Curiosidade,  Dicas,  Viagens

Como usar VPN na China: Guia completo e definitivo AQUI

Como usar VPN: Antes de viajar para a China, e se você quer continuar vendo e postando nas redes sociais como Instagran, Facebook, YouTube, etc, saiba que você vai precisar comprar um VPN para conseguir acessar, pois essas redes são bloqueadas na China.

O que é VPN?

VPN significa “rede virtual privada”. Basicamente, a VPN permite que você evite o Great Firewall, fazendo parecer que você está na Internet em um país diferente.

Qual é o melhor serviço de VPN na China

Existem muitas opções, incluindo algumas gratuitas e muito baratas, mas o que me recomendaram foi o ExpressVPN.

Quando você é estrangeiro, inevitavelmente acaba conversando com alguém sobre qual VPN eles usam. Meus amigos blogueiros em Pequim usavam o ExpressVPN. Muitas pessoas que usavam serviços gratuitos e baratos acabaram migrando para esse VPN.

Se você estiver indo para a China por um longo período de tempo e estiver acompanhando seu cônjuge, parceiro ou filhos adolescentes, eu recomendo que cada um adote seu próprio plano de VPN. Você pode usar uma única conta em até três dispositivos. Além disso, o ExpressVPN tem uma garantia de devolução do dinheiro em 30 dias. Portanto, se você achar que não precisa da segunda conta, poderá recuperá-lo.

O que é Firewall?

Tecnicamente, “The Great Firewall” refere-se a uma variedade de legislação em torno da mídia na China. Mas a maioria das pessoas usa o termo para se referir à censura na Internet chinesa. Basicamente, todas as mídias sociais que usamos diariamente são bloqueadas na China.

De acordo com um estudo de Harvard, pelo menos 18.000 sites estão bloqueados na China, incluindo 12 dos 100 principais sites globais. Google, Wikipedia, YouTube, Facebook, Twitter e Instagram estão todos bloqueados na China continental.

Por que existe censura de internet na China?

Na verdade, existem muitas razões para a censura na Internet na China. Um dos grandes é proteger os valores e ideologias do Partido Comunista. O objetivo é proibir a disseminação de informações na China que faça com que as pessoas questionem o governo, formem opiniões negativas sobre funcionários do governo ou incitem tumultos.

A proibição de todos os principais sites fez com que a China abrisse o campo de atuação para as empresas chinesas intervir, crescer e dominar algumas das principais indústrias online da China. Como o Facebook é proibido, existe uma empresa chinesa chamada WeChat que é muito  bem-sucedida na China. Como o Twitter é proibido, é provável que mais chineses acessem o Weibo.Ao invés do Google, os chineses usam o mecanismo de busca local Baidu.

Como usar VPN

Usando VPN em hotéis

O Great Firewall não é um sistema de filtro que impede que as coisas apareçam. Você pode colocar o que quiser na internet na China, mas eventualmente alguém o verá, e se ele não atender às diretrizes, o derrubará rapidamente. Os provedores de Internet são tecnicamente responsáveis pela conduta de seus clientes, e é por isso que às vezes você não pode usar VPN em hotéis.

É ilegal usar VPN?

Pessoas foram presas por espalhar informações na Internet na China, mas nunca ouvi falar de um estrangeiro sendo preso por usar VPN. O uso da VPN é muito normal na China! Não é nada assustador, prometo.

O governo chinês é totalmente capaz de detectar e bloquear VPN, mas isso raramente acontece. O que é proibido na China é menos o uso do Facebook e do YouTube, e mais o uso deles para promover informações que o governo chinês não deseja espalhar. Não use seu Instagram para tentar incitar uma revolução na China e você ficará bem.

MAIS UMA COISA

Desculpe ser a portadora de más notícias, mas você não poderá assistir à Netflix. Mesmo com a VPN, a Netflix é bloqueada na China e a Netflix bloqueia as VPNs. Culpe o direito internacional por isso.

Apesar dessa decepção, divirta-se vendo seu computador metaforicamente viajar para países que você ainda não explorou. Mais importante, divirta-se na China! 

Deisi Remus

Um sagitariana legítima, louca por gatos e viagens. Saiu de Porto Alegre para encarar novos desafios em São Paulo. Formada em Moda, adora tudo sobre o universo, mas também de viver e compartilhar experiências!