Argentina

As melhores épocas para visitar a Argentina – de Buenos Aires à Patagônia

Melhores épocas para visitar a Argentina: Estas são as melhores épocas para cada tipo de viajante.

A Argentina é o segundo maior país da América do Sul e o oitavo maior país do mundo, por isso há sempre muito o que fazer, não importa a época do ano que você visita.

A Argentina é um país que oferece uma ampla gama de opções para todos os tipos de viajantes. Quer você goste de cidades vibrantes ou prefira destinos tranquilos e menos movimentados, há algo para todos. Cada província da Argentina possui características únicas, permitindo ao visitante escolher o que melhor se adapta ao seu estilo de viagem.

As temporadas turísticas da Argentina se enquadram em três categorias principais:

  • Alta Temporada: Novembro a Março
  • Meia temporada: setembro e outubro, abril e maio
  • Baixa Temporada: junho a agosto

A Argentina se estende por mais de 3.700 quilômetros de norte a sul, portanto há uma variação considerável no clima entre as províncias. Continue lendo para saber os melhores momentos para visitar este magnífico país.

Melhores épocas para visitar a Argentina para evitar multidões

Para evitar as grandes multidões que visitam durante a alta temporada, você deve visitar na baixa temporada. De dezembro a fevereiro haverá longas filas, mais multidões e preços mais elevados, especialmente nas áreas ao redor de Buenos Aires e ao norte da capital argentina. Para evitar multidões na Patagônia, você vai querer visitá-la durante os meses mais quentes do verão, embora ainda faça bastante frio quanto mais ao sul você for.

Leitura recomendada: Buenos Aires: O que FAZER e o que NÃO FAZER

Melhores épocas para visitar a Argentina com bom tempo

O clima tende a ser relativamente moderado em muitas partes da Argentina durante todo o ano, mas grandes cidades como Buenos Aires podem ficar muito quentes durante o verão. Evite o pico do inverno (agosto) e do verão (janeiro) se quiser o melhor clima, e prefira a primavera, que vai de setembro a novembro, e o outono, que vai de março a junho.

O verão é normalmente a estação mais chuvosa na maior parte da Argentina, exceto na Patagônia, onde os verões costumam ser muito secos. Porém, você não precisa se preocupar com uma verdadeira estação chuvosa, como faria em outros países da América do Sul, como a Colômbia.

Melhores épocas para visitar a Argentina com preços mais baixos

Você pode encontrar ofertas fantásticas na Argentina durante todo o ano, mas se quiser encontrar acomodações mais acessíveis e preços mais baixos em excursões, visite durante a baixa temporada.

Melhores épocas para visitar a Argentina para ver as Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu estão entre as maiores cachoeiras do mundo, localizadas na fronteira da Argentina e do Brasil. Se quiser evitar aglomerações, vá na baixa temporada ou fora de temporada.

Verifique os calendários argentino antes de reservar suas viagens para esta área. Voar em um fim de semana de feriado pode ser muito cansativo. Você terá que lidar com longas filas, multidões em todos os lugares, e até mesmo tirar a melhor foto é realmente difícil.

Melhores épocas para visitar a Argentina para esquiar na Patagônia

A Patagônia cobre a porção sul da Argentina e do Chile e tem fantásticos lagos, trilhas, geleiras e até pinguins quanto mais ao sul você vai. Se você quiser ir para a Antártica, provavelmente viajará de Ushuaia, na Argentina, conhecida como “o fim do mundo”.

A melhor época para esquiar na Patagônia seria no meio do inverno, em agosto. Se você estiver visitando a Patagônia, experimente reservar com antecedência; todas as melhores atividades ou acomodações ficam esgotadas se você esperar até o último minuto.

Melhores épocas para visitar a Argentina para degustar vinhos em Mendoza

Nunca há um momento errado para fazer uma degustação de vinhos, mas certamente há horários mais populares para visitar Mendoza, uma região conhecida pelas fantásticas vinícolas que produzem os melhores malbecs do mundo. A Fiesta de la Vendimia, também conhecida como Festa da Vindima, começa em janeiro e fevereiro, e o evento principal normalmente acontece no início de março, com shows, degustações e dezenas de milhares de visitantes. Claro, este é um momento movimentado para visitar, mas vale a pena lidar com a multidão.

Mendoza tem muito mais do que vinho para oferecer aos turistas, então não se iluda pensando que você pode ver de tudo em uma viagem de fim de semana. Reserve bastante tempo para conhecer a cidade e considere alugar um carro ou contratar um motorista para chegar às vinícolas, já que algumas ficam a duas horas de carro do centro da cidade.

Melhores épocas para visitar a Argentina para ver uma partida de futebol

O futebol é a quintessência da cultura local, então você provavelmente poderá assistir a uma partida em qualquer época do ano, embora normalmente haja um intervalo em dezembro e janeiro. O calendário muda a cada ano, então se você quiser ver uma partida, verifique com antecedência. Às vezes pode ser difícil conseguir ingressos para as partidas de futebol mais populares, por isso geralmente é recomendável ir com um guia.

Piores épocas para visitar a Argentina

Não existe um momento “ruim” para visitar a Argentina. Cada momento do ano tem maravilhas incríveis para descobrir. O país é enorme, então os melhores e os piores horários para viajar dependem muito do seu destino e dos objetivos da viagem.

As principais atrações das províncias do norte da Argentina, como Salta e Jujuy, estarão em grande parte fechadas nos meses de inverno. Também farão muito calor nos meses de verão, por isso é melhor visitar esta parte do país no outono ou na primavera. Da mesma forma, as praias do litoral ficarão lotadas em janeiro, por isso talvez seja melhor visitá-las em fevereiro ou março, quando estiver um pouco mais fresco.

O inverno é a época mais popular para visitar o sul da Argentina, por isso haverá preços muito mais multidões, especialmente durante a temporada de férias de inverno, em junho e julho.

Experiências Pelo Mundo

Deisi Remus e Gui Cury, dois viajantes que adoram viajar e compartilhar suas experiências pelo mundo.