O que fazer em São Petersburgo (Rússia)
São Petersburgo, ou St. Petersburg, é a segunda maior cidade da Rússia e a antiga capital do Império Russo.
A cidade foi fundada pelo czar Pedro “O Grande”, em 27 de maio de 1703. Hoje soma mais de 5 milhões de habitantes e mantém o título de “Capital Cultural da Rússia”, isso porque conta com 2 mil bibliotecas, 221 museus, 100 salas de concertos, mais de 80 teatros, 45 galerias de arte e muito mais!
Eu tive a oportunidade de conhecer a cidade à convite do Turismo de St. Petersburg. Foram 5 dias com uma programação intensa, onde conhecemos os principais pontos turísticos, museus e afins. Mas mesmo assim voltei para o Brasil com a vontade de retornar para lá e ver tudo com mais calma, além de aproveitar um pouco mais dessa cidade encantadora.
Se você tem vontade de conhecer a Rússia, São Petersburgo é o destino certo.
Dicas gerais (clima, moeda, voltagem, regras, etc.):
CLIMA:
O clima de São Petersburgo é normalmente frio, com um vento bem intenso. Por isso, mesmo no verão, é bom você estar preparado para uma queda na temperatura. No inverno chega a -25ºC!
MOEDA:
A moeda local é o “Rublo Russo”. A conta que você deve fazer é 1 Real = 17 Rublos (em média).
VOLTAGEM:
A voltagem é 220V. A tomada convencional é a de dois pinos redondos:
LEIS / REGRAS / COSTUMES QUE PRECISAMOS SABER:
Existem algumas leis, regras e/ou costumes locais que nós brasileiros precisamos saber para não ter problemas por lá. Alguns exemplos:
Você não pode atravessar a rua fora da faixa de pedestres, assim como você também deve esperar o sinal verde para pedestres para poder atravessar a rua.
É proibido vender bebida alcoólica depois das 22h. Por isso, planeje comprar bebidas alcoólicas sempre antes desse horário, porque eles são bem rígidos quanto a isso.
Você não pode andar e beber qualquer tipo de bebida alcoólica na rua. Se quiser fazer isso, deverá envolver a bebida em algum tipo de saco que esconda a garrafa:
Museus, palácios, galerias de artes e restaurantes, costumam pedir para você retirar o casaco. Isso é um costume local que eles levam bem a sério. Em alguns museus e lugares mais famosos você não tem a opção de ficar com o casaco. Mas fique tranquilo que os locais são sempre bem aquecidos!
Bares e restaurantes costumam fazer conta única para a mesa. E no caso de pagamento com cartão, normalmente eles só aceitam o pagamento com 1 cartão. Se for dividir a conta em galera, vale a pena ir com dinheiro pra facilitar o pagamento. Ou alguém vai ter que bancar o rolê no cartão e depois vocês se virem.
Não precisaria nem alertar sobre isso, mas como vivo em São Paulo e já estou acostumado com sujeira em todo canto, vale a lembrança: lixo somente na lixeira. Até bituca de cigarro você deve ou guardar ou procurar um lixo mais próximo.
Vale a pena ressaltar que os Russos são mais diretos e mais frios que nós brasileiros. Portanto, não ache que estão faltando com educação, logo que é o jeito deles. Eles são bem rígidos quanto a horários e regras, por isso é importante colocar isso em mente e evitar estresse.
VISTO:
Brasileiros não precisam de visto para visitar a Rússia! \o/
O que fazer em São Petersburgo
Confira algumas dicas do que não pode faltar na sua visita à essa bela cidade:
Hermitage
O primeiro local que ilustra minha lista de dicas não poderia ser outro. O Hermitage é um museu de visita obrigatória em uma viagem para São Petersburgo.
Situado ao longo do rio Neva, o museu conta com um complexo de dez prédios, com destaque para o Palácio de Inverno, que foi a residência oficial dos Czares desde sua construção até a queda da monarquia russa.
É considerado um dos maiores museus do mundo e conta com um acervo de mais de 3 milhões de peças. São itens de praticamente todas as épocas, estilos e culturas.
Curiosidade: Se você dedicar um minuto para observar cada obra do museu, você levaria um ano para ver tudo.
Se você ficar por muitos dias em São Petersburgo, vale a pena visitar duas vezes esse museu. Eles até lançaram um ticket de 2 dias para os turistas (custa $23.95).
HERMITAGE
Endereço: Palace Square, 2, Sankt-Peterburg, Rússia, 190000.
Catedral do Sangue Derramado
Por mais que você não seja religioso, essa catedral, que é um dos cartões postais da cidade, vale a visita.
Ela foi construída no local onde o Czar Alexandre II da Rússia foi assassinado, por isso recebe o nome de “Catedral do Sangue Derramado”.
O mais impressionante é que todas as artes do interior da igreja são feitas em mosaicos. São mais de 7.500 metros quadrados em mosaicos, sendo considerada a maior igreja do mundo com esta característica.
CATEDRAL DO SANGUE DERRAMADO
Endereço: Griboyedov channel embankment, 2Б, Sankt-Peterburg, Rússia, 191186
Peterhof
Situado a cerca de 30km de São Petersburgo, Peterhof é um conjunto de palácios e jardins, construídos sob as ordens do czar Pedro, “O Grande”.
O complexo que foi construído entre os anos de 1714 e 1725 serviu como palácio de verão do czar Pedro.
Atualmente é reconhecido como Patrimônio Mundial da Unesco.
O parque conta com mais de 120 fontes, todas elas de grande beleza e imponência. Todo o conjunto merece uma visita atenta, tanto pelo luxo e requinte dos interiores como pelo encanto do parque, que também recebe o apelido de “Versailles da Rússia”.
Com vista para o Golfo da Finlândia, o local é de extrema exuberância. Vale a pena dedicar um bom tempo para essa visita, pois o palácio principal é bem gigante, assim como o belo parque.
Curiosidade: Todas as fontes jorram água sem o uso de bombas. A água é fornecida por nascentes naturais e ficam em reservatórios situados nos Jardins Superiores. A diferença de elevação cria a pressão que ativa as fontes dos Jardins Inferiores, incluindo a Grande Cascata da frente do palácio. É impressionante!
PETERHOF
Razvodnaya Ulitsa, 2, St Petersburg, Rússia
Palácio de Catarina
Outro palácio que merece uma visita é o da Catarina, localizado a 25 km de São Petersburgo.
Ele foi construído em 1717, quando Catarina I encarregou o arquiteto Johann-Friedrich Braunstein de construir um palácio para ser usado durante o verão.
Durante as décadas que se passaram o palácio recebeu novas expansões, sempre mantendo o estilo rococó.
Internamente o palácio é magnífico! Com detalhes artísticos do chão ao teto.
O bacana é que dentro do palácio existe um pequeno museu com quadros, trajes, armas, móveis e utensílios que eram utilizados no palácio na época.
O jardim externo também é bem bonito! Com alguns palacetes e vários cantos cenográficos!
PALÁCIO DE CATARINA
Garden St, 7, Pushkin, Sankt-Peterburg, Rússia, 196601
Catedral de Santo Isaac
A Catedral de Santo Isaac é também um dos cartões postais da cidade! Ela foi construída entre 1818 e 1858 em estilo predominantemente neoclássico.
Desde 1931 funciona como um museu. É possível fazer a visita interna e também subir até a base da cúpula, onde você tem uma magnífica vista 360º de São Petersburgo.
Vale a pena subir e ter essa bela visão da cidade!
CATEDRAL DE SANTO ISAAC
St Isaac’s Square, 4, Sankt-Peterburg, Rússia, 190000
Fortaleza de São Pedro e São Paulo
A Fortaleza de São Pedro e São Paulo foi construída por determinação do czar Pedro, o Grande, com a finalidade de defender esta região dos ataques das tropas suecas, que dominavam o mar Báltico durante a Grande Guerra do Norte (1700-1721).
Foi a partir dela que começou a se formar a cidade de São Petersburgo.
E é dentro da fortaleza que reside a primeira igreja da cidade, a “Catedral de São Pedro e São Paulo”. Este templo tem sido o local de sepultamento dos imperadores russos desde o tempo do tzar Pedro, o Grande.
Lá dentro também existe um museu naval, a primeira casa da moeda e muito mais.
FORTALEZA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
São Petersburgo, Rússia, 197046
Convento Smolny
O Convento Smolny ou Convento Smolny da Ressurreição, localizado na margem do rio Neva, é composto por uma catedral e um complexo de edifícios que a cercam, originalmente destinados a serem um convento.
A principal igreja do convento é considerada uma das obras-primas arquitetônicas do arquiteto italiano Bartolomeo Rastrelli, que também redesenhou o Palácio de Inverno (Hermitage) e criou o Palácio de Catarina.
Vale a pena fazer uma visita rápida para conhecer esse belo local.
É ideal para colocar no dia de “tour” pelos pontos principais da cidade, sem perder muito tempo.
CONVENTO SMOLNY
Ploshchad’ Rastrelli, 1, Sankt-Peterburg, Rússia, 191124
St Petersburg Mosque
Construída em 1913, é a maior mesquita de St Petersburg. Apesar de ter a entrada limitada apenas para quem frequenta a mesquita (religiosamente), vale uma passada para fazer uma foto na porta externa.
Os detalhes são lindos e sempre rendem boas fotos:
Olha essa foto da Deisi:
SAINT PETERSBURG MOSQUE
Kronverkskiy Prospekt, 7, Sankt-Peterburg, Rússia, 197046
Museu da Vodka
Não poderia deixar de citar o museu da bebida sagrada dos Russos, né?
O Museu da Vodka fica bem próximo da Catedral de Santo Isaac, no centro da cidade, e é o local ideal para você se aprofundar no universo da bebida.
Lá você pode escolher o tipo de tour que quer fazer (sozinho, com áudio ou guia) e também se quer fazer uma degustação no final, com 3 petiscos famosos russos e 3 vodkas (vale a pena!).
O museu segue uma ordem cronológica, mostrando desde como era feito o plantio dos grãos, passando por evoluções de destilação, até chegar nos dias atuais.
Olha a harmonização no fim do tour (destaque para a vodka com pimenta):
O tour sozinho ou com “audio guide” não dura mais do que meia hora. É um passeio bem rápido e prazeroso para se fazer. Ideal para o começo do dia, pra já sair animado para os demais passeios!
MUSEU DA VODKA
Konnogvardeyskiy Bul’var, 4, Sankt-Peterburg, Rússia, 190000
ERARTA (Museu de Arte Contemporânea)
Quem, assim como eu, também curte Arte Contemporânea, vale a pena conhecer o Erarta.
É considerado o maior museu de arte contemporânea da Rússia e conta com mais de 2.800 obras de artistas de diferentes lugares do país.
O bacana é que várias obras são interativas! Em uma delas você poderia reviver a cena do quadro, tomando uma dose de vodka e comendo um pedaço de pepino (na foto abaixo é possível me ver fazendo isso rs).
Vale a visita! Eu gostei bastante das experiências.
ERARTA
29 Liniya Vasil’yevskogo Ostrova, 2, Sankt-Peterburg, Rússia, 199106
Fabergé Museum
Instalado dentro do Palácio Shuvalov, construído no século XVIII, o Museu Fabergé foi inaugurado em 2013 e traz uma coleção rara do mestre da joalheria, Peter Carl Fabergé.
Além dos famosos ovos de Páscoa imperiais, criados por Fabergé e seus assistentes, há também pinturas raras de artistas, obras de mestres joalheiros famosos e outros objetos de arte.
O local é bem bonito e com uma coleção bem completa. Se você for fã de joalheria e de preciosidades, vai ser um lugar que vai te agradar. Do contrário, é melhor nem perder seu tempo e dinheiro.
FABERGE MUSEUM
21, Fontanka River Embankment, St. Petersburg, Russia.
Catedral de Nossa Senhora de Cazã
A Catedral de Nossa Senhora de Cazã foi construída entre 1801 e 1811 pelo arquiteto Andrei Voronikhin para que servisse de abrigo à imagem da Nossa Senhora de Cazã. Após as Guerras Napoleônicas, tornou-se um memorial militar para celebrar a vitória russa. Em 1932, já após a Revolução socialista que definiu a Rússia como Estado ateu, a Catedral tornou-se um museu das religiões.
A praça da catedral já é um bom lugar para descansar e apreciar esse belo visual arquitetônico.
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DE CAZÃ
Kazan Square, 2, Sankt-Peterburg, Rússia, 190000
Passear pela Nevsky Prospekt
A Nevsky Prospekt é a principal avenida de São Petersburgo. Passear por ela já é um programa que vale a pena incluir na sua lista. Durante o trajeto você se depara com belíssimos prédios, construções arquitetônicas, a Catedral de Cazã (citada acima), vários bares, cafés, shoppings e muito mais.
No dia que tiramos para passear na avenida tivemos muita sorte, isso porque ela estava completamente fechada para carros. Não sei se era por alguma obra (alguns pontos contavam com asfalto recém colocado) ou se eles fecham em algum dia específico, mas a experiência foi sensacional!
Avenida Nevsky Prospekt.
Praça do Palácio
A Praça do Palácio também é um local que merece uma visita rápida. Ela fica localizada no coração da cidade e foi palco de famosos eventos históricos, como o Domingo Sangrento, de 1905, e a Revolução de Outubro de 1917.
O edifício mais antigo e célebre da praça é o Palácio de Inverno (Hermitage). No lado oposto, no lado sul, existe um monumento em forma de arco desenvolvido pelo arquiteto George von Velten no século XVIII.
No meio da praça está a Coluna de Alexandre, desenhada por Auguste de Montferrand. A coluna de granito vermelho tem 47,5 metros de altura e pesa cerca de 600 toneladas. É considerada a mais alta do seu tipo em todo o mundo.
Durante a noite o lugar fica mais mágico ainda…
Palace Square, Sankt-Peterburg, Rússia, 198324
Aliás, São Petersburgo é uma cidade que fica ainda mais linda durante a noite. E o melhor de tudo, continua com a mesma segurança que durante o dia.
Para finalizar, confira algumas fotos que fiz durante essa viagem inesquecível:
Agradecimento: Turismo de St. Petersburg