O que acontece se você não colocar o telefone no modo avião?
Telefone no modo avião: São os momentos finais de preparação para a decolagem, quando você percebe que seu companheiro de assento está respondendo a mensagens de texto no celular – que ele claramente ainda não colocou no modo avião. Será que ele está realmente apenas quebrando as regras? E o mais importante: essa pessoa imprudente vai mexer com os sinais do avião e matar todos nós?
Pode ser assustador testemunhar um passageiro desconsiderando o anúncio do modo avião em um voo, porque a viagem aérea envolve diretrizes e segurança. Mas hoje em dia, quando quase todas as pessoas têm um smartphone no bolso e muitas devem responder a e-mails de trabalho o tempo todo, é tentador ultrapassar os limites do modo avião.
O que realmente acontece se alguém se esquecer de (ou pior, escolher ativamente não) apertar aquele pequeno botão para deixar o celular no modo avião? O fato é que a maioria dos viajantes realmente não sabe. Então, perguntamos aos funcionários das companhias aéreas sobre a base da etapa de segurança e se eles podem realmente dizer quando um passageiro está desrespeitando as regras.
Por que colocar o telefone no modo avião é necessário?
Você deve se lembrar de uma época em que as companhias aéreas exigiam que os passageiros desligassem totalmente seus telefones, e não foi há muito tempo, mas em 2012. Em 2013 – depois de consultar pilotos, passageiros, fabricantes de aviação e representantes de tecnologia móvel – o Federal A Aviation Administration decretou oficialmente que os passageiros poderiam manter seus telefones ligados durante os voos, desde que estivessem no modo avião.
“A indústria teve vários relatórios ao longo dos anos ligando o uso de telefones celulares com mau funcionamento do sistema e, embora os sistemas tenham melhorado, os reguladores da indústria têm uma visão cautelosa por causa das implicações de segurança”, disse um porta-voz da equipe Flight Tech de uma companhia aérea internacional em um comunicado.
“Os sinais de telefonia móvel podem interferir nos sistemas de orientação de navegação e pouso da aeronave. A relação entre sinais telefônicos e sistemas de navegação não é uma ciência exata, e é por isso que todos com quem conversamos foram cuidadosos em sua linguagem. É raro, mas ainda acontece que haja interferência com certos tipos de celulares ou uma combinação de muitos celulares ainda ligados.
A melhor maneira que um piloto me explicou foi, se você já deixou seu telefone celular próximo a um alto-falante – pouco antes de tocar, você ouviria aquele ruído de clique do alto-falante. É mais ou menos isso que eles ouvem em seus fones de ouvido e no sistema de alto-falantes do convés de voo quando estão se comunicando. E quando você está pilotando um avião, a última coisa que deseja são ruídos extras durante a comunicação e a concentração.
Melhor prevenir do que remediar, diz a indústria. Praticamente, não há efeito na aeronave, mas sem a certificação [de segurança], o uso da banda 3G/4G não pode ser permitido, diz Matti Keskinarkaus, vice-piloto-chefe da frota da Finnair.
Alguns países permitem que os passageiros usem o telefone sem o modo avião?
Sim. Tanto o Reino Unido quanto a UE permitiram recentemente que as companhias aéreas de seus países membros começassem a fornecer 5G aos passageiros no ar, tornando o modo avião uma coisa do passado. As autoridades do Reino Unido e da UE receberam um prazo de 30 de junho de 2023 para disponibilizar as bandas de frequência 5G para as companhias aéreas.
A situação é muito diferente de como o 5G está sendo lançado nos EUA, o que na verdade causou cancelamentos e atrasos de voos. No Reino Unido e na UE, não há preocupação de que o sinal 5G interfira no equipamento do cockpit. “Há muito menos perspectiva de interferência”, disse Dai Whittingham, executivo-chefe do Comitê de Segurança de Voo do Reino Unido, à BBC em dezembro de 2022, quando o plano de eliminar o modo avião foi anunciado pela primeira vez.
Leitura recomendada: Saiba tudo sobre os direitos dos passageiros em viagens de avião!
Temos um conjunto diferente de frequências para 5G e há configurações de energia mais baixas do que as permitidas nos EUA.
Com a disponibilidade do 5G no ar, os passageiros na UE e no Reino Unido podem ter acesso total aos seus dispositivos móveis e não precisam mais configurar o telefone para o modo avião.
Isso significa que eles podem acessar funções que antes eram proibidas, como fazer chamadas telefônicas durante o voo e acessar aplicativos que transmitem músicas e vídeos.
O público viajante quer 5G. Os reguladores abrirão essa possibilidade, mas haverá medidas que serão tomadas para garantir que tudo o que eles fizerem seja seguro.
O 5G acabará com o requisito do modo avião?
Provavelmente não. Na verdade, pode ser mais importante do que nunca colocar o telefone no modo avião. Durante meses, autoridades americanas e especialistas em viagens aéreas têm se preocupado sobre como as novas frequências móveis 5G afetarão os equipamentos de aviação em todo o país.
A questão é que o sinal 5G pode interferir em um dispositivo específico chamado altímetro, que usa ondas de rádio para dar aos pilotos leituras sobre a que distância um avião está acima do solo. Pode ser um dispositivo crucial, especialmente ao pousar com mau tempo ou baixa visibilidade.
Uma solução foi encontrada, no entanto, e as companhias aéreas foram aconselhadas a atualizar seus rádio-altímetros para resolver possíveis problemas de interferência com 5G C-Bands. Até o final de junho de 2023, cerca de 80% dos aviões foram atualizados com os novos equipamentos, segundo a Reuters.
Mas, o secretário de Transportes, Pete Buttigieg, alertou os viajantes dos EUA que eles poderiam enfrentar atrasos nos voos durante o verão se as companhias aéreas não atualizassem seus aviões com a tecnologia mais recente.
Continuamos a ver um número significativo de aeronaves ainda aguardando modernização, incluindo muitas operadas por transportadoras aéreas estrangeiras. Isso significa que em dias de mau tempo e baixa visibilidade, em particular, pode haver atrasos e cancelamentos maiores.
Embora a atualização de equipamentos relevantes no cockpit ajude a evitar os problemas de segurança mais terríveis com o 5G, isso também significa que os viajantes devem esperar continuar mudando seus dispositivos para o modo avião no futuro previsível.
A equipe da companhia aérea pode dizer quando você não colocou o telefone no modo avião?
Bem, mais ou menos. Os comissários de bordo ou os pilotos não receberão um indicador que diga que o 13A está com o celular ligado. Mas se houver pessoas suficientes que ainda o usem e estiverem encontrando essa interferência, então, sim.
Você pode até ter experimentado um voo em que a equipe da companhia aérea é honesta ao dizer que está recebendo feedback e os passageiros são avisados novamente para seguir a regra. Estive em alguns voos em que perguntamos inúmeras vezes, dizendo que os pilotos estavam dizendo que estavam recebendo interferência. Mas, como eu disse, é muito raro.
O que acontece se você for pego quebrando a regra?
A resposta oficial das companhias aéreas pode ser bastante ameaçadora. Tecnicamente, você estaria desobedecendo às instruções do membro da tripulação e isso é uma ofensa federal. Dependendo do avião, como alguns têm sinais de “proibido celular” e luzes de “proibido fumar”, “você está desobedecendo as instruções dos membros da tripulação e desobedecendo os sinais luminosos e cartazes afixados. Na verdade, você pode ser acusado de dois crimes.
Obviamente, esses resultados referem-se principalmente a passageiros que se recusam deliberadamente a colocar seus telefones no modo avião. O mais comum são aquelas pessoas que esqueceram ou ultrapassaram o limite e querem apenas enviar um último e-mail antes da decolagem.