Dicas,  Experiências

14 viagens que você precisa fazer assim que se aposentar

Viagens que você precisa fazer assim que se aposentar: Chega de esperar pelas férias anuais e preenchê-las de ponta a ponta até voltar ao trabalho e precisar de mais uma semana de folga. Você está aposentado – e se está lendo isto, provavelmente adora viajar.

Com os baby boomers mais jovens a completarem 59 anos este ano, e o primeiro grupo com cerca de 77 anos, a maioria dos membros desse grupo influente estão provavelmente buscando o que fazer e para onde viajar. De acordo com a pesquisa 2022 Travel Trends da AARP, a maioria dos viajantes com mais de 50 anos (67%) planejava viajar em 2022, fazendo pelo menos quatro viagens ao longo do ano. E como 2023 trouxe números recordes de viagens, é provável que ainda mais boomers estejam pegando a estrada este ano.

A pesquisa da AARP também indicou que, apesar da preocupação persistente com a propagação da COVID-19, 77% dos viajantes sentem que é seguro o suficiente para tirar férias. E embora os viajantes mais velhos fossem mais propensos a planejar uma viagem doméstica no ano passado, cerca de 43% das pessoas com 50 anos ou mais planejavam viajar tanto dentro do Brasil como para o estrangeiro.

Se você está entre os aposentados prontos para fugir, suas opções são vastas e variadas. Com o seu trabalho no retrovisor e a estrada aberta pela frente, que tal uma viagem? Isso pode ser interessante se você deseja a liberdade de sentar-se ao volante ou decolar.

Ou talvez você tenha escapado do emprego com energia apenas para receber seu último cheque e se despedir de colegas de trabalho invejosos. Um destino turístico permitirá que você se recupere sem levantar um dedo. (Bem, exceto acenar para convocar seu próximo coquetel à beira da piscina.) Ou você está procurando uma viagem para o outro lado do mundo? Sem problemas.

Depois de arranjar tempo, energia e orçamento para viagens, a próxima etapa é planejar. Quer você queira descanso ou emoção, solidão ou multidões, baixo custo ou luxo, aqui estão algumas ideias para viagens de aposentadoria.

Veja também: Nome dos Países: De A a Z

14 viagens que você precisa fazer assim que se aposentar

Estrada Blue Ridge

Blue Ridge Parkway

Anunciado como “o passeio favorito da América”, esta rota espetacular de 469 milhas une o Parque Nacional Shenandoah, na Virgínia, e o Parque Nacional Great Smoky Mountains, na Carolina do Norte. Reserve o tempo que quiser neste passeio panorâmico, que tem em média entre 3.000 e 4.000 pés de altitude.

Delicie-se com as vistas extraordinárias das áreas à beira da estrada ou caminhe por algumas das mais de 80 trilhas. De acampamentos a casas de toras de luxo, há muitas opções de hospedagem disponíveis, e você pode desfrutar de música tradicional, cultura, ciclismo, história, natureza e até golfe ao longo do caminho.

Em Asheville, Carolina do Norte, explore o majestoso Biltmore Estate, criado em 1895 por George Vanderbilt. Passeios autoguiados levam os hóspedes pela casa e jardim de 250 quartos, descritos como uma “experiência de viagem no tempo”. Você pode pernoitar no hotel da Fazenda, chamado The Inn, ou em sua própria casa de campo.

Todas as informações que você precisa para planejar sua excursão podem ser encontradas no site da Blue Ridge Parkway, além de oferecer um aplicativo para smartphone que inclui locais pitorescos e históricos, hospedagem e atividades para guiá-lo ao longo do caminho.

Rocky Mountaineer

Quer deixar a condução para outra pessoa? Uma viagem luxuosa pelas Montanhas Rochosas canadenses a bordo de um dos confortáveis vagões com cúpula de vidro da Rocky Mountaineer pode ser o seu ingresso. Escolha entre diversas opções, como o Grand Adventure Circle Journey. Esta viagem de 11 noites inclui cinco dias a bordo do Rocky Mountaineer e pernoites em Whistler, Jasper, Lake Louise e muito mais.

A viagem começa em Vancouver com tempo para explorar e descansar. Na manhã seguinte, você embarcará no Rocky Mountaineer e viajará pelo corredor Sea-to-Sky da Colúmbia Britânica a caminho da cidade turística de Whistler. A seguir: percorra terras agrícolas e desfiladeiros deslumbrantes a caminho de Quesnel e depois até o Parque Nacional Jasper para um dia de lazer.

@heleneinbetween The most incredible train ride of my life on Rocky Mountaineer 🥹 #train #canada #luxurytrain #rockynountaineer #canadatrain #canadarockies #trainride ♬ Sleep On The Floor – The Lumineers

Em seguida, para chegar ao Lago Louise, você viajará pela pitoresca Icefields Parkway, onde poderá andar em um Ice Explorer até o meio da Geleira Athabasca. Ao chegar em Lake Louise, você terá tempo para explorar antes de seguir para Banff e voltar para Vancouver via Kamloops. Mais opções de itinerário do Rocky Mountaineer estão listadas online .

Austrália

CHRIS MARRINACCIO/TRAVEL + LEISURE

Na região metropolitana de Sydney, visite a icônica Opera House e veja-a de outra perspectiva em um cruzeiro pelo porto. Atravesse a Sydney Harbour Bridge ou suba até o ápice de seu arco de aço se você tiver muita energia e US$ 350 extras. Veja de perto a vida selvagem única da Austrália na reserva natural da Ilha Kangaroo e veja coalas, cangurus, focas, pinguins e kookaburras.

Para a vida selvagem marinha, a Grande Barreira de Corais, na costa de Queensland, no nordeste da Austrália, é o lar de inúmeras espécies de peixes coloridos, moluscos, estrelas do mar, tartarugas, golfinhos e tubarões. A Great Ocean Road de Melbourne, no extremo sudeste da Austrália, é o lugar para ver o litoral, falésias irregulares, praias arenosas e até mesmo a densa floresta tropical de Otway. Não perca Brisbane, capital de Queensland, situada ao longo de seu pitoresco rio e atravessada pela Story Bridge.

Navegue pelo rio Yarra em Melbourne para desfrutar de excelentes vistas dos pontos turísticos e do horizonte da cidade. As estações são opostas no Hemisfério Sul, é claro, por isso a maioria dos viajantes para a parte sul da Austrália marcam sua visita durante o verão, de novembro a março.

Cruzeiro Fluvial no Sudeste Asiático

Cruzeiro Fluvial no Sudeste Asiático

Se esta parte do mundo é nova para você, um cruzeiro fluvial oferecerá aventura, luxo e conveniência, com todos os preparativos feitos para você. Várias empresas, incluindo a AmaWaterways, oferecem cruzeiros pelo rio Mekong que param em Phnom Penh, capital do Camboja.

O cruzeiro de sete dias no sul do Vietnã e no Camboja pode ser estendido para incluir a cidade de Ho Chi Minh, Hanói, Baía de Halong e Angkor Wat em Siem Riep.

Com uma extensão, você passará alguns dias em Hanói, capital do Vietnã, e desfrutará de uma mistura de templos antigos e arranha-céus modernos. Segue-se uma excursão à Baía de Halong, onde você embarcará em um navio para navegar entre as magníficas formações rochosas calcárias e passar a noite com conforto.

Em seguida, você fará um curto voo para o sul, até Siem Reap, no Camboja, para uma visita a Angkor Wat, um enorme complexo de templos construído no início do século XII para homenagear o deus hindu Vishnu. Depois de explorar Angkor Wat, embarque em seu navio fluvial para um cruzeiro de sete dias pelo rio Mekong.

China

Tão longe e com uma extensão de terra tão grande (e várias cidades importantes) para explorar, a China pode ter sido um destino que você esperava para visitar. E agora você tem tempo.

Comece sua viagem em Hong Kong, onde você encontrará ótimas lojas, restaurantes deliciosos e vistas deslumbrantes do horizonte e do porto do topo do Victoria Peak. Pegue o Star Ferry até Kowloon para ver mais do icônico porto.

Em seguida, voe para Pequim, a capital imperial da China, onde você poderá ver a histórica Praça Tiananmen e a Cidade Proibida, o maior complexo de palácios antigos sobreviventes do mundo. Caminhe ao longo de uma parte da Grande Muralha de 6.500 quilômetros de extensão, apreciando as vistas panorâmicas e contemplando seu papel na longa história da China.

Faça um voo curto para Xi’an para ver o maravilhoso Exército de Terracota, mais de 7.000 esculturas de argila em tamanho real de guerreiros e cavalos enterrados com o Imperador Qin Shi Huang.

Sua próxima parada pode ser Xangai, a maior cidade e centro financeiro da China, onde você pode passear ao longo do Bund, seu famoso calçadão à beira-mar repleto de edifícios da era colonial. Não deixe de provar a especialidade xiao long bao (bolinhos de sopa) em alguns dos restaurantes que afirmam ser os melhores.

Egito

Se você é fascinado pela antiga civilização do Egito e sempre quis ver as pirâmides, a Grande Esfinge e o Nilo, este pode ser o momento de fazer seus planos. O Grande Museu Egípcio tem mais de 100 mil artefatos e cerca de 20 mil em exibição, incluindo 5.400 objetos recuperados da tumba de Tutancâmon.

Mesmo que você normalmente viaje sozinho, você pode considerar uma excursão em grupo bem planejada que cuide dos traslados, ingressos, refeições, passeios e outros preparativos. Por exemplo, algumas agências de viagens oferecem pacotes de 10 dias ao Egito que simplificam o planejamento. O itinerário inclui uma viagem à Grande Pirâmide e à Grande Esfinge, mergulho com snorkel no Mar Vermelho em um iate particular e um cruzeiro de três noites no Nilo. Uma demonstração de fabricação de papiros e uma oficina de hieróglifos também fazem parte da experiência.

Scottsdale, Arizona

Se o seu objetivo é ser mimado e rejuvenescido em um ambiente luxuoso, Scottsdale tem muitas opções para você. O Andaz oferece suítes e bangalôs e, para ainda mais privacidade, o conjunto isolado de bangalôs possui piscina própria. O Hotel Valley Ho, fielmente restaurado com confortos contemporâneos e estilo moderno de meados do século, recebe os hóspedes com mobiliário clássico que o levará de volta à década de 1950.

Scottsdale fica a cerca de 20 minutos do Aeroporto Internacional Phoenix Sky Harbor, então você pode começar a relaxar assim que pousar. Quando estiver suficientemente restaurado e pronto para conhecer a cidade, você descobrirá que as galerias de arte, boutiques, restaurantes e cervejarias artesanais da Cidade Velha são convenientes e divertidas. Fique atento ao One-Eyed Jack, um enorme coelho estilizado – apenas um exemplo do compromisso de Scottsdale com a arte pública.

O Museu do Oeste apresenta uma coleção extraordinária de pinturas, esculturas, artefatos, cerâmicas, fotografias e desenhos. Enquanto isso, o fascinante Museu de Arte Contemporânea oferece uma variedade de instalações, pinturas, fotografias e vídeos. Os visitantes de Scottsdale devem visitar Taliesin West, de Frank Lloyd Wright, sua casa de inverno e escola de arquitetura. Os passeios revelam não apenas a casa, os móveis e as estruturas, mas também muito sobre a vida e a personalidade de Wright.

Islândia e a aurora boreal

Que lista de desejos de viagem não inclui ver a aurora boreal? O desafio de dar uma boa olhada nas misteriosas luzes do norte é que elas não aparecem na hora certa. Certas épocas do ano (setembro a março) são melhores para visualização nas longas noites de inverno.

Os viajantes também precisam evitar noites de lua brilhante. Agora que você tem tempo para esperar pacientemente pelo espetáculo espetacular no céu, por que não planejar uma viagem à Islândia?

Enquanto estiver lá, não perca a Lagoa Azul. Reserve uma visita de um dia ou fique em um dos hotéis, como o Silica Hotel ou o luxuoso Retreat Hotel cinco estrelas. Diz-se que a água azul leitosa de 102 graus é excelente para a pele, e suas paisagens e águas únicas fazem dela a atração mais visitada da Islândia. Você pode até ter a sorte de ver a aurora boreal enquanto se delicia com as águas quentes da lagoa.

O Hotel Ranga, uma boutique familiar que comemora seu 25º aniversário no próximo ano, é um lugar popular para ficar enquanto você espera o aparecimento da aurora boreal. Seu observatório no local, banheiras de hidromassagem ao ar livre, serviço de alerta de aurora, quartos aconchegantes, refeições gourmet e hospitalidade tornam a expectativa relaxante e agradável.

Viagens que você precisa fazer assim que se aposentar: Irlanda

Procurando paisagens verdes exuberantes, pubs convidativos e pessoas amigáveis? Quer saber mais sobre seus antepassados ou descobrir as cidades que eles chamavam de lar? Uma viagem à Irlanda será suficiente.

Comece em Dublin, onde você pode visitar o Trinity College para admirar a arquitetura e os manuscritos antigos, a prisão que virou museu Kilmainham Gaol para ouvir sobre a história da Irlanda e o Guinness Storehouse para servir uma cerveja adequada e desfrutar de uma vista de 360 graus da cidade. Participe de um pub crawl e ouça música tradicional irlandesa enquanto aprecia a animada cena dos bares.

Outras cidades encantadoras que vale a pena explorar no país incluem Kinsale, Belfast, Dingle, Killarney e Kilkenny. Dirija pelos 170 quilômetros de Ring of Kerry ao longo da Península de Iveragh para apreciar vistas deslumbrantes, locais históricos, cachoeiras, praias e monumentos.

Fique em um castelo como Adare Manor, Dromoland Castle ou Carton House. A cidade portuária de Cobh, no condado de Cork, foi o ponto de partida do Titanic, e um passeio pela bilheteria da White Star Line é uma experiência comovente e memorável. Se você planeja dirigir, lembre-se de que estará do lado esquerdo da estrada e que os veículos têm volante à direita – um pouco confuso, especialmente com um carro com câmbio padrão. Opte por um veículo automático ou com motorista para um passeio confortável e seguro.

Sicília

sicília

Esta ilha próxima à Itália é outro local interessante para quem procura cidades ancestrais. Além disso, você pode explorá-lo enquanto saboreia o cannoli ou macarrão alla Norma perfeito. Muitos ítalo-brasileiross têm suas raízes na Sicília como resultado das migrações.

Palermo, a capital da Sicília, é uma cidade animada com coloridos mercados ao ar livre, catedrais espetaculares e deliciosa comida de rua, incluindo bolinhos de arroz frito chamados arancini. Aprecie-os com vinhos sicilianos, muitos deles provenientes de vinhedos próximos ao Monte Etna, o vulcão ativo da Sicília.
Cidades únicas e convidativas ao longo da costa e no interior da Sicília oferecem algo para todos, incluindo ruínas antigas de Agrigento, Siracusa, Selinunte e Taormina — testemunho da história desta ilha, que foi ocupada em vários momentos pelos gregos, fenícios, Romanos, Árabes, Normandos e outros.

Quilômetros de lindo litoral e praias, arquitetura impressionante, frutos do mar frescos e pessoas amigáveis são apenas alguns motivos para visitar a Sicília. As viagens entre cidades podem ser gerenciadas por trem, ônibus, carro ou motorista particular. Se você alugar um carro, observe que as principais rodovias geralmente estão em boas condições e bem sinalizadas, ao contrário de algumas estradas locais. Nas cidades, as ruas são estreitas e o estacionamento é quase inexistente. Geralmente você pode encontrar estacionamento público nos limites das cidades em um parcheggio.

Costa Rica

Costa Rica

O lema, que significa “Aproveite a vida e seja feliz”, é um ditado favorito neste país da América Central por um bom motivo. Uma variedade de ambientes, incluindo florestas tropicais, selvas, costas do Pacífico e do Caribe, vulcões e fontes termais tornam-no um lugar fascinante para se visitar.

Os amantes da vida selvagem podem ver macacos, preguiças, gatos selvagens, baleias, répteis e tartarugas marinhas em seus habitats naturais. E depois de um dia de caminhada, mergulho, surf, golfe ou exploração da natureza, você pode relaxar em uma praia intocada ou em uma exuberante floresta tropical.

Hotéis cinco estrelas e resorts luxuosos estão localizados em todo o país, então você pode escolher seu ambiente favorito para garantir que descobrirá o que pura vida significa para você. Em Guanacaste, o W Costa Rica – Reserva Conchal está rodeado pelas areias da Playa Conchal. No coração da floresta tropical da Costa Rica, o Playa Cativo Lodge é uma propriedade luxuosa à beira-mar, acessível exclusivamente por barco. Os Jardins Nayara, nos limites do Parque Nacional do Vulcão Arenal, na Costa Rica, oferecem vistas panorâmicas do vulcão.

A Costa Rica tem dois aeroportos internacionais, Daniel Oduber Quiros na Libéria (LIR) e Juan Santamaria em San José (SJO). Certifique-se de verificar o aeroporto e o transporte terrestre mais conveniente ao reservar seu hotel.

África

Se você queria visitar a África, seja em busca de aventura, vida selvagem ou fotografia, agora é a hora. Você está entusiasmado com a ideia de ver a Grande Migração, quando milhões de antílopes, gnus e zebras viajam do Serengeti, na Tanzânia, para Masai Mara, no Quênia, em busca de pastagens.

Há muitas maneiras de conhecer o país, desde ficar em um alojamento de luxo e explorar o destino por meio de passeios de um dia até participar de um safári organizado e viajar por diversos destinos. Há até safaris a pé da The Bushcamp Company, com acampamentos no Parque Nacional South Luangwa, na Zâmbia, e no Mfuwe Lodge, onde você pode ver girafas, hipopótamos, elefantes e antílopes na lagoa do Lodge.

Escolha um alojamento de luxo ou um elegante acampamento perto do Parque Nacional Kruger, na África do Sul, com o andBeyond em sua Reserva de Caça Privada Ngala. Aqui, você tem a oportunidade de ver raros filhotes de leão branco. Ou considere o Kenya Wildlife Safari com tudo incluído, um itinerário de 14 dias que inclui nove passeios de caça, uma visita ao berçário de órfãos de elefantes Daphne Sheldrick, um cruzeiro ao longo do rio Zambeze e muito mais.

Com as viagens multigeracionais se tornando mais populares, você pode querer que jovens ou outros membros da família se juntem a você. A viagem de 10 dias da Adventures by Disney pela África do Sul começa na Cidade do Cabo e inclui paradas no Monkeyland Primate Sanctuary, no Knysna Elephant Park, na Kapama Game Reserve e muito mais.

Viagem de carro de costa a costa nos Estados Unidos

viagem de carro pelos estados unidos

Há tantos pontos turísticos para ver e tantas maneiras de dirigir pela América. Claro, você pode pegar a Rota 66 entre Chicago e Los Angeles. Para nostalgia, cidades pequenas, pontos de referência kitsch e vista para o Grand Canyon, este é o caminho a percorrer. Comece ou termine sua jornada no Píer de Santa Mônica, o extremo oeste da famosa estrada. Não deixe de tirar uma foto na placa “Santa Mônica 66 – Fim da Trilha”.

Ou tente a rota sul que liga San Diego, na Califórnia, e Savannah, na Geórgia. Você passará pelo Arizona, Novo México, Texas, Louisiana, Mississippi e Alabama. Atravessando o meio da Rota 50, que liga Maryland e o norte da Califórnia, você verá a Sierra Nevada, os Apalaches e as Montanhas Rochosas, desertos, planícies e terras agrícolas. Washington, DC, o arco mais alto do mundo em St. Louis, e o Lago Tahoe são outros destaques desta rota.

Então, pegue um mapa e um companheiro de viagem e planeje sua viagem pelo país. Alugar um veículo só de ida e voar de volta pode ser a solução.

Cruzeiro ao redor do mundo

Você tem tempo para ficar fora da cidade por semanas ou até meses? Que tal um orçamento de viagem robusto? Se sua resposta for sim, você pode estar procurando um cruzeiro ao redor do mundo.

Seabourn oferece seu 2024 World Cruise: Extraordinary Horizons, uma viagem de 145 dias com visitas a 72 portos e destinos em 28 países. Saindo de Los Angeles, a viagem viaja de leste a oeste, visitando o Pacífico Sul, Austrália, Ásia e muito mais, antes de finalmente terminar em Pireu, na Grécia.

A Crystal Cruises já anunciou seu cruzeiro mundial 2025 saindo de Fort. Lauderdale para Barcelona. A viagem de 123 noites passa por 31 países, incluindo Belize, Peru, Argentina, África do Sul e Maldivas. E lembre-se que você pode reservar apenas um trecho desta viagem, se desejar.

Enquanto isso, a nova Jornada Mundial Viking cobre 23 países em 121 dias. O Cruzeiro Mundial 2025 da Silversea começa em Tóquio e dura 136 dias; O navio Silver Dawn visitará 59 portos em 30 países antes de completar sua viagem em Nova York.

Esperamos que estes exemplos inspirem você a pensar sobre sua própria viagem. Os fãs de cruzeiros adoram a ideia de ter todos os preparativos feitos para eles, ficar em cabines luxuosas, conhecer outros viajantes do mundo e desfazer as malas apenas uma vez.

Experiências Pelo Mundo

Deisi Remus e Gui Cury, dois viajantes que adoram viajar e compartilhar suas experiências pelo mundo.