Dicas,  Viagens

UN Tourism: Como encontrar destinos pouco conhecidos

Como encontrar destinos pouco conhecidos: Como usar o banco de dados de Vilas Turísticas da UN Tourism para descobrir destinos de viagem pouco explorados, desde fontes termais na Toscana até campos de tulipas na Patagônia.

Destinos de viagem fora do comum devem ser uma grande tendência em 2025 — e não é nenhuma surpresa, considerando o excesso de turismo em destinos populares na Europa neste verão e a temporada de viagens de férias que está quebrando recordes.

Embora cidades como Paris e Barcelona sempre tenham seu atrativo, “haverá um desejo maior por experiências autênticas e fora do comum”, diz um relatório de tendências recente de 2025 da Booking.com.

Da mesma forma, a previsão de tendências da Expedia mostra que 63% dos consumidores provavelmente visitarão um chamado “destino de desvio” — um local discreto perto de uma área turística popular — à medida que mais turistas “procuram o menos lotado e menos conhecido”.

Especialistas dizem que essa tendência de viajar para destinos menos frequentados por turistas internacionais é uma que provavelmente veio para ficar. Mais do que uma tendência, é uma realidade. Há uma realidade de voltar à autenticidade, ao local, e de ajudar a comunidade e retribuir.

UN Tourism e as vilas turísticas

Para ajudar os viajantes em sua busca por destinos menos lotados, a UN Tourism vem acumulando um banco de dados das melhores “vilas turísticas” rurais nos últimos quatro anos. O banco de dados é uma mina de ouro para viajantes que buscam descobrir destinos escondidos onde o turismo é desejado — e necessário — para o crescimento econômico e o desenvolvimento.

Cada vila destacada por esta iniciativa é um exemplo excepcional de um destino de turismo rural com ativos culturais e naturais reconhecidos que preservam e promovem os valores, produtos e estilo de vida rurais e comunitários. Além disso, cada uma delas está comprometida com a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Encontrar destinos pouco conhecidos: Melhores Vilas Turísticas da UN Tourism

O que é o banco de dados das Melhores Vilas Turísticas?

A cada ano, a UN Tourism adiciona uma nova leva de dezenas de vilas do mundo todo ao banco de dados, formalmente chamado de Melhores Vilas Turísticas.

Cada vila é avaliada em nove áreas-chave, que incluem critérios como recursos culturais e naturais, estabilidade ambiental, estabilidade social, desenvolvimento turístico e saúde, segurança e proteção. Para ser adicionada à lista, a vila deve estar trabalhando “para promover o papel do turismo em áreas rurais, preservando paisagens, diversidade cultural, valores locais e tradições culinárias”, de acordo com o site da UN.

Hoje, mais do que nunca, precisamos de turismo responsável com base em cidades ou destinos rurais que estejam liderando pelo exemplo. Esta é a maneira de mostrar as coisas que eles estão fazendo e o que realmente os torna únicos. Cada vila tem uma abordagem ao turismo que considera a história local e prioriza a criação de experiências autênticas e únicas.

Como você pode usar o banco de dados da UN Tourism para planejar uma viagem?

Ao abrir o banco de dados, ele mostra a lista completa de vilas em ordem alfabética. Há filtros para restringir sua busca pelo ano em que as vilas foram adicionadas à lista, ou pela região ou país para onde você pode estar viajando. Há também um recurso de mapa interativo para visualizar a localização de cada vila. Atualmente, há 254 vilas em 52 países listadas no banco de dados.

Em 2024, 55 novas vilas foram adicionadas à lista. As novas adições incluem destinos frequentemente esquecidos como San Casciano dei Bagni, Itália, uma cidade medieval de cerca de 1.600 pessoas no coração da Toscana, conhecida por suas fontes termais.

O Vietnã marcou um novo participante este ano com sua Trà Quế Vegetable Village — uma comunidade rural verdejante fundada há 500 anos que hoje é conhecida por suas pequenas fazendas familiares que produzem vegetais de alta qualidade. Muitos dos destinos têm maravilhas naturais de tirar o fôlego que eles estão se esforçando para proteger.

Por exemplo, Trevelin, uma vila na região da Patagônia Argentina, também entrou na lista em 2024 por suas paisagens montanhosas impressionantes, campos de tulipas, vinhedos e atividades ao ar livre como caminhadas, snowboard e caiaque.

A lista completa de destinos de 2024 abrange 27 países no Oriente Médio, África, Europa, Ásia e América do Sul. Para aproveitar ao máximo o índice de destinos, o site recomenda começar com um país que você possa estar interessado em visitar e ver se você pode juntar visitas a várias vilas na área.

Em seguida, use fontes locais para pesquisar os melhores lugares para ficar e coisas para fazer em cada cidade. Na página individual de cada vila no banco de dados, o Turismo da UN vinculou-se ao site do conselho de turismo local, cada um dos quais tem informações sobre operadores turísticos locais, acomodações e atividades.

Você também pode personalizar sua busca com base em seus hobbies ou paixões pessoais. Não importa que tipo de viajante você seja, há uma vila com uma tradição ou atividade local que provavelmente corresponderá aos seus interesses. Um especialista em viagens também pode ser um recurso valioso quando se trata de destinos fora do comum, pois eles geralmente têm conhecimento boca a boca que pode não ser publicado online.

Embora seja uma tendência que deve ganhar força em 2025, visitar destinos de viagem sustentáveis ​​e fora do comum que preservam sua herança e conservam o meio ambiente é crucial para o futuro de longo prazo das viagens. No final das contas, o turismo é sobre recursos naturais. Sem eles, é impossível criar um turismo sustentável.

Deisi Remus

Um sagitariana legítima, louca por gatos e viagens. Saiu de Porto Alegre para encarar novos desafios em São Paulo. Formada em Moda, adora tudo sobre o universo, mas também de viver e compartilhar experiências!