqui você terá uma foto impressionante da vila em seu cenário montanhoso, a lembrança perfeita da sua viagem de um dia a Hallstatt.
Cachoeira Hallstatt
Você pode ficar surpreso ao saber que há uma cachoeira no coração de Hallstatt! Pode não rivalizar com as enormes cachoeiras tropicais de Bali e das Filipinas, mas chega bem perto e oferece algumas oportunidades fotográficas fantásticas.
A trilha começa não muito longe da Marktplatz e leva uns agradáveis 20 minutos para chegar ao atrativo.
Small Island
Siga para o sul da vila até Small Island, que flutua a poucos metros da margem do lago. A pequena ilha está conectada ao continente por uma ponte igualmente pequena e, ao atravessá-la, você terá uma visão clara da vila.
Demora 15 minutos para caminhar até Small Island saindo da Marktplatz, então você pode querer fazer desta sua primeira ou última parada da manhã em seu itinerário de Hallstatt.
Tarde do seu itinerário em Hallstatt
Mina de sal de Hallstatt
Na tarde do seu dia em Hallstatt, você pode ir a uma das atrações mais interessantes da cidade, a mina de sal. Com uma história de 7.000 anos, a mina é uma das mais antigas do gênero no mundo.
A mina está localizada no alto das montanhas e você tem basicamente duas opções para chegar lá.
Você pode pegar o funicular Salzbergbahn saindo do centro da cidade (perto do estacionamento P2), que leva alguns minutos. O custo do funicular é de 22€ ida e volta ou 12€ ida.
Você também pode comprar um bilhete combinado para o funicular e a mina de sal, custa € 40 por pessoa.
Alternativamente, você pode optar por caminhar gratuitamente. Isso leva cerca de 1 a 1,5 horas, o que certamente prolongará seu itinerário em Hallstatt. O percurso em si é bem sinalizado e fácil de seguir, porém é bastante íngreme, por isso esteja preparado com calçado adequado e muita água.
Se não utilizar o funicular, a entrada nas minas de sal custa apenas 27€ por pessoa. Nesse caso, você também precisará calcular algum tempo extra para descer (leva cerca de 45 a 60 minutos).
A mina só é acessível através de uma visita guiada e compreende cerca de 2 km de caminhada e o restante é feito através do trem da mina. O passeio em si leva cerca de 70-80 minutos e sai a cada 30 minutos entre 9h e 16h. Você precisa estar lá 30 minutos antes do horário de início.
É importante usar sapatos resistentes e roupas quentes, pois a temperatura abaixo do solo é em média de 8°C. Você receberá uma jaqueta e calças protetoras antes do passeio, que deverá vestir por cima de suas roupas normais.
Portanto, mesmo que você esteja visitando no calor do verão, é melhor usar jeans e camisetas em vez de vestidos ou saias (ou pelo menos ter uma muda de roupa na mochila para o passeio).
Passarela de Hallstatt
Aqueça-se após o passeio pela mina em uma das paradas mais pitorescas do seu itinerário de um dia em Hallstatt. O Hallstatt Skywalk é um deck de observação que se projeta 350 metros acima da cidade e oferece uma visão ininterrupta das montanhas elevadas.
Não há taxa de entrada para visitar o mirante, então, se você não estiver preocupado com o passeio pela mina, ainda assim recomendo aparecer para apreciar a vista.
Restaurante Rudolfsturm
Seja para almoçar ou como deleite à tarde, você pode visitar este pitoresco café que possui uma esplanada com vista para o lago e as montanhas. Ele está localizado próximo ao Hallstatt Skywalk para que você possa visitá-lo facilmente depois de apreciar as vistas panorâmicas.
Se você gosta de doces, experimente o strudel de maçã – é realmente um dos melhores que já comi!
Noite do seu itinerário em Hallstatt
Caminhada até a Cachoeira Waldbachstrub ou Jardim Glaciar
Conclua o itinerário perfeito de um dia em Hallstatt com uma caminhada tranquila que lhe dará a última oportunidade de vivenciar a natureza majestosa. Existem duas sugestões localizadas próximas uma da outra no Vale Echern de Hallstatt: Cachoeira Waldbachstrub ou Jardim Glaciar.
Você pode iniciar ambas as caminhadas no Hallstatt Parking P2. A partir daí, você tem várias opções: você pode pegar Echerntalweg, Kohlstattweg e depois Malerweg, ou atravessar o rio e caminhar ao longo de Malerweg até chegar ao Parkplatz Echerntal.
Alternativamente, se você estiver com pouco tempo ou não quiser caminhar muito, você também pode dirigir seu carro até Parkplatz Echerntal.
Logo após passar pelo estacionamento, você receberá um garfo. Você pode pegar a estrada pavimentada à esquerda que o levará ao Jardim Glaciar (Gletschergarten).
Este é um aglomerado de rochas, acidentes geográficos, piscinas de fadas e riachos únicos que se formaram durante a última Idade do Gelo, à medida que a geleira no desfiladeiro recuava. Esta maravilha natural é acessível seguindo as indicações para Simonyhütte e Wiesberghaus.
Se você pegar a estrada de cascalho à direita, estará indo em direção à Cachoeira Waldbachstrub. Só para avisar: embora a trilha esteja sinalizada, nenhuma placa indica o nome da cachoeira, então é bem fácil se perder. Você vai se deparar com algumas bifurcações durante a trilha, na dúvida escolha sempre a certa!
Para sermos totalmente transparentes, não conseguimos encontrar a cachoeira durante a nossa caminhada. Na terceira ou quarta bifurcação, acidentalmente pegamos o caminho errado e acabamos subindo até o Jardim Glaciar.
Se tivéssemos virado à direita e atravessado o riacho, teríamos encontrado a cachoeira em 15 minutos. Mas infelizmente viramos à esquerda e depois de subir muitas escadas, chegamos ao Glacier Garden. Não estou reclamando, pois era muito bonito, mas teria sido mais fácil pegar a estrada pavimentada do estacionamento se eu quisesse vir aqui.
De qualquer forma, chegar ao Glacier Garden a partir do estacionamento Echerntal leva cerca de 30 minutos, enquanto a caminhada até a Cachoeira Waldbachstrub leva cerca de 40-45 minutos.
A menos que você pule algumas das atividades anteriores do itinerário, você precisará escolher uma opção de caminhada. No entanto, se você tiver mais de um dia em Hallstatt, recomendo fortemente que você faça essas duas caminhadas.
Restaurante am See
Depois de um dia exaustivo, mas (espero) maravilhoso, explorando Hallstatt, finalmente é hora de sentar e saciar sua fome! Você já deve ter procurado um lugar para comer durante seu passeio pelo Hallstatt Zentrum, mas se não, sugiro ir ao Restaurant am See.
Mesas espalhadas pelo terraço à beira do lago proporcionam vistas panorâmicas encantadoras enquanto você come. O cardápio inclui pratos típicos austríacos, peixe fresco e uma farta mistura de cervejas, vinhos e destilados.
Planejando uma viagem para a Áustria?
Então você pode querer dar uma olhada em todos os nossos outros guias de viagem sobre a Áustria. Eu prometo, eles são tão incríveis quanto este artigo!