As joias escondidas de Berlim: mais de 25 coisas únicas para fazer, ver e comer
As joias escondidas de Berlim: Há muito mais em Berlim do que ver o Portão de Brandemburgo e a East Side Gallery! Aqui estão 28 coisas divertidas e incomuns para fazer na capital da Alemanha.
Muitos visitantes de Berlim vão para a cidade para experimentar a cena techno ou visitar locais famosos da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria. Embora ambos sejam ótimos motivos para ir à capital da Alemanha, há muito mais para fazer e ver em Berlim do que isso.
Vamos sair dos roteiros mais conhecidos para descobrir algumas experiências peculiares, divertidas e, às vezes, completamente estranhas em Berlim. Seja você um turista que está na cidade por alguns dias ou um morador local que está procurando algo novo e emocionante para fazer, você certamente descobrirá algo novo com esta lista de coisas não turísticas para fazer em Berlim!
Locais subestimados da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria
Visite a Estação de Escuta da Guerra Fria em Teufelsberg
A antiga estação de escuta da Guerra Fria no topo do Teusfelsberg é um dos lugares mais inusitados de Berlim. A enorme estrutura com domos em formato de bola de golfe foi construída no antigo local da pretendida “Instalação Técnica Militar” de Hitler. Avançando para o fim da Segunda Guerra Mundial, as forças aliadas precisavam de algum lugar fora do centro da cidade para despejar todos os escombros deixados pelo bombardeio de Berlim.
Estima-se que 26 milhões de metros cúbicos de entulho foram empilhados no coração da floresta de Grunewald, criando o que hoje é conhecido como Teufelsberg (“Montanha do Diabo”). Os americanos construíram uma estação de vigilância no topo da pilha de entulho, e ela foi usada até o fim da Guerra Fria.
Hoje, você pode pagar para entrar na estação de vigilância abandonada. Ela foi transformada em uma galeria de arte de rua a céu aberto, e do terraço há uma vista incrível da floresta Grunewald e da cidade além.
Visite o Museu in der Kulturbrauerei
Para um vislumbre da vida cotidiana na Alemanha Oriental, vá ao Museu in der Kulturbrauerei. Há tantos objetos originais — como móveis, revistas e rótulos de alimentos — reunidos em um museu compacto. O museu tem exposições incrivelmente únicas, como uma área montada para se parecer com as prateleiras abastecidas de um supermercado da Alemanha Oriental e uma banca de revistas que você encontraria em uma estação de trem.
Caminhar pela Trilha do Muro de Berlim também é uma das joias escondidas de Berlim
Uma das coisas mais incomuns para fazer em Berlim é caminhar pela (Mauerweg). Ela segue o antigo caminho do Muro de Berlim por toda a cidade e tem aproximadamente 160 quilômetros de extensão.
Há 14 seções oficiais na Trilha do Muro de Berlim, incluindo aquelas que passam pelo centro da cidade e passam por marcos famosos como o Mauerpark (Parque do Muro).
Não é possível percorrer a Trilha do Muro de Berlim de uma só vez, então olhe para cada seção para ver quais marcos ao longo do caminho mais lhe interessam. Algumas seções passam por antigas torres de vigia, e quase todas as seções têm placas memoriais que compartilham os nomes dos berlinenses orientais que morreram tentando fugir para o oeste daquela área.
Caminhe por uma antiga estação de controle de fronteira da GDR
O Palácio das Lágrimas (Tränenpalast) é um antigo saguão de check-in perto da Estação Friedrichstraße que facilitou as viagens entre a Alemanha Oriental e Ocidental durante a Guerra Fria.
O salão recebeu esse nome por causa das muitas despedidas chorosas entre familiares que foram mantidos separados pelo Muro de Berlim por décadas. Quando eles se abraçaram para se despedir no salão de check-in, eles nunca puderam ter 100% de certeza de que teriam permissão para se ver novamente.
A estrutura original do salão foi preservada e agora há uma exposição gratuita em seu interior que explica como funcionavam as complicadas travessias de fronteira entre o Leste e o Oeste — incluindo as medidas extremas que o governo da RDA tomou para garantir que ninguém tentasse fugir para o Oeste.
Veja o Memorial da Guerra Soviética no Treptower Park
O impacto duradouro da União Soviética pode ser sentido por toda Berlim, mas poucos lugares têm a mesma importância que o enorme Memorial de Guerra Soviético no Parque Treptower.
O memorial foi construído entre 1946 e 1949 para comemorar os 80.000 soldados soviéticos que morreram lutando para capturar Berlim dos nazistas. É o maior memorial do tipo na Alemanha, e há 7.000 soldados soviéticos enterrados nas valas comuns. Ao entrar no memorial, seu olhar é imediatamente atraído para o mausoléu decorado com um soldado soviético gigante segurando uma criança e esmagando uma suástica quebrada com sua espada.
Depois de visitar o memorial, não deixe de explorar o Treptower Park enquanto estiver aqui. É mais uma joia escondida de Berlim que é um ponto de encontro popular para os moradores locais nos meses mais quentes!
Visite uma torre antiaérea da Segunda Guerra Mundial
Aninhada dentro do Volkspark Humboldthain, a poucos minutos da estação Gesundbrunnen, está uma torre antiaérea nazista parcialmente demolida. Foi uma das seis construídas por Hitler para proteger a cidade de ataques aéreos aliados. Hoje, a torre antiaérea está coberta de grafite e foi parcialmente recuperada pela natureza. O topo da torre oferece uma vista única do norte de Berlim.
Visite as Ruínas de Anhalter Bahnhof
Anhalter Bahnhof costumava ser uma das estações ferroviárias mais importantes da Alemanha. A construção da estação começou em 1839. Não era grande no início, mas conforme as viagens de trem se tornaram mais populares, a estação teve que ser reformada para acomodar a demanda crescente.
Em 1872, a Anhalter Bahnhof não era apenas a maior estação ferroviária da Alemanha, mas também a maior da Europa continental! Logo se tornou conhecida como a “Porta de entrada para o Sul” da Alemanha, devido ao fato de ter linhas que se estendiam até Praga, Viena, Roma e Atenas.
Anos mais tarde, a estação foi palco de deportações em massa durante a Segunda Guerra Mundial, e acredita-se que um terço da população judaica de Berlim foi deportada pela Anhalter Bahnhof.
O que você vê hoje é apenas a parte central da fachada da estação, deixada de pé depois que ela foi bombardeada na guerra.
Outros locais históricos interessantes
Veja o Primeiro Muro de Berlim
As pessoas na Alemanha — e no mundo todo — estão familiarizadas com o Muro de Berlim erguido durante a Guerra Fria. No entanto, mesmo muitos moradores locais não sabem que Berlim tem um muro muito mais antigo. O muro original da cidade de Berlim, que remonta ao século XIII, foi quase todo removido, mas você ainda poderá ver uma parte dele a poucos passos da Alexanderplatz.
Se você se interessa pelo passado distante de Berlim, aproveite um passeio pelas fortificações originais da cidade, que ficam ao lado do pub mais antigo de Berlim, o Zur Letzten Instanz (em funcionamento desde 1621). Este é definitivamente um dos lugares mais exclusivos de Berlim!
Passeie pelos trilhos ferroviários abandonados de Berlim
Durante o boom ferroviário dos anos 1800, Berlim construiu um grande número de trilhos para acomodar a crescente demanda por viagens de trem. Se você souber onde procurar, poderá encontrar trilhos abandonados por todo o centro da cidade — com segurança e legalidade, é claro!
Muitas trilhas foram deixadas onde foram construídas e desde então foram incorporadas a parques ou reservas naturais. Os melhores lugares para ver as trilhas ferroviárias abandonadas de Berlim são:
- Área do Parque Görlitzer: Há um pequeno espaço verde entre a Ponte Görlitzer e a Ponte Treptower, e dentro do espaço verde você pode encontrar antigos trilhos ferroviários. No final dos trilhos há um escorregador gigante! (Marcado como “Rutsche” no Google Maps). Esta é uma das joias escondidas de Berlim que só os moradores locais conhecem!
- Park am Gleisdreieck: Antigo local ferroviário que foi transformado em um parque no coração da cidade. Linhas ferroviárias modernas correm acima do solo ao redor do parque, e trilhos abandonados podem ser encontrados dentro do parque. Enquanto estiver aqui, confira nas proximidades!
- Natur Park Sudgelande: Antigamente um pátio de manobras ferroviárias do século XIX. Foi abandonado quando as viagens de trem perderam popularidade. Você verá muitos trilhos antigos passando pelo parque, além de uma torre de água da década de 1920 e uma locomotiva a vapor da década de 1930.
Entre nos pátios escondidos de Berlim
Berlim tem muitos pátios lindos escondidos nas principais avenidas. Se você não sabe onde procurar, é provável que você os perca ao passar. É isso que os torna tão especiais!
Na verdade, vários desses pátios de Berlim foram testemunhas silenciosas de grandes eventos históricos. Por exemplo, Sophienstr. 18 é onde o líder comunista Karl Liebknecht convocou uma revolução pacífica em 1918. E Rosenthaler Str. 51 foi usado como um set de filmagem soviético. As histórias continuam, esperando que os transeuntes as descubram.
Se você está procurando sair do caminho batido em Berlim, definitivamente reserve um tempo para pesquisar e encontrar esses pátios escondidos.
Recomendado: Berlim Alternativa: descubra o lado underground da capital alemã
Visite o Royal Sheep de Charlottenburg
Todo verão, um rebanho de ovelhas assume a tarefa de cortar a grama nos grandes jardins ao redor do Palácio de Charlottemburg. Esta é a mesma raça de ovelhas que pastava nessas pastagens em 1695, quando a esposa de Frederico I, Sophie Charlotte, chamava o palácio de lar.
Faça uma aventura tentando descobrir onde as ovelhas estão localizadas. Elas são movidas a cada poucos dias durante os meses mais quentes para que todos os prados sejam cortados igualmente, da forma mais sustentável que existe.
Visite as Cidades Antigas Restantes de Berlim
Berlim não é a Alemanha, as pessoas sempre dizem. E isso é verdade na maior parte. No entanto, você encontrará casas de enxaimel e paisagens pitorescas de vilas… se você souber onde procurar! No distrito mais ocidental de Spandau, você encontrará uma rede de ruas de paralelepípedos e casas de contos de fadas que o levarão de volta três séculos no tempo. O Altstadt de Spandau é bem compacto, mas definitivamente ainda tem seu toque de vila.
Em Berlim Oriental, Köpenick aguarda, com sua bela cidade velha alinhada à beira-mar. Conforme você passeia por essas ruas charmosas, não será difícil imaginar como era a vida no século XVIII. Köpenick também tem um palácio transoformado em museu de arte se você quiser adicionar um pouco de cultura à sua excursão.
No sul, o pitoresco Rixdorf em Neukölln oferece um vislumbre da Velha Berlim. O Körnerpark, ali perto, é lindo, e no inverno Rixdorf ostenta um dos mercados de natal mas populares de Berlim.
Visite o Palácio Rosa de Berlim
O Schloss Biesdorf de Berlim é um palácio em estilo renascentista italiano que é realmente muito rosa. Este é o local perfeito para sessões de fotos longe das multidões, situado em jardins adoráveis.
Construído em 1868, o pequeno palácio foi logo vendido por seus donos aristocráticos à família Siemens para pagar dívidas de jogo. Foi fortemente bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial, mas desde então foi totalmente restaurado e agora serve como um museu.
Berlim como um local (atrações contemporâneas)
Desfrute de uma experiência gastronômica única
- Hot Pot: Basicamente fondue chinês. Escolha seu(s) caldo(s), carnes e vegetais e comece a mergulhar!
- Churrasco turco: Você já comeu um döner suculento e um gözleme crocante, mas já grelhou carnes suculentas na mesa antes?! Se você se interessou, vá ao Fez, em Kreuzberg.
- Samovar: Chá preto extra forte servido em um recipiente exclusivo chamado samovar, com muitos petiscos doces ao lado para cortar o amargor do chá. Reserve uma mesa no tadshikische teestube em Mitte.
Joias escondidas de Berlim: Assista ao pôr do sol no Spree no Holzmarkt 25
Parte centro cultural, parte jardim de cerveja, parte espaço de clube, o holzmarkt 25 é impossível de definir. Seja lá o que for “tecnicamente”, este é um dos melhores pontos de encontro ao longo do Rio Spree.
Ao longo do ano, o Holzmarkt 25 recebe vários mercados e um mercado de Natal alternativo. Programe sua visita ao Holzmarkt para coincidir com o pôr do sol, para que você possa vê-lo desaparecer no horizonte de um dos lugares cobiçados ao longo do rio.
Admire o grafite e a arte de rua de Berlim
Você sabia que Berlim é mundialmente famosa por sua arte de rua? A maioria das pessoas conhece a East Side Gallery — uma galeria de arte de rua ao ar livre pintada em uma seção sobrevivente do Muro de Berlim — mas há murais e arte de rua por toda a cidade! No entanto, a menos que você saiba o porquê ou como por trás da arte de rua, é muito fácil confundi-la com grafite.
A melhor maneira de conhecer a cena de arte de rua de Berlim é fazer um passeio guiado a pé. Claro, você também pode criar seu próprio passeio a pé e simplesmente manter os olhos abertos! Artistas de rua reutilizam suas tags repetidamente, então, quando você notar uma tag, começará a vê-la por toda a cidade.
Siga a gente no Instagram clicando aqui
Piquenique na “Ilha da Juventude”
Escondida entre o Parque Treptower e a floresta Plänterwald, há uma ilha chamada Insel der Jugend. É acessível por uma passarela de ferro e é um lugar maravilhoso para levar um piquenique e um bom livro.
Há também um pequeno jardim de cerveja e espaço para eventos na ilha, chamado Inselgarten. Eventos são realizados regularmente aqui, incluindo poetry slams e concertos ao ar livre.
Visite a fábrica de motocicletas da BMW
A Bavarian Motor Works (BMW) pode ter sede em Munique, mas suas motocicletas são construídas em Berlim. Na verdade, uma nova motocicleta sai da fábrica a cada 75 segundos! Por isso colocamos esse lugar como uma das joias escondidas de Berlim
Se você é um fanático por motocicletas, uma visita guiada à fábrica é essencial. Uma visita básica dura 90 minutos e o levará pela linha de montagem, onde você pode ver trabalhadores construindo motocicletas BMW do zero. As visitas estão disponíveis em inglês e alemão, e as vagas se esgotam rápido!
Pegue o ônibus linha 100
Se você quiser um resumo não turístico dos principais pontos turísticos de Berlim, pode simplesmente pegar o ônibus 100. A linha de ônibus pública começa na estação Zoologischer Garten e termina na Alexanderplatz.
Ao longo do caminho, você verá ícones de Berlim, como a Igreja Memorial Kaiser Wilhelm, a Coluna da Vitória no Tiergarten, o Palácio de Bellevue, o Portão de Brandemburgo, a Unter den Linden, a Catedral de Berlim e a Torre de TV.
Não espere comentários guiados enquanto você passeia pela cidade, mas, além disso, você pode sentar no andar superior de um ônibus de dois andares e apreciar os pontos turísticos mais famosos de Berlim por uma fração do preço de um ônibus turístico.
Caiaque na “Pequena Veneza”
Com certeza essa é outra joias escondidas de Berlim. Já imaginou explorar Veneza… sem sair de Berlim! Escondido no sonolento bairro de Spandau, você encontrará Klein-Venedig, ou Pequena Veneza. Klein-Venedig é uma coleção de canais sinuosos que serpenteiam por jardins e casas de família.
Como as casas e jardins são todos de propriedade privada, você só pode apreciar a beleza completa da área através do sistema de canais. Minha sugestão? Alugue um caiaque e comece a remar!
Há algumas empresas diferentes de aluguel de barcos e caiaques na área, todas com preços justos de cerca de 30 euros por caiaque para duas pessoas por dia. Leva cerca de 30 minutos para remar em Klein-Venedig, e de lá você pode ir para águas abertas e remar na direção de Wannsee.
Maior mercado turco em Berlim
O mercado turco semanal ao longo do Maybachufer é o maior de toda a cidade. Aberto somente às terças e sextas-feiras, o mercado vende de tudo, de frutas e vegetais frescos a alimentos preparados, de café ao estilo turco a sucos frescos prensados.
Há também uma série de barracas vendendo produtos artesanais e rolos de tecido.
Dica: A estação de U-Bahn mais próxima do mercado é a U-Schönleinstraße. Você também pode chegar ao mercado via U-Kottbusser Tor.
Perca-se nas pilhas da “Another Country”
Há muitas livrarias maravilhosas em Berlim, mas uma joia escondida é a Another Country em Kreuzberg. Esta livraria de livros usados está transbordando de livros — literalmente. O que diferencia a Another Country de outras livrarias de livros usados em Berlim (além de sua estrutura lindamente caótica) é que ela funciona como livraria e biblioteca.
Troque livros em uma biblioteca de cabine telefônica
Se você ficar de olho durante o verão e o outono, é provável que encontre mais do que algumas cabines telefônicas transformadas em pequenas bibliotecas espalhadas pela cidade.
Não há um mapa oficial dessas bibliotecas de cabines telefônicas, então não posso dizer exatamente onde encontrá-las. Sei com certeza que há uma na Mierendorffplatz em Charlottenburg, assim como uma na Leon-Jessel-Platz em Wilmersdorf. Além dessas duas, você está por conta própria!
Coma no Arminiusmarkthalle
Muitos berlinenses estão familiarizados com o mercado de alimentos Markthalle Neun em Kreuzberg, mas você sabia que há um mercado de alimentos quase idêntico em Moabit? o Arminiusmarkthalle foi inaugurado em dezembro de 1891 e foi o décimo mercado de alimentos da cidade.
Assim como outros food halls de Berlim, o Arminiusmarkthalle ostenta uma variedade de restaurantes, cafés, barracas de produtos frescos e outras barracas de comidas especiais. Há uma linda área de bar em uma extremidade do food hall, além de um agradável lugar de churrasco.
Joias escondidas de Berlim: o “Museu das Coisas”
O museu do dinge é tão fora das coisas que as pessoas visitam em Berlim. Neste pequeno museu, objetos cotidianos do passado e do presente são examinados para ilustrar melhor a cultura de produtos da Alemanha.
O que acabei de escrever pareceu muito científico e impressionante, mas na realidade o museu parece mais um quarto dos fundos de um acumulador. Há tanta coisa para ver! Nada é etiquetado em detalhes, mas há anos na maioria dos objetos e é realmente interessante ver como coisas normais como xícaras de chá e telefones evoluíram ao longo do último século(mais ou menos).
Há até uma cozinha de Frankfurt totalmente reconstruída da década de 1920!
Aproveite a vista épica do topo do Fórum Humboldt
O fórum humboldt é parte museu, parte centro cultural, parte espaço de exposição e também tem um restaurante e um terraço panorâmico no topo do edifício.
Do topo do Humboldt Forum, você pode ver a Catedral de Berlim, a torre de TV e muito mais! Se você tiver tempo depois de visitar o terraço, dê uma olhada no resto do Humboldt Forum! Ele foi inaugurado no verão de 2021 e, como tal, ainda é uma das coisas subestimadas para se fazer em Berlim.
Viaje para a França no Körnerpark
Essa é uma joias escondidas de Berlim e que fica a uma curta caminhada da Neukölln fica um deslumbrante parque parisiense chamado Körnerpark. O parque foi concluído em 1916 e construído no local de uma antiga pedreira, então você tem que descer alguns degraus e passar por uma fonte borbulhante em camadas para chegar ao gramado.
Há uma estufa no local que foi transformada em uma galeria de arte gratuita, além de muito espaço no gramado para se esticar e ler um bom livro, se o clima estiver bom, claro.
Passeios de um dia para lugares menos conhecidos são umas das joias escondidas de Berlim
Duas viagens de um dia mais conhecidas e populares de Berlim são Leipzig e Hamburgo. Mas esta é uma lista de coisas únicas para fazer em Berlim, então posso sugerir algumas opções incomuns de viagens de um dia da cidade?
Aqui estão alguns passeios de um dia subestimados saindo de Berlim que são um pouco mais fora do comum!
- Potsdam — A maioria das pessoas que visitam Potsdam vão para ver o Palácio Sanssouci e o parque ao redor. Mas vou contar um segredo… Potsdam é o lar do melhor chocolate quente do mundo! La Maison du Chocolat no Dutch Quarter de Potsdam serve o chocolate quente mais rico, espesso e cremoso conhecido pelo homem.
- Brandenburg an der havel — Conhecida por seus edifícios góticos de tijolos vermelhos e sua localização idílica às margens do rio Havel, esta é uma cidade charmosa a apenas uma hora de Berlim.
- Wittenberg — O berço da Reforma. Martinho Lutero viveu e pregou aqui, e você pode ver a porta da igreja onde ele pregou suas 95 Teses que efetivamente destruíram o catolicismo na Alemanha.
Sua curiosidade foi despertada por essas joias escondidas de Berlim?
Berlim é uma cidade de segredos infinitos, e o que está fora do caminho batido para uma pessoa pode ser a atração máxima para outra. Ainda assim, espero que essas coisas subestimadas para fazer em Berlim ajudem você a descobrir novas e diferentes facetas da capital alemã.
Não tenho dúvidas de que há MUITAS coisas mais únicas para fazer em Berlim, então, por favor, deixe um comentário abaixo me dizendo quais atividades você acha que eu deveria adicionar a esta lista.