O que fazer em Xangai em 1 dia: o itinerário perfeito ESTÁ AQUI!
O que fazer em Xangai em 1 dia: Fomos para em Xangai e Pequim, para visitar a Muralha da China. Um dia em Xangai definitivamente não é suficiente. Quero dizer, é a maior cidade da China, afinal! Mesmo que muitas vezes Xangai seja ofuscada pela Pequim, que é mais cultural, ela definitivamente tem muito a oferecer.
Eu recomendaria que você passasse pelo menos alguns dias em Xangai, mas se você tiver apenas um dia, este artigo o ajudará a maximizar seu tempo e criar as 24h perfeitas nesta cidade mágica!
Se você estiver indo para a China pela primeira vez, também pode conferir meu artigo sobre “11 coisas para saber antes de visitar a China” aqui.
✶ Onde ficar em Xangai ✶
Se você tiver um tempo limitado em Xangai, recomendo ficar em qualquer hotel a uma curta distância a pé do Bund.
✶ Como se deslocar ✶
Pegar um táxi ou o metrô são métodos confiáveis de transporte na China. Os táxis podem ser mais rápidos às vezes, mas isso depende do tráfego, que pode ser bastante intenso. Existe um equivalente do Uber chamado Didi Chuxing (滴滴 出行) e é extremamente rápido e eficiente.
O aplicativo é super fácil de usar e vai debitado no seu cartão de crédito, mas caso queira, pode pagar com Alipay.
Agora, vamos começar com o melhor itinerário de viagem em Xangai por um dia!
✶
LongHua Temple
• (das 8h às 21h30) •
Pela manhã, eu recomendo visitar o templo LongHua.
O Templo LongHua (龙华 寺)
Este templo budista é conhecido por ser o maior, mais bonito e autêntico complexo de templos antigos da cidade. Este templo não fica no centro de Xangai, mas é realmente acessível de metrô. Um pouco de fato histórico para você; durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa, o pagode localizado no templo foi usado pelos japoneses como uma torre de canhão à prova de balas.
Mesmo que o famoso pagode não esteja mais aberto ao público, o restante do complexo do templo fica aberto todos os dias das 7h às 16h30. Se você quiser experimentar o charme de um antigo templo chinês sem o impacto moderno do mundo de hoje, este lugar é para você!
O LongHua Temple abre às 7h e recomendo que chegue cedo para evitar muitas pessoas no local.
Tempo de viagem de metrô: 30-40 minutos
✶
Templo Jing’an
• (das 10h às 11h) •
Traduzido literalmente como o Templo da Paz e Tranquilidade (静安 寺), o Templo Jing’an está localizado na área central de Xangai. O que chama a atenção neste templo é o contraste entre o antigo e o novo: é cercado por arranha-céus! Exposições importantes neste templo são o sino de bronze que foi feito na dinastia Ming e o maior retrato de jade puro de Sakyamuni na China continental. Observe que o templo foi incendiado em 1972 e foi totalmente reconstruído.
Tempo de viagem de metrô: 30-40 minutos
✶
Cidade velha de Xangai
• (11:30 às 15:00) •
A Cidade Velha refere-se à área dentro da antiga cidade murada de Xangai. Mesmo que a cidade antiga se transforme lentamente ao longo do tempo, a atmosfera ainda é tudo que você espera de uma cidade chinesa antiga. É definitivamente uma das áreas mais pitorescas e o melhor lugar para conhecer a história e a cultura da cidade e conhecer o passado de Xangai. A maior vantagem é que a área tem apenas alguns quarteirões, o que significa que você pode passear por todos os lugares entre os edifícios, templos, mercados e casas de chá tradicionais chineses.
Yu Garden (豫园)
Este jardim é considerado um dos mais belos jardins chineses do país. Foi construído pela primeira vez em 1559 durante a dinastia Ming por um oficial do governo chamado Pan Yunduan que o terminou em 1577. “Yu” (豫) significa feliz e confortável, e esse jardim foi especialmente construído para o pai de Pan como um local para ele relaxar na velhice. Fofo não é mesmo?
Huxinting TeaHouse (湖心亭 茶室)
Do lado de fora da entrada do Yu Garden, você pode encontrar um lago artificial, onde está localizada a casa de chá Huxinting, uma das casas de chá mais antigas e famosas de Xangai. Para chegar lá, há uma ponte construída em estilo zig-zag. De acordo com as crenças tradicionais chinesas, os ângulos rígidos impedem que os espíritos malignos entrem na casa de chá, pois acredita-se que eles não são capazes de virar as esquinas!
City God Temple (上海 城隍庙) e Chenxiang Ge Temple (沉香 阁)
O City God Temple é o maior e mais impressionante complexo de templos da Cidade Velha. Ele comemora o status municipal de Xangai e é o local de culto de três figuras chinesas homenageadas como deuses da cidade.
O Chenxiang Ge Temple é um templo pequeno, mas bonito, localizado próximo ao Jardim Yu. É famosa por sua estátua de Guanyin, a Deusa da Misericórdia e Compaixão na China.
Barracas de lembrança e barracas de comida
A Cidade Velha é uma área tão vibrante e animada, graças aos muitos vendedores ambulantes e pequenas lojas coloridas. Você pode encontrar lembranças e artefatos a preços razoáveis, se estiver preparado para negociar! Sinta-se à vontade para almoçar (e não se esqueça de tomar sorvete também!) Na Cidade Velha, que oferece muitos ótimos lanches de rua ou opções de barracas de comida.
✶
People’s Square & People’s Park
• (15h15 – 17h) •
O People’s Park está localizado ao sul da Nanjing East Road e ao norte da People’s Square. Você deve visitar a People’s Square primeiro e depois ir ao People’s Park e, finalmente, à Nanjing East Road.
A People’s Square (人民 广场) é um espaço aberto do tipo jardim, cercado por arranha-céus. No extremo sul da praça fica o Museu de Xangai, que é um ótimo lugar para se visitar por qualquer aficionado da história, pois está repleto de artefatos surpreendentes da cultura e da história chinesas. Há muito para ver e, claro, você não poderá passar muito tempo no museu se tiver apenas um dia em Xangai. No entanto, acho que vale a pena mencionar, porque se você gosta de museus, talvez prefira passar algum tempo lá em vez de outras atrações!
Se você visitar o People’s Park (人民 公园) durante o fim de semana, poderá assistir ao Mercado de Casamento de Xangai (人民 公园 相亲 角). É uma tradição intrigante onde mães e pais de jovens adultos solteiros montam guarda-chuvas com o currículo de seus filhos na esperança de encontrar uma combinação perfeita e futura esposa! Não há fotos, apenas a descrição do filho, como idade, altura, letreiro chinês etc. Aparentemente, muitos pais não têm permissão dos filhos para ir a este evento de “networking”!
O parque em si é um pequeno oásis no meio da movimentada Xangai, onde muitas pessoas praticam tai chi, dançam, jogam cartas ou simplesmente dão um passeio. Lugar perfeito para observar as pessoas e uma ótima fuga entre as visitas!
Tempo de viagem a pé: 5 minutos
✶
Nanjing East Road
• (17:00 – 18:00) •
A Nanjing East Road (南京 东路) é uma das maiores ruas de pedestres do mundo. É realmente popular por ser a rua comercial de Xangai. Há muitas lojas e pontos de venda para explorar; de lojas de departamento a butiques chiques, você definitivamente encontrará presentes para seus entes queridos ou até mesmo para mimar-se!
Leva meia hora para caminhar do People’s Park até o Bund ao longo da Nanjing East Road. É claro que, depois desse dia louco em Xangai, você pode não querer andar até o fim e tudo bem! Pegar um táxi também funciona.
✶
The Bund & Pudong
• (18:00 em diante) •
O Bund (外灘) é provavelmente o local mais icônico e popular de Xangai. Claro, ir de manhã cedo é melhor se você quiser evitar as multidões, mas se você tiver apenas um dia, ir ao pôr do sol e à noite é ainda mais mágico. O horizonte da cidade futurista brilhando com várias cores na água é realmente incrível!
Para o jantar, o Bund é uma ótima opção, porque é um local famoso para bares e restaurantes na cobertura. Mesmo se eles tendem a ser mais caros, a vista vale cada centavo!
Se você não estiver cansada depois deste dia de aventuras, pegue um táxi ou pegue o metrô do outro lado do rio e chegue a Pudong (浦东 新区), onde poderá terminar o seu dia entre aqueles arranha-céus malucos! O Shanghai Tower Observation Deck (上海 中心 大厦), que é o mais alto da cidade, fica aberto até as 21:00, para que você possa conferir a vista de lá. Há também muitos bares na cobertura em Pudong, onde você pode tomar sua última bebida e terminar um dia perfeito na adorável Xangai!
Você já esteve em Shanghai? Me deixe saber nos comentários abaixo!