tradições de dias bissextos ao redor do mundo
Curiosidade

6 tradições de dias bissextos ao redor do mundo

Tradições de dias bissextos: Desde fazer sopa em Taiwan até festejar no Texas, muitas maneiras de comemorar um dia a mais.

Há muita diversão desnecessária que você pode ter com 24 horas extras. Este ano é um ano bissexto e, em todo o mundo, as comunidades têm aproveitado o dia bissexto para celebrar a vida – e até a morte – de formas únicas. Desde fazer propostas que as pessoas não podem recusar até ler sátiras publicadas apenas uma vez a cada quatro anos, aqui estão cinco tradições de dias bissextos que você pode comemorar, dependendo de onde você estiver no mundo:

6 tradições de dias bissextos ao redor do mundo

Comemore o Dia do Solteiro

Durante muitos séculos, celebrar o Dia do Solteiro em 29 de fevereiro foi a única maneira de as mulheres em partes da Europa Ocidental proporem casamento aos homens. Diz-se que isto cria um equilíbrio nos papéis de homens e mulheres, muito parecido com o equilíbrio que um ano bissexto cria com o calendário. Isto é o mesmo em muitos países europeus.

Enquanto a tradição irlandesa do século V foi negociada por uma freira chamada Santa Brígida, em 1288, a rainha Margaret da Escócia aprovou uma lei obrigando os homens que recusassem uma proposta a pagar uma multa ou a apresentar um presente à mulher, ou na Dinamarca, 12 pares de luvas para ela esconder o constrangimento de não ter um anel de noivado.

A celebração do amor assumiu formas mais recentes em todo o mundo, com países nórdicos como a Finlândia, a Islândia e a Dinamarca a assinalarem também este dia extra com propostas lideradas por mulheres.

Um ano de azar

Ao contrário da sorte e do amor, é considerado azar na Escócia nascer num dia bissexto e azar na Grécia casar num dia bissexto. Na Itália da época romana, Fevereiro era associado aos mortos, e um ano bissexto era um prolongamento de um mês já mórbido, incutindo uma aura de azar por volta de 29 de Fevereiro até hoje, muitos optam por não ficar noivos, ter filhos, ou comprar casas em um ano bissexto. O mesmo se aplica à Rússia, que associa anos bissextos a condições meteorológicas anormais e a um maior risco de morte.

Confira também: 17 Curiosidades sobre Boston, MA

Beba sopa em Taiwan

Há uma superstição em Taiwan de que mais idosos morrem durante o ano bissexto do que em qualquer outro ano. Quer seja verdade ou não, o país vê filhas preparando macarrão farto de porco para seus pais nesta época, em uma tentativa de promover a boa saúde.

Faça uma festa de aniversário no Texas

Na fronteira entre o Texas e o México, em 1988, Mary Ann Brown e Birdie Lewis, ambos bebês bissextos, pediram a introdução de um festival de dias bissextos em 1988. Anthony é agora a ‘Capital Mundial do Ano Bissexto’, com quatro dias de duração. Este festival inclui uma visita guiada às Cavernas Astecas e quadrilha, entre outras coisas.

Delicie-se com alguma sátira – em francês

La Bougie du Sapeur, um jornal satírico lançado em 1980, desde então foi publicado apenas em dias bissextos. Traduzindo para ‘The Sapper’s Candle’, o título do artigo refere-se a um personagem animado, Sapper Camembert. Assemelhando-se a qualquer diário comum, aparece nas bancas de países como França, Luxemburgo e Bélgica. Você pode pegar uma cópia do jornal para ver piadas, trocadilhos e entrevistas divertidas, bem como comentários sobre tudo o que aconteceu nos últimos quatro anos. Em 2020, La Bougie du Sapeur distribuiu cerca de 2.00.000 exemplares.

Saboreie um banquete no Dia de São Oswald

Na Inglaterra, o dia bissexto evoluiu para uma celebração de São Oswald. O santo, conhecido por revolucionar a Igreja Anglo-Saxônica e difundir a fé cristã na Nortúmbria, faleceu em 29 de fevereiro de 992. Como forma de comemorar sua vida e obra, são realizadas festas, inclusive no Ordinariato Pessoal da Cátedra de Santo Peter e os católicos organizam bailes do dia bissexto e arrecadam fundos para suas igrejas.

Deisi Remus

Um sagitariana legítima, louca por gatos e viagens. Saiu de Porto Alegre para encarar novos desafios em São Paulo. Formada em Moda, adora tudo sobre o universo, mas também de viver e compartilhar experiências!