Como visitar a Floresta Amazônica: Um guia completo!
Floresta Amazônica: Devido ao imenso tamanho da Amazônia, planejar uma viagem aqui pode parecer confuso e avassalador. Portanto, montamos este guia onde compartilhamos as melhores dicas de viagem sobre como visitar a floresta amazônica.
Cobrindo uma área de 6,7 milhões de km2, a Amazônia abrange 40% da América do Sul e é de longe a maior floresta tropical do mundo. A bacia amazônica é um dos lugares com maior biodiversidade do planeta e acredita-se que abrigue 10% de todas as espécies conhecidas.
Resumo:
- Como visitar a Floresta Amazônica
- Como chegar à floresta amazônica no Brasil?
- Quantos dias você precisa?
- Melhor época para visitar a floresta amazônica no Brasil
- Como visitar a floresta amazônica no Brasil?
- Pousadas na floresta amazônica no Brasil
- Quais vacinas são necessárias para uma viagem à Amazônia?
- Quais animais você pode ver?
- Um problema com o turismo de vida selvagem na Amazônia
- Melhores coisas para fazer na floresta amazônica
- Mapa com os principais pontos de interesse
- É seguro visitar a Amazônia?
- O que vestir na floresta amazônica?
- Considerações finais sobre como visitar a floresta amazônica
Conhecida como o Pulmão da Terra, a Amazônia está no topo da lista de desejos de muitos viajantes do mundo todo e é um destino ideal para quem busca se conectar com a natureza.
Se você deseja explorar as profundezas das selvas do Brasil, encarar animais selvagens, saborear frutas exóticas maravilhosas, relaxar em praias intocadas ou navegar pelo Rio Amazonas – você criará memórias que durarão a vida toda! E este guia de viagens pela floresta amazônica mostrará exatamente como fazer isso.
Como visitar a Floresta Amazônica
Sem mais delongas, vamos mergulhar em tudo o que você precisa saber para planejar uma viagem à floresta amazônica no Brasil.
Como chegar à floresta amazônica no Brasil?
A melhor maneira de chegar à floresta amazônica no Brasil é voar para o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes na cidade de Manaus. Conhecida como a porta de entrada para a Amazônia, Manaus é o principal polo turístico da região e a capital do estado do Amazonas.
Você pode pegar um vôo direto de São Paulo para a Manaus, que leva cerca de quatro horas. Também há voos diretos para Manaus de outras grandes cidades do Brasil, como Rio de Janeiro e Brasília, além de Miami, Cidade do Panamá e Bogotá.
Alternativamente, você também pode voar para Santarém, que é uma cidade menor a cerca de 600 km a leste de Manaus.
Para ir de Manaus a Santarém, você precisa pegar uma balsa pelo rio Amazonas.
Quantos dias você precisa?
Em média, três dias é o tempo mínimo que você deve reservar para visitar a floresta amazônica. Em três dias, você poderá fazer algumas excursões, que lhe darão uma ideia do que esta região encantadora tem a oferecer. No entanto, você estaria apenas deslizando pela superfície.
Eu recomendo fortemente passar uma semana ou até 10 dias explorando a floresta amazônica, se puder. Dessa forma, você terá tempo suficiente para visitar diversas áreas da região amazônica e desfrutar de uma variedade maior de experiências – desde explorar selvas e rios até relaxar em praias e visitar cachoeiras.
Também é uma boa ideia ter alguns dias extras como reserva em seu itinerário na floresta amazônica, caso o tempo esteja ruim e impeça você de realizar algumas das atividades planejadas.
Melhor época para visitar a floresta amazônica no Brasil
Existem duas estações distintas na Amazônia – a estação seca e a estação chuvosa. Eles também são conhecidos como estação de águas baixas e estação de cheias. Não se deixe enganar pela palavra ‘seco’. Lembre-se de que ainda é uma floresta tropical, então você deve esperar chuva todos os dias, independentemente de quando visitar.
Não há uma “melhor” época clara para visitar a floresta amazônica no Brasil, pois há prós e contras em ambas as estações. A estação chuvosa geralmente vai de janeiro a julho e a estação seca de agosto a dezembro. A temperatura permanece quente durante todo o ano (em torno de 27-30°C).
As vantagens de visitar durante a estação seca são menos chuva, menos mosquitos, melhor acesso às praias fluviais e melhores opções de trekking, já que a selva não estará inundada.
A principal vantagem de visitar durante a estação chuvosa é que você terá melhores oportunidades para passeios de barco/canoa. Níveis mais altos de água possibilitam o acesso a canais menores e adentrar mais profundamente nas florestas alagadas, que são conhecidas localmente como igapó.
Esteja ciente, porém, que assim que a estação das chuvas começar e o nível das águas subir (fevereiro-julho), você não poderá desfrutar das praias de areia branca ao longo das margens do rio, pois elas estarão totalmente inundadas.
Em algumas partes da Amazônia, o nível da água nos rios sobe incríveis 12 metros no pico da estação chuvosa. Acho isso absolutamente alucinante!
Como visitar a floresta amazônica no Brasil?
Uma das melhores maneiras de visitar a floresta amazônica no Brasil é se hospedar em um alojamento na selva na região de Manaus. A maioria dos alojamentos fica a 2-3 horas de carro ou de barco de Manaus e geralmente oferece pacotes com tudo incluído que incluem traslados de Manaus, todas as refeições e diversas excursões em cada dia.
Durante as excursões, você será acompanhado por guias locais que o levarão em caminhadas na selva e passeios de barco e compartilharão seus conhecimentos sobre a flora e a fauna da Amazônia.
Como alternativa a um lodge, você pode fazer um cruzeiro pela Amazônia, onde você ficaria em um barco e faria passeios diários pela floresta tropical. Você também pode se basear em Manaus e fazer passeios de um dia, o que é provavelmente a opção mais barata.
Além de ficar em um hotel na selva amazônica ou fazer um cruzeiro fluvial, também recomendo visitar Alter do Chão para uma experiência totalmente diferente. Esta pequena cidade tem uma atmosfera boêmia descontraída e é conhecida como o Caribe da Amazônia, graças às suas fabulosas praias fluviais de areia branca.
Pousadas na floresta amazônica no Brasil
Existem vários alojamentos na selva para escolher em Manaus, desde os mais acessíveis, com comodidades muito básicas, até alojamentos mais elegantes, com bangalôs confortáveis.
Aqui estão minhas principais escolhas de pousadas na floresta amazônica para diferentes orçamentos:
BAIXO ORÇAMENTO: Amazônia Exxperience
Um dos lodges mais baratos da Amazônia. Os quartos são rústicos e muito simples, mas, aparentemente, as excursões e a comida são maravilhosas!
MÉDIO ORÇAMENTO: Dolphin Lodge
Este é o lodge é uma das melhores opções que você pode encontrar. É uma pequena pousada rústica de propriedade familiar em um local tranquilo com vista para um rio e cercada pela floresta tropical.
LUXO: Juma Ópera
Se você está procurando um pouco mais de conforto, o Juma Lodge é o lugar para você. É um dos lodges mais famosos da área e tem piscina e bangalôs espaçosos com chuveiros de água quente.
Quais vacinas são necessárias para uma viagem à Amazônia?
Não é necessário tomar nenhuma vacina para visitar a Amazônia brasileira. No entanto, vacinas contra hepatite A, tifoide e febre amarela são recomendadas.
Algumas pessoas também optam por tomar comprimidos contra a malária, doença transmitida por mosquitos. Alternativamente, você pode fazer o possível para se proteger das picadas de mosquitos usando mangas compridas e calças quando estiver na selva, usando um repelente de mosquitos e dormindo sob uma rede mosquiteira.
Quais animais você pode ver?
A selva amazônica abriga inúmeras espécies de animais selvagens que habitam seus rios, copas de árvores e solo florestal. Afinal, é um dos lugares com maior biodiversidade do mundo!
Dito isso, muitos dos animais estão extremamente bem camuflados ou escondidos nas profundezas da selva, longe dos olhares curiosos dos turistas. Portanto, você definitivamente não deve esperar ver onças, sucuris e antas em cada esquina.
Os animais mais comumente vistos na floresta amazônica são macacos (bugios e macacos-esquilo), jacarés, botos de água doce (cor-de-rosa e cinza), preguiças, sapos, tarântulas, piranhas e pássaros como garças, araras e tucanos.
Um problema com o turismo de vida selvagem na Amazônia
Ao explorar a região amazônica, ficou claro que, infelizmente, o turismo antiético de vida selvagem é extremamente difundido lá. A grande maioria dos passeios pela floresta amazônica oferecidos inclui interações diretas com a vida selvagem, o que é problemático.
Essas são atividades como acariciar e nadar com botos cor-de-rosa, abraçar preguiças e macacos, tirar fotos com um bebê jacaré nas mãos, alimentar animais selvagens e assim por diante. Este artigo da National Graphic explica muito bem por que essas interações são prejudiciais à vida selvagem. Animais selvagens devem permanecer selvagens e não devemos tratá-los como nossos animais de estimação ou adereços para fotos.
O ecoturismo sustentável e responsável na Amazônia ainda tem um longo caminho a percorrer. Portanto, eu o encorajo a escolher seus operadores de turismo e alojamentos com sabedoria.
Melhores coisas para fazer na floresta amazônica
Graças à sua geografia única e à flora e fauna fascinantes, não faltam lugares incríveis para visitar e coisas para fazer na floresta amazônica. Aqui estão algumas das melhores maneiras de conhecer esta região e suas maravilhas.
Caminhada na selva: Faça uma caminhada na floresta tropical com guias naturalistas especialistas que mostrarão e educarão você sobre uma variedade de plantas exóticas e vida selvagem.
Passeio de canoa ou barco: Faça um passeio nas águas calmas de pequenos rios e lagos, onde você provavelmente avistará jacarés, golfinhos de rio e vários pássaros. Há também passeios de pesca de piranhas e passeios noturnos de barco para avistar animais noturnos.
Nenúfares gigantes da Amazônia: Conhecidas localmente como Vitória Régia, essas plantas aquáticas são o ícone da Amazônia e podem ser encontradas em lagoas e lagos. São famosas pelas suas folhas enormes, que podem atingir até 3 metros de diâmetro e aparentemente aguentam o peso de uma criança ou de um adulto pequeno!
Balsa no Rio Amazonas: Suba em uma autêntica balsa simples usada pelos habitantes locais e navegue 740 km pelo Rio Amazonas para chegar a Santarém. Você não verá muita vida selvagem nesta viagem, pois é uma balsa de transporte, mas mesmo assim é uma experiência única. Assistir ao pôr do sol no rio Amazonas é algo incrível.
Passeio de sobrevivência: Em um passeio de sobrevivência na selva, você aprenderá sobre plantas medicinais, técnicas de pesca, como construir acampamentos, fazer fogo etc. Existem passeios de um dia, bem como passeios de vários dias onde você acampará na floresta tropical.
Cachoeiras em Presidente Figueiredo: Esta área é conhecida por suas cachoeiras, cavernas e piscinas naturais cercadas por uma linda selva exuberante. Você pode visitá-la em um passeio de um dia saindo de Manaus.
Conheça uma comunidade local: Faça um passeio por uma comunidade indígena para conhecer seu modo de vida, seus costumes e práticas agrícolas.
Encontro das águas: Fenômeno único onde as águas pretas do Rio Negro e as águas marrom-claras do Rio Solimões se encontram e correm lado a lado por vários quilômetros antes de se misturar.
Mapa com os principais pontos de interesse
No mapa abaixo, marquei os principais pontos de interesse que mencionei neste guia de viagem pela floresta amazônica, bem como os lodges que recomendei. Clique no ícone no canto superior esquerdo do mapa para mais detalhes.
É seguro visitar a Amazônia?
Sim, a Amazônia é segura para visitar. No entanto, ainda existem alguns riscos e perigos dos quais você deve estar ciente.
Sua maior ameaça são os mosquitos que podem transmitir malária ou febre amarela, que são doenças sérias. Sempre tome precauções para proteger sua pele das picadas de mosquitos.
Outro risco comum é ficar com dor de estômago devido aos diferentes tipos de bactérias presentes nos alimentos e na água locais, aos quais você pode não estão acostumado. Para reduzir suas chances de adoecer, evite beber água da torneira durante sua viagem à Amazônia.
Além disso, nem é preciso dizer que você não deve vagar sozinho pelas profundezas da selva ao visitar a Amazônia. Sempre vá com um guia oficial. Sem ele, é fácil para os turistas se perderem ou vagarem por territórios inseguros.
Em termos de vida selvagem, definitivamente existem alguns animais perigosos na Amazônia, mas é improvável que eles ataquem você, a menos que você os provoque ou chegue muito perto. Para evitar encontros potencialmente perigosos com animais, faça caminhadas na selva e explorações fluviais com um guia.
O que vestir na floresta amazônica?
Como vai fazer calor e umidade, shorts, camisetas, chinelos, maiô e chapéu para se proteger do sol são imprescindíveis. Também vai chover, então é uma boa ideia levar uma capa de chuva.
Calças e mangas compridas são necessárias ao fazer caminhadas na selva para se proteger de mosquitos e plantas pontiagudas. Além disso, é melhor se vestir com cores claras e neutras para evitar mosquitos.
Lembre-se de levar também tênis ou botas de caminhada. Seu alojamento pode fornecer botas de borracha se você for caminhar em áreas mais lamacentas.
Em termos de tecidos, opte por tecidos leves e respiráveis, pois é quase impossível secar a roupa na floresta úmida.
Recomendado: Roupa de Trilha: veja o que vestir e o que levar
Considerações finais sobre como visitar a floresta amazônica
E aí está! Estas foram nossas recomendações sobre como visitar a floresta amazônica. Espero que este guia de viagem o tenha inspirado a explorar esta região fantástica e única e que o considere útil para planear a sua viagem perfeita!
Se você tiver alguma dúvida sobre viajar para a Floresta Amazônica, deixe nos comentários e farei o possível para respondê-las.