É seguro viajar para o Equador
É seguro viajar,  Equador

É seguro viajar para o Equador?

É seguro viajar para o Equador? Como saber se é seguro viajar para esse destino? Este artigo explica as áreas dentro do país que são seguras para visitantes e como saber onde evitar.

A questão sobre se o Equador é seguro é uma conversa complicada. Segurança é sempre uma conversa sutil e relativa. Você tem que determinar qual é sua definição de “seguro” e “inseguro”.

Por exemplo, se você é de uma cidade grande, como São Paulo, você entende como as cidades funcionam e pode ter uma tolerância maior para o que você considera “inseguro” dentro de uma cidade. No entanto, se você é de um ambiente suburbano ou rural, você pode ter menos tolerância porque tem menos experiência em estar nesses tipos de situações.

Antes de viajar para um destino, é melhor consultar a página de recomendações de viagem do seu país. Só para constar, o Equador é considerado mais seguro para viajar do que Guatemala e Colômbia, dois destinos populares na América Latina. No Equador, grande parte do país é completamente “segura” (mais uma vez, isso depende da sua definição de “segura”, porque algumas cidades podem ter problemas com furtos).

No entanto, as áreas que são consideradas “inseguras” estão passando por distúrbios de uma forma que você nunca experimentou, incluindo assassinatos, roubos e sequestros. Quando você estiver em um país estrangeiro, é melhor ouvir os moradores locais sobre como eles falam sobre segurança em sua cidade ou país. Então, qual é a melhor maneira de vivenciar a beleza que o Equador tem a oferecer? E sim! você ainda pode visitar e aproveitar o Equador!

É seguro viajar para o Equador 🇪🇨?

Por que você se pergunta se o Equador é seguro? Aqui estão algumas informações básicas sobre os problemas no país.

Os problemas no Equador têm uma longa história e estão profundamente enraizados na sociedade. Do ponto de vista econômico, o Equador tem tido dificuldades significativas, incluindo dívida alta e uma economia instável. Sua moeda ficou tão inflada que, em 2000, o país trocou sua moeda para o dólar americano, o que por si só causou muitos problemas.

A troca aconteceu da noite para o dia e muitas pessoas não conseguiram trocar sua moeda antes da troca, causando uma deflação imediata em sua moeda e uma perda da maior parte de seu dinheiro. Hoje, no entanto, eles têm uma das economias mais estáveis ​​da América do Sul devido à estabilidade e ao apoio do dólar americano.

Politicamente, o Equador tem sido infestado de corrupção em muitos níveis diferentes do governo. Isso levou a uma desconfiança no sistema político e nas reais intenções dos líderes. Nessas últimas eleições, a única pessoa que muitos equatorianos queriam como presidente (um ex-jornalista que expôs a corrupção de muitos políticos) foi assassinada antes da eleição e algumas pessoas questionam as intenções da pessoa que venceu a eleição porque ela vem da família mais rica do Equador.

Os problemas que estão afetando a segurança atual do Equador para turistas têm a ver com o tráfico de drogas. Em janeiro de 2024, dois grandes líderes de gangues escaparam da prisão e desencadearam uma cadeia de terror e violência por todo o país. No Equador, há 22 grupos narcotraficantes que controlam o tráfico de drogas pelo país e o presidente do país quer se livrar de todos os grupos para evitar que o país se torne um verdadeiro estado narcotraficante.

Esse atrito levou a assassinatos e sequestros, especialmente em cidades que são cruciais para o sucesso do tráfico de drogas. Os portos do Equador são uma parte importante do tráfico de drogas de cocaína para os Estados Unidos e Europa e acredita-se que também façam parte do oleoduto mexicano de tráfico de drogas.

Qual parte do Equador é segura para visitar?

A segurança do Equador realmente depende de onde você vai dentro do país. O país é dividido em 4 regiões diferentes com base em seus ecossistemas: a Floresta Tropical (el Oriente), a Cordilheira dos Andes (la Sierra), a Costa (la Costa) e Galápagos. Caminharemos por cada região e seus níveis de segurança para turistas.

Nas Ilhas Galápagos

As Ilhas Galápagos são o destino turístico mais popular do Equador. Elas são altamente protegidas pelo governo para esforços ambientais e sustentáveis. Devido à economia isolada das ilhas ser o turismo, as ilhas são completamente seguras.

Existem algumas cidades dentro das ilhas que compõem apenas 3% do arquipélago. Cada cidade nas diferentes ilhas é uma pequena comunidade e há muito pouco crime na ilha.

Se você está preocupado com sua segurança pessoal contra animais (como tubarões), então você está completamente seguro. Certifique-se de visitar as ilhas com um guia profissional e fique distante dos animais selvagens. Tubarões raramente, ou nunca, atacam humanos e a maioria dos tubarões com quem você nadará não são agressivos com humanos.

A famosa tartaruga de Galápagos
A famosa tartaruga de Galápagos

Na água, tente não tocar em nada porque você não sabe o que será venenoso. Os naturalistas (com quem você é obrigado a estar) irão avisá-lo de quaisquer perigos e mantê-lo completamente seguro.

Se você está preocupado com o potencial de atividade vulcânica, então você está muito seguro. Sim, as Ilhas Galápagos foram criadas e evoluíram devido à atividade vulcânica abaixo das ilhas. No entanto, essa atividade tem sido muito mínima, já que o turismo tem sido proeminente nas Ilhas Galápagos.

A última erupção foi na Ilha Wolf e esta foi a primeira atividade em 30 anos. Ela durou 3 dias e causou muito pouco dano à vida selvagem. (Os humanos representam um risco maior para a vida selvagem do que a atividade vulcânica.)

Na região da floresta amazônica

A Floresta Amazônica é uma das regiões mais isoladas da batalha do tráfico de drogas que está acontecendo na costa do Equador e apenas 5% dos equatorianos vivem nesta região. Para visitar a Floresta Amazônica, você terá uma experiência altamente planejada e predeterminada por meio de sua estadia em um lodge dentro da floresta tropical.

Recomendado:

Devido às proteções da terra e dos grupos indígenas da região, sua experiência aqui será curada e isolada, eliminando o risco de entrar em contato com qualquer perigo (além da vida selvagem da floresta tropical!) A única região da Floresta Tropical a ser evitada são áreas próximas às fronteiras peruana e colombiana, que provavelmente não são onde seu lodge estará.

Na região da Cordilheira dos Andes

Quito

A região de Sierra, no Equador, é onde fica a capital do país, Quito. Como essa cidade costuma ser o ponto de partida das aventuras de muitas pessoas em Galápagos ou na Floresta Tropical, elas costumam ter dúvidas sobre quanto tempo realmente devem passar na cidade.

A praça principal do centro histórico de Quito, Equador

Quito é uma cidade grande e tem problemas semelhantes a muitas outras cidades grandes ao redor do mundo, incluindo roubos e furtos. No entanto, as áreas turísticas são seguras, mas você deve sempre ficar de olho em suas malas. É sempre importante estar ciente e cuidadoso com seus pertences.

É melhor não usar roupas/joias ostentosas ou chamativas para não chamar muita atenção para si mesmo. Também é melhor ficar nos principais bairros turísticos. Realmente vale a pena passar alguns dias explorando a área!

Muitos restaurantes em Quito não ficam abertos até muito tarde na cidade. Depois de escurecer, é recomendável pegar Ubers se você for viajar mais do que alguns quarteirões. E Ubers são muito acessíveis nesta cidade. Além disso, você verá seguranças na maioria dos restaurantes, bares, hotéis, condomínios e até mesmo dentro dos bairros.

Isso não significa que a área em que você está seja perigosa para você. Desde a agitação política no início de 2024, esses guardas particulares foram contratados para adicionar uma sensação de segurança dentro dos estabelecimentos. Você também pode ter restrições sobre os hóspedes que pode levar para seu hotel ou acomodações devido a esta medida de segurança adicional. No entanto, esses membros da segurança podem ser úteis para você durante sua estadia e você sempre pode perguntar a eles sobre os protocolos de segurança que você deve considerar na área.

Cuenca

O outro destino popular na região, Cuenca, também é muito seguro. É uma cidade relativamente calma e onde se pode andar a pé, especialmente no centro histórico da cidade.

A praça principal do centro histórico de Cuenca, Equador

Embora seja melhor não ficar fora até tarde e usar os meios de transporte apropriados, o crime está longe de ser desenfreado aqui. Na verdade, quando a agitação surgiu em janeiro de 2024, a cidade tomou as rédeas da situação, enforcando duas pessoas sobre o rio proeminente da cidade como um aviso a qualquer um que quisesse criar agitação na cidade, citando a lei indígena.

Desde então, Cuenca é considerada a cidade mais segura do Equador e uma das mais seguras da América do Sul. Na verdade, esta é uma das razões pelas quais muitos expatriados escolhem se mudar para lá (eles até têm um bairro que chamam de “Gringolândia”).

De Cuenca, uma rota de ônibus popular é em direção a Guayaquil. Não é recomendado pegar nenhum ônibus passando pelo Parque Nacional Cajas, que fica no caminho para Guayaquil. Infelizmente, os ônibus são alvos de assaltos perto de Guayaquil.

Na Região Costeira

Agora, esta é a área a ser evitada quando você estiver visitando o Equador. A agitação política continuou em partes desta região devido ao transporte de drogas nas cidades portuárias, entre outras questões socioeconômicas. Os crimes incluem agitação civil, roubo e sequestro.

Muitos Departamentos de Estado estão atualmente dizendo para evitar esta região, listando todas as províncias da costa como aquelas a serem evitadas. Ao falar sobre destinos turísticos a serem evitados, a cidade de Guayaquil é uma das que devem ser evitadas. Embora muitos dos crimes tenham como alvo cidadãos equatorianos, ainda é melhor ficar longe até que a situação melhore.

Como saber se o Equador é seguro?

Viajar para o Equador pode ser seguro, desde que você tome as devidas precauções. O país oferece paisagens incríveis, desde as montanhas dos Andes até as ilhas Galápagos, mas como em qualquer destino, é importante estar atento a algumas questões de segurança. A capital, Quito, e outras grandes cidades podem ter áreas onde a criminalidade é mais alta, então é essencial seguir recomendações básicas, como evitar andar em áreas desconhecidas à noite, manter seus pertences sempre à vista e utilizar transportes confiáveis.

Além disso, o Equador está em uma região sísmica, o que torna importante acompanhar as recomendações sobre desastres naturais, especialmente em áreas vulcânicas. Para os turistas que desejam explorar a Amazônia ou realizar trilhas nas montanhas, é crucial contar com guias experientes.

Em resumo, com planejamento adequado, atenção aos alertas locais e cuidado com a segurança pessoal, o Equador pode ser um destino maravilhoso e seguro para viajantes.

Deisi Remus

Um sagitariana legítima, louca por gatos e viagens. Saiu de Porto Alegre para encarar novos desafios em São Paulo. Formada em Moda, adora tudo sobre o universo, mas também de viver e compartilhar experiências!