
ETIAS (autorização para entrar na Europa) começa em 2026 e já está mais cara
ETIAS: Se você está planejando uma viagem para a Europa nos próximos anos, é bom ficar de olho no ETIAS, a nova autorização eletrônica que será obrigatória para turistas de países que hoje não precisam de visto, como o Brasil. Previsto inicialmente para entrar em vigor em 2024, o sistema teve o lançamento adiado para o final de 2026 — mas o preço já subiu antes mesmo de começar a valer.
O que é o ETIAS e por que ele será exigido?
O ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens) funcionará como uma pré-autorização de entrada em 30 países europeus, entre eles França, Itália, Espanha, Alemanha e Portugal. Apesar de ser obrigatório, o ETIAS não é um visto, mas sim uma exigência adicional para reforçar a segurança nas fronteiras.
A autorização será válida para estadas de até 90 dias, dentro de um período de 180 dias, e será solicitada a viajantes de 59 países isentos de visto, incluindo o Brasil.
Quando o ETIAS começa a valer?
O início da obrigatoriedade foi adiado novamente e agora está previsto para o último trimestre de 2026. Até lá, turistas brasileiros ainda poderão viajar para os países europeus do Espaço Schengen sem necessidade de visto ou autorização prévia.
Essa mudança no cronograma foi anunciada oficialmente pela União Europeia e está relacionada a questões técnicas e operacionais da implementação do sistema.
Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre o ETIAS: Solicitação, Implementação e Prazos
ETIAS ficou mais caro: novo valor já foi definido
Embora ainda falte um tempo para o ETIAS entrar em vigor, o valor da taxa já foi atualizado. Inicialmente prevista em 7 euros, a autorização agora custará 20 euros (cerca de R$ 130). Ou seja, o preço quase triplicou antes mesmo de o sistema começar a funcionar.
Segundo a União Europeia, o reajuste serve para cobrir os custos operacionais do sistema, considerando o aumento da inflação e a necessidade de manter funcionalidades de segurança avançadas. Além disso, o novo valor está alinhado à média cobrada por outras autorizações similares em países como Estados Unidos, Canadá e Austrália.
Quem estará isento do pagamento?
Apesar da cobrança, algumas categorias estarão isentas da taxa do ETIAS. Estão livres do pagamento:
- Menores de 18 anos
- Maiores de 70 anos
- Familiares de cidadãos europeus (em alguns casos específicos)
- Viajantes diplomáticos
- Mesmo isentos da taxa, esses grupos ainda precisarão preencher o formulário e obter a autorização antes da viagem.
Como solicitar o ETIAS quando for obrigatório?
O processo será simples e 100% online. O viajante deverá preencher um formulário eletrônico com informações como:
- Dados pessoais (nome completo, data de nascimento, etc.)
- Número do passaporte
- País de entrada na Europa
- Informações sobre a viagem
- Perguntas de segurança
A maioria dos pedidos será aprovada em poucos minutos. Quando aprovado, o ETIAS terá validade de três anos, ou até o vencimento do passaporte — o que ocorrer primeiro.
Preciso me preocupar com o ETIAS agora?
Ainda não é necessário solicitar nada. O ETIAS ainda não está em vigor, e nenhuma autorização está sendo emitida até o momento. Porém, como ele se tornará obrigatório para brasileiros em 2026, vale a pena acompanhar as atualizações e se preparar para a mudança, especialmente se você costuma viajar com frequência para a Europa.
