Etiqueta francesa: 7 dicas para saber antes de ir para a França
Etiqueta francesa: Se você vai viajar ou mudar para França? Certifique-se de conhecer primeiro esta etiqueta francesa essencial!
Os franceses são estereotipados positivamente por serem cultos e refinados, e estereotipados negativamente por serem esnobes e indiferentes. Honestamente, você não pode dar muita importância aos estereótipos.
Mas EXISTEM algumas normas culturais e etiqueta abrangentes que são padrão na França. Não importa aonde você vá ou com quem esteja por perto, essas são coisas importantes que você deve ter em mente para ser educado.
Aqui estão sete princípios básicos da etiqueta francesa que você deve saber antes de partir:
1. A importância de dizer “bonjour”
Ao entrar em uma loja, café, bar ou qualquer outro lugar, você deve sempre cumprimentar o funcionário com um “bonjour” (ou “bonsoir” se for à noite.) Para maior educação, isso pode ser seguido por madame/monsieur dependendo do gênero. Por exemplo, você cumprimentaria seu garçom com “Bonjour monsieur”.
É considerado extremamente rude não cumprimentar alguém. Entrar em uma loja e não cumprimentar o lojista, por exemplo, pode resultar em um atendimento ruim devido ao desrespeito percebido.
2. Compreendendo “la bise”
“La Bise” é como os franceses chamam o beijo no rosto para se cumprimentar e faz parte da cultura nacional. Em primeiro lugar, geralmente não é normal beijar alguém que você acabou de conhecer. Um aperto de mão é mais padrão nessa situação. Porém, depois de algumas reuniões, “la bise” torna-se uma saudação apropriada.
Também é considerado estranho pelos franceses cumprimentar um amigo/conhecido com um grande abraço ao estilo americano, então opte por “la bise”.
Em Paris é comum dar apenas um beijo em cada bochecha (e podem ser beijos bem leves ou até aéreos), mas em outras partes da França o processo se repete duas ou mais vezes!
3. Aprenda palavras de educação em francês
Se você está viajando apenas de férias para a França, pode facilmente sobreviver sem falar muito francês. A maioria dos franceses, especialmente aqueles que trabalham no turismo/hospitalidade, falam inglês.
Mas é sempre bom aprender algumas palavras em francês, especialmente palavras básicas de educação: olá, adeus, por favor, obrigado, sinto muito, com licença, você fala inglês e assim por diante.
Saber apenas algumas palavras já ajudará muito!
4. Entenda “tu” versus “vous”
Provavelmente, se você já estudou francês, já sabe disso, mas vale a pena reiterar: certifique-se de entender a diferença entre o “tu” informal e o “vous” formal.
Enquanto em inglês dizemos apenas “você”, independentemente de quem nos dirigimos, em francês há uma diferença. “Vous” é mais educado e normalmente usado quando se fala com pessoas que você não conhece bem, pessoas mais velhas ou em um ambiente de negócios. “Tu” é usado quando se fala com crianças ou amigos/conhecidos.
Em caso de dúvida, siga o exemplo da pessoa com quem você está falando. Se eles usarem “tu”, então é seguro para você fazer isso também. Caso contrário, é mais educado continuar com “vous” até então.
5. Nunca chegue na hora certa
Como alguém que é extremamente pontual, é difícil entender isso, mas os franceses NUNCA chegam na hora para eventos sociais. É sempre entendido que todos chegarão com pelo menos dez a quinze minutos de atraso. (No entanto, para situações profissionais/comerciais, espera-se pontualidade.)
6. Não mexa no cardápio
Embora em muitos lugares seja perfeitamente aceitável perguntar se o garçom pode fazer substituições ou modificações em um item do cardápio do restaurante, isso é uma grande gafe na França.
Não se surpreenda se o seu pedido for recebido com irritação ou com um “não” direto do garçom. A menos que você tenha alergia alimentar ou outra circunstância atenuante, o lema do Burger King “Faça do seu jeito” não se aplica ao jantar fora na maioria dos restaurantes na França.
7. Gorjetas não são obrigatórias, mas apreciadas
Outra diferença em restaurantes e cafés com a qual muitos não estão acostumados quando vêm para a França é que não é necessário dar gorjeta. Uma taxa de serviço de 15% já está incluída na conta, embora esse dinheiro não vá diretamente para o garçom. Em vez disso, vai para o dono do restaurante e é usado para garantir que todos os garçons recebam o mesmo salário mínimo justo que todos os outros.
Dito isto, não é rude deixar gorjeta nem nada. Na verdade, é muito apreciado. Se receber um bom serviço, pode arredondar alguns euros, e se receber um serviço excelente, pode deixar uma gorjeta ainda maior. Mas nunca é necessário deixar gorjeta ao jantar fora na França.
Mais postagens sobre a França 🇫🇷
Estas são algumas dicas importantes de etiqueta francesa que você deve saber antes de ir para a França. Saber ser educado garantirá que você não ofenderá ninguém involuntariamente e tornará sua viagem muito mais fácil!
Veja também:
O Guia Definitivo para Visitar Paris pela Primeira Vez