stopover
Avião,  Dicas

StopOver: o que é, como fazer e cias aéreas que oferecem

StopOver: Na hora de planejar uma viagem, a maioria das pessoas ainda dá preferência aos voos diretos. Quanto menos conexões, melhor. Mas e se eu te dissesse que uma conexão pode se transformar em uma oportunidade incrível de explorar um novo destino — e muitas vezes sem pagar nada a mais por isso?

Esse é o conceito de stopover. Um recurso pouco explorado pelos viajantes, mas cada vez mais incentivado por companhias aéreas ao redor do mundo. Com ele, você pode incluir uma cidade extra no seu roteiro, aproveitar para conhecer um novo lugar e ainda economizar.

Resumo:

O que é stopover

O stopover é uma conexão prolongada, voluntária, geralmente superior a 24 horas em viagens internacionais (ou mais de 4 horas em voos domésticos). Diferente de uma conexão rápida, o stopover permite que o passageiro desembarque na cidade intermediária e fique alguns dias ali antes de seguir viagem para o destino final.

Muitas companhias incentivam esse modelo de parada e algumas chegam a oferecer hospedagem, refeições e até passeios gratuitos. Outras simplesmente não cobram a mais por esse tipo de emissão. Para usufruir, basta selecionar a opção “múltiplos destinos” na hora de buscar sua passagem ou falar diretamente com a companhia aérea.

Layover x Stopover

Antes de continuar, é importante diferenciar dois termos. O layover é aquela conexão tradicional, de até 23h59, em que você segue direto para o próximo voo e não chega a sair do aeroporto. Já o stopover é mais longo, e você pode (e deve!) sair, passear, se hospedar e viver um pedacinho da cidade intermediária.

Por que existe o stopover?

Companhias aéreas criaram hubs para distribuir voos com mais eficiência. É mais barato e viável ter voos de várias origens para um mesmo centro e, de lá, direcionar os passageiros aos seus destinos finais. Ao transformar essa parada em uma experiência turística, elas ganham, a cidade ganha, e o passageiro também.

Guia das companhias aéreas que oferecem stopover

Abaixo, uma lista detalhada e atualizada das companhias que oferecem stopover, com as cidades participantes e informações sobre como emitir sua passagem:

Air Canada

Se você estiver voando com a Air Canada rumo à Europa, vale a pena considerar uma parada estratégica em território canadense. A companhia permite um stopover gratuito de até 48 horas em cidades como Toronto, Montreal ou Vancouver, uma oportunidade perfeita para incluir um “extra” no seu roteiro sem custo adicional.

Apesar de a empresa não promover oficialmente esse benefício, ao simular uma busca no site usando a opção de múltiplos destinos, é possível encontrar tarifas bem parecidas (e às vezes até mais vantajosas) quando se opta por incluir alguns dias no Canadá, mesmo em viagens com destino final nos Estados Unidos.

Saiba mais sobre isso nesse link.

  • Cidades: Toronto, Montreal, Vancouver
  • Como emitir: busca multi-destinos
  • Programa stopover: não
  • Programa layover: não

Air China

Quem voa com a Air China pode transformar a conexão em uma experiência inesquecível. A companhia oferece stopover gratuito em duas das cidades mais emblemáticas do país: Pequim e Xangai. E tem mais — brasileiros podem se beneficiar do visto de trânsito de 72 horas, em vigor desde 2013, que permite circular nessas cidades sem necessidade de visto tradicional, desde que permaneçam dentro da área autorizada.

Além disso, para conexões mais longas (layovers), a Air China costuma oferecer acomodação gratuita com café da manhã incluído e transfer de ida e volta entre o aeroporto e o hotel, um alívio para quem teria que passar longas horas aguardando o próximo voo.

Saiba mais sobre isso nesse link.

  • Cidades: Pequim, Xangai
  • Como emitir: busca multi-destinos
  • Programa stopover: não
  • Programa layover: sim (hospedagem, café da manhã e transfer)

Air France

Embora atualmente a Air France não promova abertamente a possibilidade de stopover, quem conhece bem as ferramentas de emissão pode aproveitar esse benefício. Usando a opção de múltiplos destinos no site da companhia, é possível incluir uma parada de mais de 24 horas em Paris e o melhor: sem grandes alterações no preço final da passagem.

Vale lembrar que nem todas as tarifas permitem essa flexibilidade. As opções mais econômicas e não reembolsáveis geralmente não aceitam esse tipo de parada, por isso é importante conferir as regras antes de finalizar a compra.

Saiba mais sobre isso nesse link.

  • Cidades: Paris, Amsterdã (com KLM)
  • Como emitir: busca multi-destinos
  • Programa stopover: não
  • Programa layover: não

ITA Airways

Desde que assumiu o lugar da Alitalia, a ITA Airways manteve um dos benefícios mais interessantes para quem gosta de explorar novos destinos: o stopover gratuito em Roma. A companhia permite que o passageiro inclua até três noites na capital italiana, seja na ida ou na volta da viagem, sem custo adicional na passagem.

Para aproveitar a parada, no entanto, é preciso reservar diretamente com a companhia aérea por telefone. Um detalhe interessante: a ITA ainda oferece condições especiais de hospedagem no Hotel Sheraton Parco de’ Medici, facilitando ainda mais a experiência de quem decide esticar a viagem em solo romano.

Saiba mais sobre isso nesse link.

  • Cidade: Roma
  • Como emitir: por telefone
  • Programa stopover: sim (até 3 noites com descontos em hospedagem)
  • Programa layover: não

American Airlines

Embora a American Airlines não promova oficialmente a opção de stopover há algum tempo, quem conhece bem as ferramentas de emissão pode aproveitar uma brecha interessante. Em voos internacionais, especialmente ao utilizar a opção de múltiplos destinos, é possível fazer uma parada de mais de 24 horas em cidades como Miami, Nova York, Dallas ou Los Angeles, adicionando um toque extra à viagem sem necessariamente pagar mais por isso.

  • Cidades: Miami, Nova York, Dallas, Los Angeles
  • Como emitir: busca multi-destinos
  • Programa stopover: não
  • Programa layover: não

Avianca

Quem viaja com a Avianca pode aproveitar para conhecer Bogotá com calma, graças à possibilidade de stopover gratuito oferecida pela companhia. É possível estender a conexão na capital colombiana por até cinco dias, transformando a parada em uma experiência completa.

Para incluir o stopover, no entanto, é necessário entrar em contato com o atendimento da Avianca por telefone. Apesar de gratuito no conceito, há uma taxa de emissão de US$ 30 por passageiro, ainda assim, uma excelente forma de explorar mais da América do Sul sem precisar comprar outro bilhete.

  • Cidade: Bogotá
  • Como emitir: telefone (taxa de US$ 30 por pessoa)
  • Programa stopover: não
  • Programa layover: não

Brussels Airlines

A Brussels Airlines oferece uma excelente oportunidade para quem deseja conhecer a charmosa capital belga: é possível fazer um stopover gratuito em Bruxelas, com duração entre uma e cinco noites. A companhia criou até uma plataforma dedicada para facilitar a busca de passagens com essa parada extra, permitindo que o viajante escolha exatamente quanto tempo quer permanecer no país.

Recomendado: Rota dos quadrinhos de Bruxelas: um guia completo

E tem mais, como incentivo extra, a Brussels ainda oferece descontos em museus e atrações culturais, tornando a experiência na cidade ainda mais rica e acessível.

Saiba mais nesse link.

  • Cidade: Bruxelas
  • Como emitir: site específico
  • Programa stopover: sim (descontos em museus e atrações)
  • Programa layover: não

Copa Airlines

Se você voa com a Copa Airlines, vale a pena considerar uma parada na Cidade do Panamá. A companhia panamenha oferece a opção de stopover de até sete dias, tanto na ida quanto na volta da viagem — uma chance perfeita para conhecer o famoso canal ou explorar as belezas tropicais do país.

Para incluir a parada, é preciso fazer a reserva diretamente pelo site do programa oficial de stopover da companhia, onde todo o processo é simples e intuitivo.

Saiba mais nesse link.

  • Cidade: Cidade do Panamá
  • Como emitir: site do programa de stopover
  • Programa stopover: sim (até 7 dias)
  • Programa layover: não

Emirates

Se o seu voo da Emirates faz conexão nos Emirados Árabes, aproveite para esticar a parada e explorar Dubai, seja na ida ou na volta da viagem. A companhia permite incluir esse stopover ao emitir passagens usando a opção de múltiplos destinos no site oficial, embora haja uma pequena taxa adicional, que normalmente não pesa no bolso.

Desde 2018, brasileiros não precisam de visto para entrar nos Emirados, o que facilita ainda mais essa experiência. Para quem tem uma conexão curta (layover), a Emirates oferece hospedagem e alimentação gratuitas. Já para os passageiros que optam pelo stopover, a empresa disponibiliza pacotes especiais que incluem aluguel de carro, estadia e passeios para tornar a visita ainda mais completa.

Saiba mais sobre stopover nesse link e sobre layover nesse link.

  • Cidade: Dubai
  • Como emitir: busca multi-destinos
  • Programa stopover: sim (com pacotes, hospedagem e tours)
  • Programa layover: sim (hospedagem gratuita e alimentação)

Ethiopian

A Ethiopian Airlines oferece a oportunidade de fazer um stopover gratuito em Addis Ababa, sua vibrante capital. No entanto, quem optar por essa parada mais longa precisará arcar com as despesas durante a estadia.

Para conexões intermediárias, entre 8 e 24 horas, a companhia disponibiliza um programa especial que inclui hospedagem gratuita, traslado entre o aeroporto e o hotel, visto de trânsito e refeições, um verdadeiro alívio para quem precisa esperar o próximo voo. Caso a conexão seja mais curta, abaixo de 8 horas, é possível adquirir esse pacote por cerca de 70 dólares.

Para aproveitar esses benefícios, basta procurar o balcão de Interlinha da Ethiopian, localizado no primeiro andar do Aeroporto de Addis Ababa.

Saiba mais nesse link.

  • Cidade: Addis Ababa
  • Como emitir: busca multi-destinos
  • Programa stopover: não
  • Programa layover: sim (hospedagem, visto e refeições)

Etihad

A Etihad facilita quem quer aproveitar uma parada em Abu Dhabi com um stopover gratuito, ideal para explorar a capital dos Emirados Árabes com calma. Além disso, a companhia oferece pacotes com hospedagem a partir de US$ 37 a diária, incluindo uma segunda noite grátis, para quem quiser estender a estadia.

Se a conexão for mais curta, caracterizando um layover, a Etihad disponibiliza passeios gratuitos de ônibus pela cidade. Para os fãs de golfe, há ainda a opção de jogar por cerca de US$ 40. É importante lembrar que, desde 2018, brasileiros estão isentos de visto para entrar nos Emirados Árabes, o que torna a experiência ainda mais simples.

Saiba mais nesse link.

  • Cidade: Abu Dhabi
  • Como emitir: busca multi-destinos
  • Programa stopover: sim (hotel com segunda noite grátis)
  • Programa layover: sim (tour gratuito ou golfe por US$ 40)

Finnair

A Finnair não promove oficialmente seu programa de stopover, mas quem faz uma busca detalhada no site da companhia pode encontrar opções para conexões em Helsinque de até quatro dias, sem que isso impacte muito no valor da passagem. Para conexões mais curtas, de até 24 horas, a empresa ainda oferece a possibilidade de reservar hotéis e acumular pontos no programa de fidelidade, uma vantagem para quem quer descansar entre os voos.

Saiba mais nesse link.

  • Cidade: Helsinki
  • Como emitir: busca multi-city
  • Programa stopover: não
  • Programa layover: não

GOL

Benefício viagem GOL

A GOL oferece aos seus passageiros a opção de stopover em duas cidades estratégicas: Brasília e São Paulo. Nessa modalidade, o viajante pode esticar a parada por até duas noites antes de continuar a viagem, aproveitando para conhecer um pouco mais dessas capitais sem pagar nada a mais por isso.

Saiba mais nesse link.

  • Cidades: Brasília, São Paulo
  • Como emitir: busca stopover
  • Programa stopover: sim (até 2 noites)
  • Programa layover: não

Hawaiian Airlines

Que tal uma conexão no Havaí sem limite de dias para aproveitar as praias e a cultura local? Com a Hawaiian Airlines, isso é possível ao emitir passagens em rotas internacionais, já que a companhia permite stopover gratuito tanto na ida quanto na volta da viagem.

Quem voa em trechos domésticos também pode usar essa opção, mas nesse caso há uma taxa de aproximadamente 60 dólares.

Saiba mais aqui nesse link.

  • Cidade: Honolulu
  • Como emitir: busca multi-destinos
  • Programa stopover: não
  • Programa layover: não

Icelandair

A Icelandair oferece uma chance única para quem viaja entre a América do Norte e a Europa: um stopover gratuito de até sete dias na Islândia. Essa é uma ótima oportunidade para explorar as paisagens deslumbrantes do país sem custo extra na passagem.

Para facilitar, a companhia disponibiliza uma ferramenta de busca específica para passagens com stopover, permitindo que você planeje essa parada especial com facilidade.

Saiba mais nesse link.

  • Cidade: Reykjavík
  • Como emitir: busca stopover
  • Programa stopover: sim (até 7 dias)
  • Programa layover: não

Japan Airlines

A Japan Airlines permite que os passageiros façam stopover em duas das cidades mais vibrantes do Japão: Tóquio (nos aeroportos de Narita ou Haneda) e Osaka. Segundo o site da companhia, é possível planejar a viagem usando a ferramenta de múltiplos destinos sem que isso cause um aumento significativo no preço final da passagem.

Saiba mais nesse link.

  • Cidades: Tóquio (Narita ou Haneda), Osaka
  • Como emitir: busca multi-destinos
  • Programa stopover: não
  • Programa layover: sim

LATAM

A LATAM permite que seus passageiros façam um stopover gratuito de até três noites em várias cidades brasileiras, como Belém, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Recife e São Paulo. Esse benefício pode ser aproveitado tanto na ida quanto na volta da viagem, sem custo adicional.

É importante destacar que essa opção não está disponível para bilhetes emitidos com pontos do programa LATAM Pass. Além disso, para quem viaja internacionalmente, o stopover só pode ser feito em São Paulo, quando a escala acontece na cidade.

  • Cidades: Belém, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Recife, São Paulo
  • Como emitir: WhatsApp da companhia
  • Programa stopover: sim (até 3 noites)
  • Programa layover: não

Qatar Airways

Ao comprar uma passagem com a Qatar Airways, você pode aproveitar um stopover gratuito em Doha por até quatro noites, ideal para conhecer a capital do Catar. Embora a companhia não ofereça hospedagem gratuita para quem escolhe o stopover, há descontos interessantes em hotéis de luxo, com diárias que podem sair a partir de US$ 14.

Já para conexões mais curtas, conhecidas como layovers, a Qatar Airways facilita a vida do passageiro oferecendo acomodação gratuita, visto de entrada, traslado e refeições, uma ajuda e tanto para quem precisa esperar o próximo voo com conforto.

A Qatar Airways fala sobre o seu stopover nesse link e layover nesse link.

  • Cidade: Doha
  • Como emitir: busca multi-destinos
  • Programa stopover: sim (diárias com desconto)
  • Programa layover: sim (hotel, transfer e refeições)

Royal Air Maroc

CHEFCHAOUEN, MARROCOS

A Royal Air Maroc não oferece mais a opção de stopover em seus voos próprios, mas ainda reserva vantagens para quem enfrenta conexões longas. Em casos de espera superior a oito horas, a companhia disponibiliza um programa de layover que inclui uma noite de hospedagem gratuita em Casablanca, um alívio para quem precisa passar bastante tempo entre os voos.

Saiba mais nesse link.

  • Cidade: Casablanca
  • Como emitir: balcão da companhia
  • Programa stopover: não
  • Programa layover: sim (hotel gratuito)

Singapore Airlines

A Singapore Airlines permite que seus passageiros façam um stopover gratuito de até sete dias em Singapura, uma excelente oportunidade para explorar essa vibrante cidade-estado durante a viagem. Para reservar, basta utilizar o site dedicado ao programa de stopover da companhia, que facilita todo o processo.

Já para conexões mais curtas, conhecidas como layovers, a empresa oferece um voucher de US$ 20 para ser usado nas lojas e restaurantes do aeroporto, garantindo um conforto extra durante a espera.

  • Cidade: Cingapura
  • Como emitir: site do stopover
  • Programa stopover: sim (até 7 dias)
  • Programa layover: sim (voucher de US$ 20)

SWISS

Ao comprar sua passagem com a SWISS, você pode aproveitar um stopover gratuito em Zurique, tanto na ida quanto na volta em viagens de ida e volta. Essa é uma ótima oportunidade para explorar a Suíça com calma, já que a companhia permite que os passageiros fiquem entre dois e cinco dias no país.

Além disso, a SWISS oferece pacotes pagos que incluem hospedagem e transporte gratuito por trem, ônibus e barco, facilitando a descoberta das belezas suíças de forma prática e confortável.

Saiba mais nesse link.

  • Cidade: Zurique
  • Como emitir: busca stopover
  • Programa stopover: sim (com pacotes pagos de transporte e hospedagem)
  • Programa layover: não

TAP Air Portugal

A TAP oferece a possibilidade de fazer um stopover gratuito em Lisboa ou no Porto por até cinco dias, tanto na ida quanto na volta em passagens pagas de ida e volta. A companhia também permite esse benefício em viagens só de ida, ampliando as chances de conhecer Portugal com calma.

Além disso, a TAP disponibiliza ofertas exclusivas em hotéis parceiros, com tarifas especiais, e ainda presenteia os viajantes com uma garrafa de vinho em restaurantes selecionados, tornando a experiência ainda mais saborosa.

Saiba mais nesse link.

  • Cidades: Lisboa, Porto
  • Como emitir: busca stopover
  • Programa stopover: sim (até 5 dias, com benefícios em hotéis e restaurantes)
  • Programa layover: não

Turkish Airlines

É seguro viajar para a Turquia

Ao comprar uma passagem com a Turkish Airlines, você pode aproveitar um stopover em Istambul tanto na ida quanto na volta da viagem. Passageiros na classe executiva têm direito a até duas noites de hospedagem em hotéis cinco estrelas, enquanto quem viaja na econômica pode contar com uma noite em acomodação quatro estrelas.

A companhia também oferece estadia para conexões longas (layovers). Para quem viaja na classe econômica, o intervalo mínimo entre os voos deve ser de 12 horas, enquanto na executiva esse tempo cai para 9 horas. Vale lembrar que esse benefício não está disponível para voos com origem no Brasil.

A Turkish Airlines fala sobre o seu stopover nesse link e sobre o layover nesse link.

  • Cidade: Istambul (não disponível para voos originários do Brasil)
  • Como emitir: busca multi-destinos
  • Programa stopover: sim (hotel 4 ou 5 estrelas)
  • Programa layover: sim (hospedagem gratuita a partir de 9h ou 12h de conexão)

StopOver: Considerações finais

Mesmo que a companhia aérea não mencione explicitamente o stopover em seu site, vale a pena fazer buscas com a opção de múltiplos destinos ou falar com um agente de viagens. Com sorte, você ainda pode descobrir novas culturas, sabores e paisagens que jamais imaginaria visitar — tudo isso no caminho entre um ponto e outro do seu roteiro principal.

E você, já viveu alguma experiência de stopover? Qual cidade te surpreendeu nesse caminho? Conta pra gente!

Deisi Remus

Um sagitariana legítima, louca por gatos e viagens. Saiu de Porto Alegre para encarar novos desafios em São Paulo. Formada em Moda, adora tudo sobre o universo, mas também de viver e compartilhar experiências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *