O que não pode levar na bagagem de mão no avião? Lista de itens proibidos
O que não pode levar na bagagem de mão: Vai viajar de avião e não sabe quais são os itens permitidos ou proibidos? Te mostramos a lista do que você deve evitar de levar na mala de mão.
O que não pode levar na bagagem de mão no avião?
Ao viajar de avião, é comum não ter clareza sobre quais objetos posso levar na mala e qual a diferença entre bagagem de mão e bagagem despachada.
Bagagem de mão
Para algumas companhias aéreas como a Avianca, a bagagem de mão é uma bagagem pequena com peso máximo de 10 kg e dimensões que não ultrapassam 35x55x25 cm, incluindo rodas e alças, que devem ficar localizadas nos compartimentos superiores do avião.
Veja mais: Bagagem de mão: normas das companhias aéreas
Bagagem despachada
Por outro lado, bagagem despachada é aquela que deve ser registrada antes do embarque na aeronave e estará justamente no porão do avião.
A quantidade de bagagem despachada incluída na viagem depende da tarifa, em casos como o da companhia aérea Latam, as tarifas Plus e Top têm direito a transportar 1 ou mais malas de 23 kg por passageiro, sem custos adicionais. No caso das tarifas Basic e Light, a bagagem despachada de 23 kg tem custo adicional.
Itens que não podem ser transportados na bagagem de mão
Estes são alguns itens que a maioria das companhias aéreas não permite na cabine como bagagem de mão:
- Baterias de lítio.
- Saca rolhas.
- Faca (com lâmina afiada ou pontiaguda com comprimento superior a 6 cm).
- Tesoura.
- Lâminas e navalhas.
- Líquidos inflamáveis.
- Limas.
- Navalhas.
- Agulhas de costura.
- Termômetros contendo mercúrio.
- Armas de fogo.
- Equipamentos eletrônicos danificados.
- Ácido.
- Gás comprimido.
- Isqueiros e fósforos.
- Skates elétricos com baterias de íons de lítio.
Da mesma forma, vale lembrar que antes de qualquer viagem e em caso de dúvidas, entre em contato com a companhia aérea que prestará o serviço caso tenha que transportar itens médicos.
A Aeronáutica Civil também recomenda que os viajantes cheguem ao aeroporto com duas horas de antecedência, se forem voos domésticos, e três horas antes, se forem voos internacionais.