Natal na Europa: os melhores destinos para esta época do ano
Natal na Europa: Você sente vontade de viver um Natal diferente? Adoramos o Brasil, mas a ideia de passear nessas datas em cidades como Londres, Viena, Budapeste, Berlim ou Paris, cheia de luzes e decorações de Natal, é muito tentadora. Portanto, vamos propor as melhores ideias para passar o Natal na Europa.
Gostaria de passar o Natal na Europa e viver uma experiência diferente? Deseja saber onde estão as melhores luzes ou as atividades mais divertidas para compartilhar com toda a família? Que iniciativas cada país dirige para tornar suas cidades mais atraentes no momento? Se você está pensando em passar o Natal lá fora, tome nota de todas essas ideias para aproveitar a época mais mágica do ano viajando pela Europa! Mas, sim, vai ser na estação fria e com neve, então prepare bem suas roupas de inverno, você precisará delas
Locais para passar o Natal na Europa
Natal em Londres
Em Londres, é difícil ficar entediado. Em uma cidade com essas dimensões e história, passar o Natal pode ser uma aventura. Uma das maiores atrações do momento é Winter Wonderland, no Hyde Park. É uma criação espetacular de gelo e neve, com mais de 500 esculturas, onde, além disso, existe a maior pista de gelo ao ar livre do Reino Unido, uma roda gigante e diversos shows e mercados de Natal.
Se você quiser usar algo mais clássico, nada como visitar o Palácio de Kensington e recriar o Natal na primeira pessoa, no estilo da rainha Victoria. Não perca a chance de sentir como uma rainha. E outras ideias, se você preferir ir em seu próprio tempo, é tentar alugar uma bicicleta e fazer uma turnê sob as impressionantes luzes de Natal que invadem a cidade. Ou passe diretamente pela área de West End, em Londres, uma das mais decoradas que você encontrará. Também podemos visitar a decoração de Natal exclusiva da Carnaby Street ou aproveite as maravilhosas luzes da Oxford Street e Regent Street.
Mas, se você gosta de fazer compras, Londres também é uma cidade perfeita. Todas as lojas da cidade estão decoradas para a ocasião e abrem as portas para que você possa encontrar presentes e enfeites, quem não gostaria de visitar a Harrods ou a Covent Garden neste momento com sua decoração especial?
Os londrinos são os mais natalinos e, portanto, dois dias após o Halloween, iniciam a iluminação festiva da cidade e aproveitam a oportunidade para receber esta época do ano, com uma grande cerimônia cheia de apresentações musicais.
Natal em Budapeste
Budapeste é uma das capitais europeias da moda. E embora seja uma cidade fantástica para visitar na primavera e no verão, nas margens do Danúbio e bonita naquela época do ano, o inverno gelado e os inúmeros mercados que proliferam antes do Natal fazem de Budapeste um destino perfeito para essas datas. E sim, é essencial visitar seu parlamento imponente (o terceiro maior do mundo e um dos mais famosos da Europa), mas há muito mais.
Como dissemos, os mercados se seguem praticamente em todo o coração de Budapeste, com projeções de Natal em sua catedral e tudo o que um amante do Natal pode sonhar: comida típica, centenas de enfeites de Natal, meias, roupas de inverno … Em uma caminhada pelas ruas cheias de luzes de Natal, você também pode descobrir outros lugares impressionantes, como a Praça dos Heróis ou o Bastião dos Pescadores. Como vai fazer muito frio, você não pode deixar de visitar lugares fechados como o Castelo de Buda ou o Mercado Central (ideal para se sentir mais um húngaro).
Finalmente, mas muito, muito importante: dedique uma manhã a desfrutar de suas fontes termais. Budapeste é conhecida como a cidade dos spas, pois possui 118 fontes (natural ou artificial), portanto, um banho de água quente ao ar livre com a cidade em torno de 0º é uma experiência única que você não deve perder. O Spa Széchenyi é um dos mais conhecidos e também oferece a possibilidade de fazer uma massagem relaxante (escolha-o no próprio spa, pois na entrada existem pessoas que se oferecerão por um preço muito mais alto). Uma experiência perfeita para um dia relaxante que pode culminar, à noite, em um cruzeiro romântico no Danúbio.
Natal na Europa: Cracóvia
A cidade polonesa não é muito grande, mas tem um charme especial. Se você gosta de invernos muito frios e cidades com neve, com um pouco de sorte é exatamente o que você encontrará em Cracóvia. Sua imponente Praça do Mercado (a maior praça medieval da Europa) não só impressionará você com suas magnitudes, mas também será o lugar perfeito para viver o Natal na Europa, com dezenas de barracas em seu mercado de pulgas e várias lojas de decoração típicas dessas datas.
Os antecedentes culturais desta cidade e sua história recente e terrível relacionada à Segunda Guerra Mundial fazem de Cracóvia também uma cidade muito interessante em nível histórico. Nesse sentido, a visita ao campo de extermínio de Auschwitz e ao bairro do gueto judeu é obrigatória, chocante nos dois casos, mas necessária para tomar consciência da magnitude dessa tragédia.
Mas Cracóvia, agora convertida em uma cidade da moda e berço dos artistas, também tem muito a oferecer em nível cultural, com muitas lojas de designers (a um ótimo preço) e alguns museus que vale a pena visitar (o MOCAK é altamente recomendado). Você também pode fazer uma escapada para os arredores, como Zakopane, uma cidade a cerca de 3 horas de distância, com uma atmosfera totalmente natalina cheia de neve ou Breslávia, uma cidade pequena com muito charme e um mercado de Natal sem fim. E, claro, não perca as minas de sal, uma excursão impressionante e subterrânea que não o deixará indiferente.
Natal naEuropa: Noruega
Você é aventureira? Gosta do frio? Então a Noruega é o seu país para passar o Natal na Europa. Se você pensa no Natal tradicional cheio de neve, que melhor ideia do que passar as férias na região do Papai Noel! No país nórdico, você pode realizar todos os tipos de atividades polares. Os mais divertidos e originais são os trenós para cães e os trenós para renas.
Andar em um trenó de cães, impulsionado por huskies incansáveis, é algo que pode ser feito em muitas cidades da Noruega. Além de uma experiência divertida, você pode criar links com esses animais, pois eles podem ser alimentados e tratados. Mas, ainda mais o Natal são trenós de renas. Essa atividade pode ser realizada em todo o país, mas é especialmente enriquecedora na Lapônia norueguesa, onde você pode desfrutar de paisagens espetaculares, longe do barulho da cidade e da poluição.
Se você gosta de emoções fortes, pode passar o Natal em algum hotel de gelo, como o Kirkenes Snow Hotel (se você acordar cedo, poderá ver a aurora boreal!) Ou o Sorrisniva Igloo Hotel. Também vale a pena esquiar ou patinar no gelo (um plano muito atraente para crianças) em algumas das inúmeras áreas nevadas ou congeladas da Noruega. Obviamente, coloque o máximo de roupas quentes que couber na sua mala.
E se você é um daqueles que ainda mantém sua criança interior ou viaja com crianças, não hesite em ir à autêntica vila de Papá Nöel. São organizadas viagens para toda a família, incluindo passeios de trenó e comida de Natal, entre as quais não faltam doces. Claro que o prato principal é conhecê-lo, sim, o verdadeiro Papa Nöel.
Natal em Paris
Paris é uma cidade muito completa para visitar no Natal. Tem tudo: shows, mercados, lojas … Mas uma de suas características é a luz que está nos pontos-chave da cidade e que se liga no dia 18 de novembro. Entre eles, você não pode perder os encontrados na Avenida dos Campos Elísios, na praça Vendôme, na avenida Montaigne ou na vila de Bercy.
Outra das atividades mais comuns nessas datas é a patinação no gelo. Em Paris, existem muitas opções para a prática desse esporte, desde a pista de patinação dos Campos Elísios até a pista da praça do Hotel-de-Ville (prefeitura). Para fazer compras, além de passear pelas avenidas míticas de Paris, encontramos inúmeros mercados de Natal: em Montparnasse, em Saint Germain des Prés, em La Défense ou nos onipresentes Campos Elísios.
E, claro, se você viaja em família, é uma ocasião ideal para ir à Disneyland Paris e para que os pequenos também desfrutem de um Natal inesquecível. Além disso, durante os meses de novembro e principalmente dezembro, Paris está repleta de atividades infantis, como rotatórias nas quais os pequenos podem desfrutar da casa. É a cidade ideal para passar essas datas em família.
Natal em Lisboa
Muitas vezes você não precisa ir para o outro lado do mundo para aproveitar o Natal. Lisboa reúne várias das coisas que você pode pedir para essas festas encantadoras: luzes, boa comida e uma infinidade de shows. Este ano, sua agenda está cheia de planos que você vai adorar.
Como todos os anos, a Plaza del Comercio abriga a árvore de Natal em torno da qual todos os tipos de eventos se reúnem, incluindo fogos de artifício. Todos os anos, a decoração varia, por isso é sempre uma boa desculpa visitar Lisboa no Natal e contemplar esta praça movimentada. Se você tiver a oportunidade de se aproximar de um dia 31 de dezembro, poderá ver em primeira mão como toda a cidade se encontra nesta Plaza del Comercio.
Além disso, você sempre pode aproveitar para fazer algumas compras nos arredores. Áreas como a Baixa-Chiado, Bairro Alto, Principe Real e Avenida da Liberdade, estão cheios de estabelecimentos. Mas não se esqueça dos mercados típicos. A feira de Natalis, você vai adorar porque é dedicada única e exclusivamente a esta época do ano.
E, como já dissemos, a gastronomia é outro ponto a favor. Além de seus ensopados típicos, é costume levar, por exemplo, as fatias populares, o bolo-rei, (um delicioso bolo à base de frutas cristalizadas, passas e nozes) ou sonhos (bolos de creme).
Venha à cidade portuguesa neste Natal e deixe-se seduzir pelos seus encantos.
Natal em Roma
Um dos pontos fortes de Roma no Natal é sua iluminação fantástica. Turistas e romanos podem desfrutar de uma exibição de luz que faz a cidade parecer completamente diferente. Já no aeroporto Da Vinci ou na estação Termini, você pode ver uma decoração impressionante, mas é ainda melhor no centro histórico, onde alguns dos espaços míticos da cidade, como a Plaza del Popolo, ou a Plaza de España, ou Até o Coliseu, eles também dão as boas-vindas ao Natal.
Na Praça Navona, há o mercado de rua mais conhecido da cidade, onde você pode encontrar brinquedos, doces, itens decorativos e a famosa calze della Befana, collants típicos cheios de doces que a bruxa Befana dá aos pequenos. Precisamente, de acordo com a tradição italiana, essa bruxa é responsável por entregar presentes para as crianças no Natal. Nesta praça, ao lado da famosa Fonte dos Quatro Rios, há uma enorme e antiga rotatória para pequenos e nostálgicos.
E para os amantes da arte, duas recomendações. Primeiro, visite as Igrejas romanas, especialmente a da Piazza di Spagna, pois estão repletas de presépios com grandes detalhes. E, o segundo, aproveite o concerto de música clássica ao ar livre, que acontece na véspera de Natal na Plazza del Quirinale.
Natal em Viena
Se você gosta de músicas natalinas, música em geral e dança, Viena é sua cidade para passar as férias de Natal. Lá, a véspera de Ano Novo é comemorada de maneira especial com uma grande festa no centro histórico da cidade. Das 2 da tarde do 31º dia às 2 da manhã do Réveillon, é essencial descobrir todas as surpresas que a Trilha San Silvestre tem para nós.
Ao longo deste caminho pelo centro de Viena, descobriremos shows, valsas, degustações gastronômicas, operetas, concertos pop e rock... Até as escolas de dança da cidade oferecem aulas na Praça de Santo Estêvão! A diversão é garantida na rua, mas você também pode se divertir dentro de seus edifícios assistindo a um musical como Elisabeth (o musical de língua alemã mais bem-sucedido da história).
Para comemorar a mudança do ano, também são oferecidos passeios de barco no Danúbio, ou uma noite no trem Majestic Imperator, um palácio sobre trilhos. E, se você gosta de algo mais clássico, na Ópera Nacional de Viena, o clássico Fledermaus de Johan Strauss será realizado. Além disso, no Ano Novo, você pode assistir ao famoso concerto da Filarmônica de Viena, transmitido a partir de uma tela gigante na Rathausplatz, a praça da prefeitura, onde também está localizado um dos mercados de Natal mais famosos da Áustria.
Veja também: Mercados de Natal da Áustria para visitar
Natal em Bruxelas
Plaisirs d’hiver. Ou o que é o mesmo, prazeres de inverno. Este título inclui a proposta turística mais atraente de Bruxelas para o Natal. É um imenso festival de mais de dois quilômetros de extensão, com uma agenda variada de atividades para todos os tipos de público. Esta iniciativa está localizada no centro da cidade e vai da Grand Place até o Marché aux Poissons.
Há um grande mercado de 240 estandes, atrações (incluindo uma enorme roda gigante), uma pista de patinação e um trenó, um passeio leve … Além disso, para os amantes da luz de Natal, o Grand Place está localizado em uma Árvore de Natal gigantesca que ilumina as noites frias de inverno.
Mas se isso não for suficiente, há outras propostas para todos os gostos. Por exemplo, em 26 de dezembro acontece a Corrida Manneken Pis, uma corrida solidária que ocorre à noite no centro de Bruxelas. Uma proposta diferente para a maioria dos atletas!
Natal na Holanda
Você quer fazer algo totalmente diferente no Natal? Então a Holanda pode ser o seu destino perfeito. Se você gosta de neve e frio, existem inúmeras atividades interessantes neste país. Um dos mais originais é o tradicional mergulho de Ano Novo. Existem mais de 60 municípios na Holanda, onde os habitantes se jogam no lago ou no mar para receber o ano novo, embora o mais maciço seja na praia de Scheveningen, onde cerca de 10.000 pessoas dão um mergulho mais do que refrescante.
Outro evento divertido acontece em Amersfoort, uma cidade perto de Utrecht, onde um evento esportivo de caridade acontece todo 22 de dezembro… Nem mais nem menos do que uma corrida de Papás Nöeles! A distância para viajar é de apenas 5 km, e a recompensa, no objetivo, são os tradicionais chocolate e vinho quente.
E na capital, Amsterdã, você pode andar de skate nos canais, que geralmente são congelados no momento. Existem também inúmeras pistas de patinação em todo o país que podem ser acessadas gratuitamente com patins ou pagando um pequeno aluguel por elas. Outra atração da capital é o Winter Magic Amsterdam, um evento cultural que iluminará alguns dos edifícios mais importantes da cidade e graças a que, entre outros, um desfile de barcos, obras de arte da luz ou o tradicional desfile da cidade. Canal de Natal
Natal em Berlim
Em Berlim, você pode encontrar todos os tipos de atividades. Nestas datas, é inundada com mercados de Natal com estandes de madeira, onde você pode caminhar e combater o frio bebendo algo quente. Especialmente indicado para os amantes de chocolate é o mercado na praça Gendarmenmarkt, onde você também pode saborear um vinho quente com frutas, a bebida alemã por excelência no Natal. Um plano perfeito para compartilhar com seu parceiro, família ou amigos, você não acha?
Uma das datas mais engraçadas de Berlim no Natal é a véspera de Ano Novo. As garrafas são desenroladas no último dia do ano e os fogos de artifício são lançados pelo Portão de Brandemburgo em que se torna a maior festa de toda a Alemanha. Até o dia seguinte, você pode dançar sem parar, graças aos variados e numerosos clubes da cidade e aos shows de bandas e artistas da moda. E em muitas ocasiões, tudo é grátis!
Neste momento, o campo cultural de Berlim também ganha grande destaque, pois é o momento em que o teatro e a ópera estreiam seus novos trabalhos. Berlim é uma daquelas cidades cosmopolitas capazes de fazer com que todos os tipos de público se sintam em casa lá. Existem propostas para todos os gostos!
Natal em Reykjavik
Não se deixe levar pela impressão de que este país remoto está fora de seu alcance. O Natal na Islândia é um evento. É claro que a neve e as baixas temperaturas acompanham a criação de um clima de Natal perfeito. É a época do ano em que os dias são mais curtos, por isso é a melhor desculpa para os cidadãos de Reykjavik decorarem suas ruas, enchendo tudo de luzes.
Suas tradições são totalmente diferentes das nossas. Por exemplo, em 21 de dezembro, é quando as crianças recebem seus presentes esperados, mas não trazidos por Papa Nöel, mas um dos 13 Yulemen , algo como um duende de Natal. Esses personagens legais, descem um a um à cidade, para deixar um presente todos os dias. E, na ausência de carvão para crianças ruins, os iemenitas deixam batatas fermentadas. Você não quer comemorar o Natal na Islândia? 13 dias de presentes!
Em 23 de dezembro, os islandeses comemoram Torlak. Neste dia, é tradição comer skata, um ensopado de peixe em particular, e decorar a árvore. Por seu turno, em 24 de dezembro, é o dia de ir ao cemitério e decorar os túmulos dos entes queridos como uma homenagem e, é claro, as luzes nunca faltam.
Mas se você está pensando em fazer uma viagem a Reykjavik, o que você não pode perder é a véspera de Ano Novo. Passeios na Ilha, o operador turístico especializado neste país, organiza a partir de Alicante um voo direto com uma estadia para curtir a grande festa do país, da qual todos participam, incluindo bombeiros responsáveis por animar a noite com seus chifres. Fogos de artifício e fogueiras enchem a fria noite da Islândia com luz, calor e alegria. Você pode até passar o final do ano em uma cabine totalmente equipada com jacuzzi! O Natal mais diferente, sem dúvida, é oferecido pela Islândia.
Como você pode ver, qualquer um desses destinos é perfeito para curtir o Natal em qualquer lugar da Europa. Escolha o seu destino e prepare a sua viagem, porque o Natal está chegando.