Brasil,  Viagens

O que fazer em Monte Alegre do Sul

Monte Alegre do Sul fica no interior do Estado de São Paulo, e é considerada como “A pérola do Circuito das Águas Paulista”.

A ocupação da região teve início por volta de 1873, às margens do rio Camanducaia, com a chegada de várias famílias provenientes de Amparo e Bragança Paulista, atraídas pela qualidade das águas do rio e pela fertilidade do solo.

Com bastante presença de imigrantes italianos, a cidade traz um pouco dessa essência na sua arquitetura e também na gastronomia. Inclusive o italiano está incluído como disciplina curricular nas escolas municipais da cidade.

As Rotas Turísticas

Uma coisa bacana de Monte Alegre do Sul é que a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Monte Alegre do Sul em parceria com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) desenvolveu as Rotas Turísticas da cidade. Demarcando as regiões e os diferenciais que os turistas podem encontrar em cada uma delas.

ROTA TURÍSTICA DO MORANGO

A Rota compreende a região onde há o plantio em massa do fruto. Com uma experiência turística completa e diversificada, os turistas e visitantes podem aproveitar durante o ano todo o potencial de região produtora de morango e os estabelecimentos já existentes, com inúmeros atrativos turísticos, meios de hospedagem, gastronomia, passeios, artesanatos e compra do fruto diretamente dos produtores. O café e cachaças premiados também são produtos presentes e que enriquecem ainda mais esta Rota Turística.

ROTA TURÍSTICA RURAL E GASTRONÔMICA

Visitar a Rota Turística Rural e Gastronômica de Monte Alegre do Sul, é comprovar e se impressionar o quão a cidade é rica e diversificada em cultura, gastronomia e agricultura. Sítios, Adegas, alambiques, pesqueiros, fazem desta rota uma experiência imperdível. Famílias descendentes de italianos, austríacos e portugueses preservam suas raízes, através das tradicionais receitas culinárias e cultura, ofertando aos turistas e visitantes produtos premiados e de qualidade e sabores impares.

ROTA TURÍSTICA CAMINHOS DA MEMÓRIA E CENTRO HISTÓRICO

A Rota Turística Caminhos da Memória e Centro Histórico, turistas e visitantes podem viver a experiência do retorno ao passado, conhecendo um pouco da História e Cultura dos mais de 150 anos de Monte Alegre do Sul. É possível visitar e se encantar com o único Santuário do Circuito das Águas Paulista “Santuário do Senhor Bom Jesus”, admirar os casarões e a arquitetura preservada, visitar sítios e fazendas históricas, além de importantes atrativos turísticos como a locomotiva da Mogiana, Mirante do Cristo e do Cruzeiro, Portais Turísticos, Cidade das Artes e Memorial Mauro Silva. Nesta rota o que não falta é rica gastronomia, adegas, cafés e doçarias.

ROTA TURÍSTICA DA SAÚDE E ECOTURISMO

A Rota Turística da Saúde e Ecoturismo (Parque Balneário, Girardelli, Caminho da índia e Braizinho), faz jus ao título de Estância Turística reconhecida pelo Estado de São Paulo ao município de Monte Alegre do Sul.Nesta rota os turistas e visitantes se encantam e desfrutam das qualidades da água e da natureza, tendo como principais atrativos turísticos, o Balneário Municipal, diversas Fontes Minerais, Trilhas Ecológicas, Lago dos Patos, Caminho da Índia, Casarões Históricos da Fazenda Experimental do Governo do Estado de São Paulo, além de charmosos meios de hospedagem, propriedades rurais e rica gastronomia.

ROTA TURÍSTICA CAMINHOS DA MOGIANA

A Rota Turística Caminhos da Mogiana, compreende grande parte do trecho percorrido pela locomotiva da Mogiana responsável pelo desenvolvimento econômico de Monte Alegre do Sul. Durante muitas décadas, a locomotiva foi o principal meio de transporte de alimentos e de passageiros, como visitantes, turistas, imigrantes. Nesta Rota que compreende também o percurso feito por romeiros, os turistas e visitantes irão se impressionar com o número de chácaras e propriedades de veraneio, empórios, hospedagem, área para eventos, Portal Turístico, Cemitério Municipal, Pontilhão da Mogiana, entre outros atrativos. Ao percorrer a rota turística é possível se encantar com os vales e a natureza exuberante de Monte Alegre do Sul. Essa rota faz divisa com a Rota Turística Caminhos da Memória e Centro Histórico onde é possível se encantar com a Locomotiva e a Estação da Mogiana.

O que fazer em Monte Alegre do Sul

Apesar de ser uma cidade pequena, em um fim de semana você consegue aproveitar bastante da cidade. Confira alguns atrativos e pontos turísticos que valem a visita:

Santuário do Senhor Bom Jesus

A construção foi inspirada na igreja italiana de “Il Gesú” de Roma. Seu altar-mor tem como destaque a sua beleza arquitetônica. É todo entalhado em madeira e os demais altares em mármore esculpido. Seu interior é ornamentado por pinturas do renomado artista italiano Domenico Rocco.

O Santuário, restaurado em 1997, recebe diversas romarias. É o único santuário do Circuito da Águas Paulista.

Endereço:
Praça Bom Jesus, nº 10, Centro
Telefone: (19) 3899-1230

Programação das Missas no Santuário:
Quarta-feira: 19h – Missa da Novena Perpétua do Senhor Bom Jesus
Sexta-feira: 07h (toda 1ª sexta-feira do mês, às 19h, Missa do Sagrado Coração de Jesus)
Sábado: 18h
Domingo: 08h e 19h

Mirante do Cristo Redentor

Instalado em 1942, o Cristo Redentor fica a 872 metros de altitude e permite uma vista panorâmica da cidade. Com a frente orientada para o Norte, uma Rosa dos Ventos auxilia o visitante a se localizar os caminhos da cidade entre as montanhas.

Endereço:
Acesso pela Rua Prefeito José Amaral, nº 136, Centro.

O local é acessível com carro, bicicleta ou caminhando (subida íngreme de aproximadamente 600m).

Locomotiva da Mogiana e Memorial Mauro Silva

Em um mesmo lugar, na Praça Sebastião Carvalho, você pode aproveitar para ver de perto a Locomotiva da Mogiana e conhecer o Memorial Mauro Silva.

O trem, desativado em 1966, era utilizado no transporte de passageiros da extinta Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

E o memorial é dedicado ao tetracampeão Mauro Silva. O espaço mostra um pouco da vida e da trajetória no futebol do tetracampeão mundial com a seleção brasileira em 1994, nos Estados Unidos.

Endereço:
Praça Sebastião Carvalho, nº 35, Centro
Horário de funcionamento do Memorial: sábado das 12h às 16h, domingo das 09h às 15h

Cidade das Artes

As pequenas edificações e a réplica do Santuário do Senhor Bom Jesus, na agora “Cidade das Artes”, abrigam uma exposição permanente, com releituras de obras de grandes artistas, como Vincent Van Gogh, Salvador Dali, Portinari, Tarsila do Amaral, entre outros.

O objetivo é estimular o conhecimento cultural e ampliar o acesso da população a esse tipo de conteúdo.

Endereço:
Av. Viriato Valente, 1360-1380 – Monte Alegre do Sul, SP, 13910-000

Horário de funcionamento: aberto de quinta-feira a domingo das 10h às 16h.

Mirante do Cruzeiro

A 892 metros de altitude, é formado por quatorze estações que, juntas, simbolizam a Via Crucis.

O acesso só é possível a pé. Rua Urbano Francisco de Paiva, 282, Centro (atrás do Santuário Bom Jesus).

Fonte da Índia

Além da água de boa qualidade, a Fonte da Índia é um importante patrimônio cultural da cidade. Esse ponto turístico envolve muitas lendas, como a da Índia Ubirici que, segundo contam, chorou as lágrimas de onde brotou a água cristalina que jorra da fonte. Outra lenda que atrai muitas pessoas ao local se refere aos sete pássaros existentes na imagem da Índia. A história diz que, quem conseguir encontrar esses pássaros pode fazer um pedido e este será atendido.

Endereço:
Estrada MA-03, que liga o centro aos bairros do Braizinho e Falcão.

Lago dos Patos

A Área de Lazer Vereador José Franciso Baldi abriga o Lago do Girardelli, conhecido como “Lago dos Patos”, um parquinho de diversões e a Fonte “Caetano Sérgio Manfrini”. Um bom lugar pra curtir o fim do dia e aproveitar pra relaxar.

Endereço:
Av. Dr. José de Paiva Castro, s/n, Estância Girardelli.

Alambiques, restaurantes, plantações de morango e cafés

Outra coisa que damos como dica para curtir na cidade é visitar os diversos alambiques, restaurantes, cafés e plantações de morango. Algumas dicas: Alambique Neno Campanari, Adega Peterlini, Cafezal em Flor, Recanto Rancho da Roça.

Se você busca um lugar bem tranquilo e acolhedor para passar alguns dias, vale a pena conhecer Monte Alegre do Sul.

Para mais informações sobre a cidade, clique aqui.

Experiências Pelo Mundo

Deisi Remus e Gui Cury, dois viajantes que adoram viajar e compartilhar suas experiências pelo mundo.