Tendências de Viagens para 2024
Curiosidade,  Experiências,  Viagens

Tendências de Viagens para 2024

Tendências de Viagens para 2024: Das viagens para shows à troca de casa, essas são as tendências que vão reinar nas viagens em 2024!

Se 2022 foi um regresso às viagens, então 2023 foi o ano em que fomos mais longe do que nunca. Os viajantes viajaram pelos céus, trilhos, estradas e mares para marcar os principais momentos da lista de desejos, com aventuras no Ártico, cruzeiros em iates de luxo e até mesmo os primeiros turistas na viagem ao espaço.

Tendências de Viagens para 2024

Em 2024, os viajantes colocarão o que é importante para eles no centro de seus planos, valorizando experiências mais profundas que deixam um impacto positivo, o tempo gasto com seus entes queridos e momentos de bem-estar que duram muito depois do check-out.

Escolheremos os destinos com cuidado, diminuindo a velocidade para desfrutar do silêncio e das estrelas, entregando-nos ao nosso amor pela comida em lugares novos e interessantes e mergulhando em práticas de bem-estar que nos ajudam a viver mais tempo.

Recomendado: 15 dicas de aeroporto extremamente úteis para facilitar a viagem

Estas são algumas tendências de viagens que provavelmente orientarão a forma como vemos o mundo em 2024.

1. Astroturismo

A astronomia, claro, é um campo de estudo que existe desde o início da civilização e o ato de contemplar as estrelas sempre foi uma fonte de maravilhas que acalmam a alma. Hoje, quanto mais a sociedade se aprofunda num mundo virtual em constante expansão, mais sentimos necessidade de alargar os nossos horizontes no universo real.

O astroturismo, ou banho de estrelas, é o ato de viajar com o objetivo de avistar fenômenos astronômicos – desaparecendo em terras desprovidas de qualquer poluição, multidões e trânsito, onde podemos nos concentrar apenas nos céus e passar horas a contemplar o estrelas, planetas e constelações.

Astroturismo

2. Troca de casa

Cada vez mais, viajantes exigentes procuram ficar longe por períodos mais longos, enquanto o aumento de trabalhos remotos pós-pandemia significa que trabalhar e viver no estrangeiro nunca foi tão apelativo. A problema? A grande quantidade de dinheiro que você vai gastar em hospedagem. Por isso essa tendência de troca de casas está crescendo. É a solução perfeita para garantir uma casa (gratuita) no exterior enquanto oferece a sua em troca – por semanas ou até meses seguidos.

Embora os conceitos de couch surfing e troca de casa existam há décadas, várias novas plataformas estão redefinindo a aparência da troca de casa hoje.

3. As estações ferroviárias são os novos destinos gastronômicos

As estações de trem em todo o mundo geralmente passam o mais rápido possível e não foram projetadas para que os passageiros fiquem e se divirtam. Hoje em dia, à medida que os atrasos nas viagens aumentam e os visitantes querem mais experiências locais, vale a pena que as estações ferroviárias recebam os viajantes com lojas, restaurantes e bares para explorarem.

Num esforço para criar uma experiência mais dinâmica para o visitante, as estações ferroviárias históricas estão sendo renovadas, com ofertas personalizadas de comida e bebida como parte integrante dessa redescoberta.

4. Turismo esportivo

O turismo esportivo evoluiu nos últimos anos com uma nova geração – e tipo – de fãs de esportes emergindo graças a documentários de TV brilhantes (Fórmula 1: Drive to Survive, estamos olhando para você). Agora, estamos tirando nossos fãs de casa e acompanhando uma série de esportes diferentes em destinos ao redor do mundo, planejando férias que giram em torno de ver jogos, corridas e outras atividades em locais exóticos, e estendendo viagens em ambos os lados para ver o pontos turísticos também.

5. “Coolcations”

Lugares legais mas que sejam fora da multidão. Para a grande maioria das pessoas, as férias de verão costumavam ser seguir o sol e buscar o calor. Mas, com as temperaturas intensas e recordes de calor dos últimos anos, no entanto, muitos estão pensando em viajar na direção oposta: reservar “coolcations” em destinos mais amenos, que também se beneficiam por serem menos movimentados.

Uma pesquisa realizada por uma rede de viagens de luxo descobriu que 82% dos seus clientes estão considerando destinos com clima mais moderado em 2024. Destinos como Islândia, Finlândia e Escócia, juntamente com a Letônia estão ficando bem populares.

A Escandinávia e os países bálticos estão sendo os mais notados: oferecem um estilo de férias mais discreto, mas têm praias encantadoras, florestas e lagos tanto para relaxamento como para atividades de aventura.

6. Viagem de show

Durante anos, atletas e gurus do bem-estar foram as grandes atrações das viagens. Mas as estrelas do rock são, bem, as novas estrelas do rock das viagens. Chame isso de Efeito Rápido. O negócio de shows em destinos aumentou mais de 50%, liderado principalmente por Taylor Swift.

Nos EUA, os ingressos para o The Eras Tour de Swift custava caro e ainda eram impossíveis de conseguir. Os fãs de música estão percebendo que podem pagar menos e ter uma experiência mais memorável ao ver seus ícones pop favoritos se apresentarem, digamos, em Amsterdã ou Milão.

Tours de artistas como Pearl Jam, U2, Doja Cat e Madonna serão a base dos itinerários de viagem, enquanto os festivais de música (Glastonbury esgotou em menos de uma hora) serão os principais catalisadores de viagens.

7. Os resorts irão ajudá-lo a melhorar sua saúde

Longevidade é a última palavra da moda em bem-estar, graças a livros best-sellers, como Outlive e o documentário de sucesso da Netflix Live to 100: Secrets of the Blue Zones.

Entre 2021 e 2022, o investimento de capital de risco em clínicas de longevidade mais do que duplicou, passando de 27 milhões de dólares para 57 milhões de dólares a nível mundial, de acordo com uma análise da empresa de investigação e comunicação sobre longevidade Longevity.Technology.

Agora, a ciência de prolongar a vida e otimizar a saúde tornou-se o foco dos hotéis. Os retiros das Zonas Azuis são os novos campos de treinamento e até mesmo resorts sibaritas estão oferecendo os mais recentes biohacks. Vitamina IV à beira da piscina, parece maravilhoso, né!?

Desde a pandemia, sentir-se bem supera a boa aparência. As pessoas tomaram consciência da importância crítica de desenvolver uma abordagem mais proativa e preventiva à saúde em todos os níveis. Isto significa uma nova vontade de ir além da dieta e do exercício e abraçar tratamentos bio-regenerativos que parecem ficção científica, como a terapia com ozono e as câmaras de oxigênio hiperbáricas.

8. Viagens de baixa temporada

Recentemente, houve um aumento dramático nas viagens de baixa temporada para os destinos mais populares da Europa (particularmente França, Espanha, Reino Unido e Itália), que deverá continuar em 2024. Os especialistas em viagens de luxo lançaram novos itinerários de temporada para locais tradicionalmente procurados durante o verão – incluindo as paisagens marítimas cristalinas de Sardenha e Córsega – depois de registarem 14% mais reservas em setembro de 2023 do que em agosto de 2023.

avenue de new york paris torre eiffel deisi remus

10. Viagens em família

O desejo pós-pandemia de reunir amigos ou familiares e embarcar em uma experiência de férias compartilhada parece que não vai acabar tão cedo. Na verdade, está aumentando, à medida que as pessoas apreciam os benefícios e saboreiam o momento de vivenciar toda aquela emoção de conhecer um novo lugar com sua família.

11. A IA pretende ser sua companheira

No início do ano passado, depois que o ChatGPT da OpenAI quebrou o recorde como o aplicativo de consumidor com crescimento mais rápido, os viajantes começaram a brincar com chatbots de IA para ter inspiração sobre onde eles poderiam ir.

Mais recentemente, as principais plataformas de reserva de viagens começaram a integrar chatbots de IA na experiência de reserva. Mas se 2023 foi o ano em que os chatbots de IA queriam planejar suas viagens, 2024 será sobre como a IA aspira ser sua companheira de viagem.

Uma onda de novos recursos e produtos alimentados por IA visa apoiar os viajantes no local, ao mesmo tempo que levanta preocupações sobre os potenciais impactos negativos à medida que a IA se torna mais amplamente integrada às nossas viagens.

A IA começará a fazer mais intervenções em tempo real em nossas viagens em 2024. Um exemplo prático é tradução ao vivo, que a Samsung planeja lançar em seus dispositivos Galaxy 2024. Imagine ligar para algum lugar que você deseja visitar para ter informações sem se preocupar se os funcionários falam a mesma língua que você.

12. Viagem de avós com netos

As viagens Skip-gen descrevem quando os avós passam férias com os netos, em outras palavras, “pulam” uma geração. Muitas vezes para lugares que têm um significado sentimental para eles.

Várias agências de viagens criaram itinerários para atender especificamente a essa demanda em 2024. Os safáris Skip-gen estão emergindo como uma microtendência do Reino Unido, refletindo um grupo de viajantes de nicho agora bem estabelecido no mercado de luxo. Os avós geralmente estão na casa dos 70 anos e ainda são ativos o suficiente para abraçar totalmente uma aventura de safári totalmente guiada.

13. Viagens de trem

A crescente consciência climática alimentou o renascimento das viagens de trem. O nicho dos comboios de luxo está atingindo novos patamares de popularidade, extravagância e ambição. As plataformas de reserva de viagens estão relatando uma demanda crescente por viagens de trem de luxo, onde a viagem é, sim, o destino.

Na verdade, as novas linhas de trem com design inovador rivalizam cada vez mais com os melhores hotéis nas experiências culinárias e nos recursos oferecidos.

Respondendo à crescente demanda por viagens de trem de luxo entre sua base de usuários, a plataforma especializada Railbookers planeja lançar o itinerário de trem de luxo geograficamente mais extenso e caro do mercado. Com preços por pessoa a partir de US$ 113.599, a viagem de 80 dias ao redor do mundo em trem de luxo cruzará quatro continentes e 13 países.

14. Viagem silenciosa como Tendências de Viagens para 2024

Em uma era de superestimulação, o silêncio pode ser exatamente o que precisamos em nossas viagens em 2024. Oferecendo uma oportunidade de restauração, a viagem silenciosa representa mais um tipo de viagem consciente, que não deixa você precisando de férias para se recuperar das férias.

Os retiros de meditação silenciosa são uma tendência de bem-estar cada vez mais popular, mas as viagens silenciosas também abrangem resorts naturais isolados, retiros de sono, retiros tranquilos, hotéis, passeios a pé silenciosos e até discoteca silenciosa.

15. Banquete ao ar livre

Você já percebeu como a comida sempre fica mais saborosa ao ar livre? Mas no mundo moderno de hoje, muitos de nós estamos mais acostumados a comer um sanduíche enquanto olhamos para uma tela.

Os banquetes selvagens descrevem a tendência para experiências culinárias lindamente selecionadas em ambientes naturais com a incorporação de ingredientes hiperlocais e frescos. Na Suécia, por exemplo, você pode acessar uma rede de restaurantes ao ar livre do tipo “faça você mesmo”, onde reserva uma mesa em um local pitoresco, procura urtigas, folhas de bétula, mirtilos e outras coisas e depois os cozinha em fogo aberto seguindo o cartão de receitas fornecido por um chef com classificação Michelin.

Banquete ao ar livre

16. Viagem sem planos

Dizer não ao planejar cada centímetro de uma viagem e, em vez disso, dizer sim à espontaneidade. O poder da era das viagens Fomo gerada pelo algoritmo está diminuindo, com aqueles locais antes secretos que se tornaram famosos no Insta tornando-se cansados e pré-fabricados, e o impulso para planejar uma viagem ao redor deles perdendo força. O crescente movimento contrário é viajar sem nenhum plano.

Uma rede de hotéis informou recentemente que 50% dos viajantes do Reino Unido desejam reservar uma viagem surpresa em 2024, onde tudo, até mesmo o destino, é desconhecido até a chegada. E é possível fazer isso através de agências de viagens como a Black Tomato, cujo serviço Get Lost oferece aos clientes a capacidade de simplesmente selecionar um ambiente preferido – polar, selva, deserto, montanha ou litoral – e deixar sua equipe decidir todo o resto.

17. Experiências individuais

À medida que as travessias da tumultuada Passagem de Drake para a Antártida acumulam milhões de visualizações no TikTok e os engarrafamentos se formam no Everest, os viajantes astutos procuram experiências mais individuais e menos óbvias que combinem a procura de emoção com uma auto-capacitação mais significativa.

A fronteira de uma pessoa é o quintal de outra, é claro, então as fronteiras são inteiramente subjetivas aqui. Para alguns, isso pode significar ser o primeiro a acampar sob as estrelas em uma paisagem remota ou caminhar por uma antiga trilha de peregrinação que está fora do mapa há séculos.

Experiências Pelo Mundo

Deisi Remus e Gui Cury, dois viajantes que adoram viajar e compartilhar suas experiências pelo mundo.